A papoula é uma flor vermelha que por muito tempo foi utilizada no combate a males comuns como a diarreia, por exemplo, só que por conta do uso abuso do ópio sua utilização acabou sendo restringida. Isso porque o ópio gera dependência e vício e isso acabou se tornando um problema social.
Só que mesmo com todos os percalços, a papoula ainda sim é utilizada na composição de diversos medicamentos e em alguns casos também na sua forma natural. A sua utilização é muito comum quando se precisam tratar males como amigdalite, ansiedade, asma, bronquite, diarreia, disenteria, insônia, pleurisia, pneumonia, tosse.
Analisando especificamente as suas propriedades medicinais, podemos destacar suas ações:
- Adstringente;
- Analgésica;
- Anódino;
- Antiespasmódico;
- Carminativo;
- Diaforético;
- Expectorante;
- Sedativo.
Nas pétalas da papoula podem ser encontradas substâncias emolientes, levemente calmantes e sudoríferas, por isso ela é recomenda nos casos de afecções das vias respiratórias, como catarros, tosse, coque-luche, bronquite, bem como nas febres eruptivas, excitação nervosa e insônia.
Uma curiosidade interessante sobre a Papoula-Vermelha, ela cresceu em campos de batalha onde o sangue de muitos soldados foi derramado. Por isso foi apelidada de Papoula-de-Flandes após a batalha de Waterloo. A flor então é tida como um emblema de heróis de guerra que perderam suas vidas e se transformou também em um símbolo do dia do armistício nos Estados Unidos.