O que são Estrias?

Tempo de leitura: 18 minutos
O que são Estrias
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

As estrias podem aparecer nas regiões da barriga, dos seios, dos braços, das nádegas e em outras partes do corpo. Apesar de não fazer mal, as estrias causam grandes incômodos tanto em mulheres, como também em homens.

Homens também podem ter estrias, mas as estrias aparecem principalmente em mulheres. Essas marcas incomodam bastante, principalmente quando surgem em regiões mais visíveis.

Algumas pessoas ficam com a autoestima baixa por conta das marcas de estrias e evitam de estar em lugares como praias e clubes, para não expor as suas marcas.

Existem alguns tratamentos que prometem amenizar as estrias. Ainda outros podem prevenir o surgimento das marcas. Mas existem algumas coisas simples e hábitos que podem de fato evitar o aparecimento de estrias.

Em algumas situações não há nada que você possa fazer para evitar as estrias ou retirá-las. Nesses casos podemos dizer que as estrias tem vida própria, aparecendo onde querem e da forma que querem.

Algumas coisas podem causar estrias, como ganhar ou perder peso muito rápido, gravidez, crescimento rápido em adolescentes e crescimento de músculos no caso das pessoas que buscam hipertrofia.

Boa parte dessas coisas não podem ser evitadas, por isso, grande parte das mulheres possuem estrias, mesmo que sejam linhas pequenas e finas pouco perceptíveis.

Para te ajudar a entender mais sobre as estrias e como tratá-las, desenvolvemos esse artigo que vai te proporcionar informações importantes sobre as estrias. 

O que são estrias e como são formadas

As estrias são na verdade cicatrizes formadas na camada mais externa da pele e podem ser inicialmente estrias vermelhas ou estrias roxas e depois de um tempo se tornarem estrias brancas ou translúcidas.

Embora homens e mulheres sejam afetados por estrias, cerca de 70% das adolescentes desenvolvem as marcas durante a puberdade, em comparação com 40% dos meninos.

Aqueles com maior risco de desenvolver estrias incluem:

  • Adolescentes durante surtos de crescimento
  • Mulheres grávidas
  • Fisiculturistas
  • Pessoas obesas ou com sobrepeso

As estrias também são comuns em pessoas com uso prolongado de corticosteroides orais ou tópicos. As estrias também podem ser vistas em pacientes com doenças genéticas.

De acordo com os especialistas, as mulheres são predispostas a desenvolver estrias nos seios. Enquanto os homens, por outro lado, tendem a desenvolver as marcas ao longo da parte inferior das costas, axilas e braços.

Os mecanismos precisos de formação das estrias não parecem ser muito bem compreendidos e aparentemente ainda estão sendo pesquisados ​​para determinar os detalhes mais intrigantes. Mas algumas coisas já podem ser compreendidas em relação a formação de estrias.

Uma estria é formada quando:

  • Mudanças físicas no corpo (em que a pele experimenta aumento da tensão)
  • Alterações na estrutura da pele (com alterações nas fibras de colágeno e elastina)
  • Influências hormonais

Mudanças físicas no corpo que levam a estrias

Basicamente, a epiderme (a camada externa visível da pele), que contém numerosas camadas de células, tem uma aparência de cestaria com cristas de rede bem formadas (essas são as projeções para baixo da epiderme que se interligam com as camadas superficiais da derme).

Essa camada externa da pele funciona como uma barreira protetora para todos os tecidos subjacentes do corpo. Dentro da epiderme está o pigmento natural, a melanina, que contém células produtoras de pigmento chamadas melanócitos. Essas células são as estruturas responsáveis ​​pela cor da pele de uma pessoa.

Abaixo da epiderme está a derme (camada intermediária da pele) que é composta por fibras de colágeno e elastina uniformemente espaçadas que são posicionadas paralelamente à epiderme e ajudam a fornecer às camadas da pele força, flexibilidade e elasticidade. Abaixo dele está o tecido subcutâneo, que consiste em tecidos conjuntivos e células de gordura.

Tecidos e células subjacentes que se expandem rapidamente fazem com que essas camadas de pele se estiquem além de sua capacidade normal.

Alteração da estrutura da pele que causa estrias

A pele esticada altera as funções normais da estrutura da pele, causando coisas que você pode ver a seguir:

  • Migração e geração reduzidas de fibroblastos (células que ajudam a sintetizar colágeno).
  • Fibras de colágeno reduzidas e expressão do gene da fibronectina (glicoproteínas da matriz extracelular que desempenham um papel na adesão celular, bem como no crescimento, migração e diferenciação das células).
  • O afinamento das fibrilas ricas em tropoelastina (uma proteína elástica nas fibras).
  • Rupturas na rede de fibra elástica da pele.

O alongamento físico e as alterações estruturais da pele resultam então em uma reação inflamatória e trazem os matizes rosa / vermelho ou mesmo roxa associados à formação inicial das estrias.

A inflamação associada interrompe os processos normais dos pequenos glóbulos brancos na derme e células fagocíticas estacionárias (células que normalmente ingerem partículas estranhas nocivas, bactérias ou células que estão mortas / morrendo) dentro dos tecidos conjuntivos. A inflamação também resulta em inchaço da pele e eritema (vermelhidão da pele e das membranas mucosas).

As respostas inflamatórias devido ao estiramento excessivo alteram a aparência da pele, mas desbotam com o tempo e começam a “estabilizar”. Durante o processo de desbotamento, a epiderme afina, ocorre degranulação excessiva afetando os mastócitos (um tipo de glóbulo branco envolvido na resposta do sistema imunológico), fazendo com que se rompam, as camadas dérmicas perdem elastina (devido ao aumento da atividade da enzima elastase que se rompe elastina) e fibras de colágeno densas se formam – com o resultado final sendo tecido cicatricial. Uma vez nesta fase, as estrias são mais difíceis de remover e podem tornar-se permanentes.

Influências hormonais no desenvolvimento de estrias 

A formação de estrias também pode acontecer por causa das seguintes alterações hormonais:

  • Aumentos nos receptores de estrogênio, androgênio e glicocorticóide – aos quais os hormônios esteroides, como o cortisol, se ligam.
  • Elevações no cortisol sérico (por exemplo, hormônio liberador de corticotrofina), resultando em catabolismo protéico aumentado (a quebra de proteínas em aminoácidos e outros compostos), que inibe a formação de colágeno e também resulta em alterações nas fibras de elastina.
  • Níveis séricos reduzidos de relaxina (um hormônio secretado pela placenta, que ajuda a preparar o útero da mulher para o trabalho de parto), o que diminui a produção de colágeno e aumenta a degradação da proteína.

Como são classificadas as estrias

As estrias podem ser classificadas em 2 tipos de histórias principais: As estrias vermelhas e as estrias brancas. Veja a seguir mais um pouco sobre cada uma dessas classificações.

Estrias vermelhas

O aparecimento de estrias vermelhas que também podem ser rosas é um estágio agudo que ocorre devido ao alongamento excessivo da derme.

A perda de um tipo de extensão da membrana e a degeneração do tecido fazem com que a epiderme se torne plana. Como consequência, as fibras de colágeno se tornam mais densas e criam um padrão paralelo para se ajustar.

Outra fibra, a elastina, também começa a cair. Essas mudanças na estrutura da pele abrem caminho para estrias de cor rosa ou vermelha que podem crescer longas e largas com o tempo. Essas marcas tendem a causar coceira.

Estrias brancas

Esse tipo de estrias é um estágio avançado, onde essas marcas aparecem esbranquiçadas ou desbotadas com formas irregulares, criando a impressão de rugas. Pode levar alguns meses ou anos para que sua pele passe de um estágio agudo para um estágio avançado de estrias.

As marcas maduras ficam mais perceptíveis com o envelhecimento, devido à perda da elasticidade natural. Além disso, essas marcas finas também podem ser categorizadas como estrias grávidicas, estrias atróficas e estrias caeruleas.

Estrias gravídicas ocorrem durante a gravidez, a condição de estrias atróficas, comumente, ocorre em pessoas que sofrem de síndrome de Cushing e estrias caeruleas ou escuras como roxas e azuis ocorrem em pessoas com pele mais escura.

Que fatores são responsáveis pela formação das estrias

Como mencionado anteriormente, essas cicatrizes podem se desenvolver devido a vários motivos. Alguns fatores que podem ser responsáveis pela formação de estrias serão apresentados a seguir.

Alteração de peso

Qualquer mudança repentina em seu corpo pode levar à formação de estrias, especialmente em uma idade jovem. Se você está treinando para ganhar massa muscular, é mais provável que você desenvolva estrias. Além disso, engordar muito rápido também pode causar estrias.

Medicamentos

Se você estiver tomando algum medicamento, como pílulas anticoncepcionais ou corticosteroides (prescritos em caso de asma, alergia cutânea e artrite), você pode ganhar peso ou sentir distensão abdominal, inchaço ou outra transformação semelhante em seu corpo, causando expansão da pele, que causa o desenvolvimento de estrias.

Gravidez

Estrias desenvolvem-se em mulheres grávidas, especialmente após os seis meses. Quando o bebê aumenta de tamanho, seu corpo também aumenta de tamanho. Além disso, uma mulher grávida experimenta muitas mudanças hormonais em seu sistema, que podem impactar na sua pele e causar a formação de estrias.

Doenças

Qualquer doença que cause aumento de peso, alergias de pele ou crescimento repentino de tecidos pode causar estrias. Por exemplo, se você está sofrendo da síndrome de Cushing, que indica problemas com as glândulas supra-renais, ou outras doenças que causem alterações no corpo, podem ser responsáveis pelo surgimento de estrias.

Tratamento cirúrgico

Em alguns casos, procedimentos, como aumento das mamas, transplante de órgãos ou cirurgia cardíaca, também podem levar à formação dessas cicatrizes chamadas de estrias.

Genética

De acordo com alguns estudos, você pode estar predisposto a estrias se as pessoas em sua família tiverem histórico delas.

O que causa estrias em adolescentes

Você está na puberdade? Este é o primeiro estágio em que você começará a notar a formação de estrias. Durante o período da adolescência, meninos e meninas experimentarão o crescimento mais rápido em suas vidas, o que significa que ocorrem puxões de pele frequentes e repentinos de vez em quando.

Eles crescem e passam por várias mudanças corporais, e sua pele superficial não consegue acompanhar a rápida expansão. Se você não sabia, esta é provavelmente a primeira vez que um estiramento deixou sua marca em sua pele.

As estatísticas mostram que até 70% das meninas que chegam na adolescência desenvolverão algumas estrias durante o crescimento durante o período. Lembre-se de que a história da família tem um papel a desempenhar aqui. É por isso que algumas meninas podem ter mais estrias do que outras.

Se você sabe que sua irmã mais velha ou mãe desenvolveu estrias em algum momento da vida, então você é o próximo a desenvolver isso.

Como você pode prevenir estrias na adolescência

Se você não deseja que eles apareçam em primeiro lugar, considere as seguintes opções.

Tenha uma alimentação saudável

Evite as batatas fritas e outras porcarias. Considere comer frutas e grãos inteiros. À medida que o corpo cresce, o que é rápido, os alimentos ingeridos ajudam a combater a ocorrência de estrias.

Hidrate-se constantemente

Mantenha-se hidratado durante a adolescência, tomando regularmente cerca de 6 a 8 copos de água por dia. Além de auxiliar no alongamento da pele evitando estrias, a hidratação frequente, vai deixar a sua pele macia e brilhante.

Pratique exercício

Na adolescência geralmente se come muito e isso pode aumentar a sua massa em um ritmo muito rápido. Para conter o ganho de peso que está sobrecarregando sua pele, vá correr ou faça um exercício que você gosta de fazer.

Use um hidratante corporal

Cremes e loções hidratantes manterão a elasticidade da pele e melhorarão sua elasticidade. Também ajudará a reduzir a coceira da pele que vem com estrias.

Fique longe de cremes e loções com esteroides

Alguns cremes e loções contêm esteroides prometendo resultados imediatos. Mas, a longo prazo, os resultados são muito devastadores. Faça sua pesquisa antes de aplicar qualquer produto em sua pele.

Como as estrias se formam nos homens

As mulheres são as mais afetadas, mas isso não exclui a perspectiva masculina. Todo mundo pode acabar tendo estrias, inclusive os homens.

No entanto, elas vão aparecer em sua pele quando você não estiver saudável, o que, por sua vez, causará uma superprodução de corticosteroide. Além disso, além do rápido crescimento e ganho de peso, aqueles que costumam treinar para hipertrofia nas academias, podem desenvolver estrias.

Elas são inofensivas, mas tenha em mente que a condição médica que as causa não é. Ter um problema de diabetes e doença de Cushing aumenta a probabilidade de desenvolver estrias. Portanto, se você ainda não engordou, mas as marcas existem, consulte um médico o mais rápido possível para que você possa descartar quaisquer complicações de saúde.

Como prevenir estrias em homens

Depois que as estrias se desenvolvem, é muito difícil removê-las. Por isso, é essencial tentar preveni-las. Quando se trata de homens, as coisas a seguir podem ajudar a prevenir a formação de estrias.

Verifique seu ganho ou perda de peso

Você está trabalhando para ganhar músculos ou perder alguma gordura? O princípio aqui é fazer isso devagar. Para manter uma redução ou adição saudável, o valor adequado é de um ou dois quilos por semana. O que passar disso, pode acabar causando estiramento rápido da pele, levando a estrias.

Use um bom hidratante

Procure um hidratante com vitamina A e ácido hialurônico para manter os níveis de hidratação adequados em sua pele. É crucial que você se acostume, se não quiser que sua pele se estique de forma inadequada. Se você fizer isso uma ou duas vezes por dia, essa é a solução ideal.

Tenha uma dieta nutritiva

Considere alguns antioxidantes, como a vitamina A e E, que são muito necessários para a pele parecer saudável. Certifique-se de que sua refeição contenha frutas e vegetais.

Outra coisa, cuide da sua pele tendo um multivitamínico masculino para cuidar da sua pele como um todo. Eles também ajudarão seu corpo a se recuperar e permanecer forte.

O envelhecimento também estimula o desenvolvimento de estrias. Para combater os sinais, use um suplemento antioxidante.

Quais são os principais tratamentos para estrias?

Existem muitos tratamentos que podem ajudar a lidar com as estrias. É importante ressaltar que esses tratamentos funcionam principalmente quando são usados de forma precoce, assim que as estrias surgem.

É por isso que você precisa conversar com seu médico ou especialista em saúde sobre as opções de tratamento disponíveis para estrias e a eficácia dessas opções.

Para mulheres grávidas e aquelas que apresentam estrias pós-gravidez, é essencial que você converse com seu médico sobre os melhores cremes e loções, já que a maioria delas são caras e afirmam fazer muito mais do que remover estrias.

Algumas opções terão derivados da vitamina A que as mães concebidas não podem usar devido a potenciais deficiências congênitas posteriormente.

Tratamento para estrias com cremes de retinol

O retinol é um derivado da vitamina A frequentemente usado em produtos para acne e anti-envelhecimento. Atua melhorando a taxa de renovação celular, proporcionando uma esfoliação eficaz.

Esse produto pode ajudar principalmente no tratamento precoce das estrias, pois ele vai melhorar significativamente a textura, estimulando a renovação epidérmica, a produção de colágeno e até mesmo o tom da pele.

Isso ajudará a pele a voltar a um estado de aparência saudável e evitará que novos danos ocorram.

Tratamento para estrias com laser

Essa opção é para aqueles que não se importam em fazer um grande investimento para tratar das estrias. O procedimento de tratamento com laser é usado durante a remoção de estrias, onde um feixe de luz é usado para remover camadas finas de pele ao redor das áreas esticadas. Para a melhor eficácia, existe o uso do excimer laser.

A opção mencionada acima usa luz laser UV de alta energia para quebrar as ligações moleculares do tecido da pele que causam a separação dos tecidos, e o processo é conhecido como ablação.

Depois de concluído o procedimento, você ficará surpreso com o desaparecimento das marcas que também dará origem a novas células da pele. Dependendo do laser que for utilizado e área a ser tratada, cada sessão de tratamento a laser para estrias pode variar entre 500 a 2000 reais.

Microdermoabrasão

O objetivo desse tratamento é remover a camada mais externa da pele para abrir caminho para o crescimento e desenvolvimento de uma nova pele. Este método utiliza um spray de cristal fino para remover a camada externa.

No processo, as células mortas da pele na área afetada são removidas e as novas células da pele entram para produzir mais elastina e colágeno, os componentes essenciais para uma pele perfeita.

A microdermoabrasão é indolor e leva menos de uma hora para ser concluída. Também economiza tempo durante a recuperação, pois a pele não demora muito para rejuvenescer. Uma média de 10 sessões será necessário se você quiser colher o máximo de benefícios desse tratamento

Porém, deve-se lembrar que esse método melhorará a aparência das cicatrizes, mas não as eliminará totalmente.

Microagulhamento

Este procedimento tem como alvo a camada intermediária da pele, onde as estrias são realmente formadas. Ao espetar pequenas agulhas na pele, a produção de colágeno e elastina é acionada para a regeneração da pele. Isso melhora a aparência da pele, reduzindo a visibilidade das estrias. 

Cirurgia estética

Procedimentos cosméticos como abdominoplastia, lifting de coxa e outros, removem a pele extra e apertam a pele e os tecidos restantes para reduzir o aparecimento de estrias. Embora esses procedimentos não sejam projetados para remover apenas estrias, os pacientes com pele flácida podem obter um benefício duplo com esses procedimentos, ou seja, a remoção da pele flácida e, ao mesmo tempo, eliminar as estrias.

Frequência de rádio

É uma opção comumente usada e segura que atua desencadeando a produção de novo colágeno na área tratada que ajuda a reduzir o aparecimento de estrias, especialmente quando usada para estrias novas (vermelhas). 

Todos esses procedimentos são bastante seguros quando realizados sob a orientação e supervisão de um especialista.

Fatos sobre as estrias que você precisa saber

Até agora já explanamos muitas informações a respeito das estrias, mas existem muitas outras coisas que você precisa saber sobre isso. Sendo assim, se atente aos fatos a seguir sobre as estrias.

A estria é um tipo de cicatriz

Cicatrizes geralmente ocorrem quando a pele é ferida e depois reparada pelo próprio organismo. Sendo assim, as estrias se formam quando a pele é lesionada pelo efeito de esticar e encolher repentinamente. Quando a pele se estica e depois encolhe as proteínas da pele chamadas de elastina e colágeno se decompõem. Em seguida a pele tenta se curar dessa lesão e as cicatrizes que chamamos de estrias são formadas. 

Se você possui uma estria, talvez sinta um suave recuo quando tocá-la. Embora essas cicatrizes pareçam uma protuberância, as estrias são formadas abaixo da camada superficial da pele, deixando uma curva para dentro. 

A aparência das estrias pode variar

Dependendo da pessoa, as estrias podem variar muito de aparência. Alguns desenvolvem estrias com aparência fina e longa. Já outras pessoas possuem estrias que parecem molas. As estrias também podem ser mais grossas e curtas.

Pessoas que possuem a pele mais clara, geralmente desenvolvem estrias roxas avermelhadas no início que com o tempo ficam brancas ou prateadas. Pessoas com a pele mais escura, desenvolvem estrias que geralmente são mais claras que a cor natural da pele.

A gravidez é a causa mais comum de estrias

As estrias que as mulheres desenvolvem durante a gravidez são denominadas de estrias gravídicas. Na gravidez o abdômen da mulher cresce e estica a pele para acomodar o feto que também está crescendo. Os seios também crescem, pois estão se preparando para produzir o leite materno. 

Além disso, outras áreas do corpo também podem desenvolver estrias durante a gravidez. Os quadris, as nádegas, as coxas e a parte inferior das costas são algumas das áreas afetadas por estrias gravídicas.

Especialistas acreditam que os hormônios da gravidez tornam a pele mais propensa a desenvolver lacerações que se transformam em estrias. 

Surtos de crescimento entre os adolescentes também podem causar estrias

Crianças e adolescentes crescem muito rápido. Às vezes temos até mesmo a impressão de que é necessário comprar roupas toda semana para acompanhar o crescimento deles. Mas principalmente depois da infância que ocorre a fase do estirão, durante a puberdade.

Esses surtos de crescimento podem fazer com que estrias se formam por causa do estiramento repentino da pele.

Além disso, perder ou ganhar peso muito rápido também pode causar estrias, pois a pele se estica ou se encolhe para acompanhar as mudanças que ocorrem no corpo.

Pessoas que malham em busca da hipertrofia muscular também podem desenvolver estrias, por causa da forma repentina que o corpo muda durante as atividades de treinamento ou se pararem essas atividades.

A genética também possui uma grande influência no surgimento de estrias. Se seus parentes mais próximos desenvolveram estrias, é bem provável que você também desenvolva. 

Alguns cremes medicinais também podem causar estrias

Alguns cremes ou pomadas com corticoides podem ser adquiridos sem receita, mas se esses produtos forem usados por mais tempo do que o necessário ou de forma inadequada, eles podem romper as fibras de conexão na pele, causando estrias.

Se você usa uma pomada ou creme de corticoide, fale com um médico ou farmacêutico, sobre a melhor forma de usar esses medicamentos. Tomar corticoides orais como prednisona por muito tempo, também pode dar o mesmo efeito. 

Você pode tornar as estrias menos perceptíveis

Embora as estrias não possam ser eliminadas totalmente depois que são formadas, existem algumas coisas que você pode fazer para deixá-las menos visíveis. Se as estrias te incomodam, procure um dermatologista para que ele possa te dar opções personalizadas para o seu tipo de estria.

O tratamento inicial geralmente é feito com a aplicação de cremes com retinol. Se as estrias forem recentes, esse creme pode ajudar a reconstruir as fibras de colágeno na pele, deixando as estrias menos visíveis.

Algumas estrias requerem atenção médica

As estrias geralmente são inofensivas, causando apenas incômodo estético para algumas pessoas. Mas se você desenvolver essas marcas sem nenhuma causa comum, como gravidez, perda ou ganho de peso, pode ser uma boa ideia conversar com seu médico para destacar qualquer problema que você não esteja ciente.

Remédios caseiros para estrias

Assim como outros tratamentos, existem tratamentos naturais que você pode usar para amenizar as estrias presentes, bem como prevenir o aparecimento de novas estrias. Veja a seguir alguns remédios caseiros que você pode usar para isso.

Massagem com óleo de rícino

Essa é uma solução para vários problemas de pele. Portanto, também pode ser usado para tratar e se livrar das estrias. Como você usa para beneficiar a pele?

  1. Aplique um pouco de óleo de rícino na área afetada. Faça uma massagem suave em movimentos circulares por cerca de 5 minutos.
  1. Pegue um pano de algodão fino e limpo para envolver a área. Pegue uma almofada térmica ou bolsa de água quente e use-a para aplicar calor por cerca de 20-30 minutos. Deve estar quente o suficiente para que a pele aguente a duração. Você não quer se queimar enquanto tenta retificar o dano.
  1. Faça isso regularmente por um período não inferior a três semanas para que os resultados apareçam e se tornem visíveis.

Máscara de clara de ovo

Sabemos que os ovos são uma fonte rica em proteínas. Mas para o tratamento de estrias, a clara de ovo é o que nos interessa aqui. Veja a seguir o passo a passo para realizar o tratamento de estrias com esse remédio caseiro:

  1. Bata a parte da clara com um garfo. Use dois ovos. Limpe a área com estrias primeiro antes de aplicar.
  2. Use um pincel de maquiagem para aplicar uma camada espessa de claras batidas.
  1. Deixe o ovo secar e depois enxágue com água, de preferência fria.
  1. Você precisa manter a pele hidratada. Após a limpeza, aplique um pouco de azeite.
  1. Continue com o processo por duas semanas para que os resultados apareçam. Você pode continuar depois de duas semanas para obter mais resultados.

Onde encontrar produtos para os cuidados com as estrias

Antes de usar qualquer produto para prevenir ou tratar as estrias, é muito importante procurar orientação médica para que o melhor produto seja indicado de acordo com o seu problema.

É importante ressaltar também que essas cicatrizes não definem quem você é, são apenas marcas que a maioria das pessoas possuem. Sendo assim, não se julgue por isso!

Mas se as estrias te incomodam muito e você deseja tratá-las junto com a ajuda de um profissional, você pode encontrar os melhores produtos com os melhores preços, com a ferramenta comparativa de preços da cliquefarma.

Se você gostou do nosso artigo, curta comente e compartilhe com outros!

Referências bibliográficas

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *