Kit Primeiros Socorros – Tenha sempre um por perto!

Tempo de leitura: 18 minutos
kit de primeiros socorros
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

O kit de primeiros socorros, bem como o treinamento para usá-lo, são coisas de extrema importância, que são universalmente conhecidas, mas raramente pensadas. Porém se surgir a necessidade de usá-los, você ficaria grato pelo tempo e recursos que gastou para montá-lo.

Mesmo se você preparar apenas um pequeno kit de primeiros socorros, terá um grande recurso para tratar problemas menores e evitar que se tornem graves. Gerenciar dores e sofrimentos também torna qualquer viagem mais agradável.

Você pode comprar um kit pré-fabricado ou fazer o seu próprio, mas o importante é não negligenciar a necessidade de possuir um kit de primeiros socorros, seja em casa, no trabalho, no carro ou em qualquer lugar que você costuma ir.

Quase todo mundo precisará usar um kit de primeiros socorros em algum momento. Reserve um tempo para preparar um kit para ter disponível para casa e viagens.

Os kits de primeiros socorros podem ser básicos ou abrangentes. O que você precisa depende de seu treinamento médico e de quão longe você está da ajuda médica profissional.

O que é um kit de primeiros socorros

Um kit de primeiros socorros contém uma variedade de suprimentos usados ​​para fornecer tratamento médico. Eles são mantidos em ambientes como residências, escolas, veículos e empresas.

Esses kits são projetados com a primeira resposta em mente. Eles permitem que os necessitados recebam assistência médica rapidamente. Eles são usados ​​principalmente para tratar ferimentos leves, como cortes, feridas e escoriações. No entanto, eles também podem ajudar com ferimentos graves enquanto aguardam a chegada dos serviços de emergência.

Você pode encontrar kit de primeiros socorros pronto já montados com itens básicos e mais abrangente, bem como pode montar o kit de primeiros socorros de acordo com a sua necessidade.

kit primeiros socorros

Como montar um kit de primeiros socorros

O primeiro passo para construir seu próprio kit é pensar sobre para o que ou para quem você está usando esse kit. Um kit de primeiros socorros para um único homem da cidade levar em viagens ou no carro será muito diferente do que uma família de 4 pessoas que moram no campo precisa.

Para muitas pessoas, pode ser difícil considerar todas as possibilidades para as quais você precisa estar preparado. Portanto, antes de começar a comprar suprimentos médicos e bolsas para o kit de primeiros socorros, faça uma análise de risco em sua vida para ajudar a direcionar seus pensamentos.

Considere quais riscos médicos e de ferimentos você corre em todos os aspectos de sua vida e quanto risco está envolvido. Você pode fazer uma avaliação mental rápida ou usar um sistema de pontuação por escrito próprio para identificar e classificar esses riscos.

Existem muitos sistemas em uso nas forças armadas e em outras agências, corporações e empresas para identificar e mitigar riscos. Um método possível que você pode tentar é fazer suas próprias listas simples.

Anote todos os riscos ou perigos em sua casa para você, seu cônjuge, filhos ou outras pessoas que moram com você. Os exemplos em uma casa podem incluir desde cortes de papel durante a classificação de contas a queimaduras ao preparar o jantar. Faça o mesmo com sua garagem, seu local de trabalho, seu veículo e seus hobbies.

Assim que tiver uma lista, aplique uma pontuação de 1 a 5 a cada item, sendo 1 menos provável de ocorrer e 5 sendo muito provável. Os itens de sua lista com pontuação mais alta são coisas para as quais você deve se preparar quando chegar a hora de montar um kit de primeiros socorros.

Se você tem uma condição médica que pode levar a um problema potencialmente fatal, faça a avaliação de risco apropriada. Por exemplo, se você ou um membro da família for diabético, carregar glicose oral no caso de um episódio de hipoglicemia pode salvar sua vida. A mesma coisa deve ser considerada se você tiver uma alergia com risco de vida. 

Quer você faça uma avaliação mental rápida de seu risco geral ou uma análise escrita mais detalhada e planejada, esta avaliação pode ajudar a identificar os elementos importantes para seu kit de primeiros socorros.

Existem outras perguntas a se fazer ao realizar sua análise de risco além de uma simples pergunta de qual é o risco e qual a probabilidade de ele ocorrer? Já mencionei algumas dessas idéias, mas há mais a considerar:

Para quem você está construindo? Você é solteiro e mora sozinho? Você tem esposa crianças? Ou você cuida de sua avó idosa? O tamanho e o conteúdo do seu kit variam com base nessas respostas.

Para que tipo de atividades você faz ou espera usar este kit e quais os possíveis riscos médicos ou de trauma envolvidos? Este é um kit de primeiros socorros geral ou um kit especializado baseado em seus hobbies ou trabalho? 

Se você trabalha em um prédio de escritórios em uma mesa ou outra profissão de baixo impacto e baixo risco, seu kit pode não incluir tanto trauma. Se você trabalha em construção, em uma garagem, em trabalho elétrico, em uma plataforma de petróleo, etc., você pode considerar suprimentos para lesões traumáticas, incluindo perda de sangue, ossos quebrados e queimaduras. 

Se estiver construindo um kit para caçar ou para tiro ao alvo, você deve considerar itens para tratar ferimentos à bala e sangramento intenso.

Onde você planeja manter este kit? Em sua casa? Carro? Uma mochila, uma bolsa ou um saco de dormir? Sua garagem ou oficina? Você pode manter um kit de primeiros socorros maior, com mais itens em sua casa ou no porta-malas do seu carro do que no porta-luvas ou na mochila, e os riscos que você e sua família devem considerar em sua casa são diferentes de quando você sai do conforto de sua casa.

Considere onde você mora, trabalha ou se diverte em relação ao posto médico, corpo de bombeiros ou posto de emergência mais próximo, se você mora perto de um hospital por exemplo e houver alguma emergência médica ou traumática importante que aconteça com você ou com sua família, podem receber atendimento muito rapidamente e não precisar lidar com os primeiros socorros por muito.

Em contrapartida, você pode querer se preparar para cuidar de si mesmo ou de sua família por um longo período de tempo. Muita coisa pode acontecer em 30 minutos de carro até um pequeno centro médico ou enquanto se espera por uma ambulância, e o tempo é a vida.

Seu kit de primeiros socorros pode ser tão simples ou tão complexo quanto você quiser. Se você deseja estar preparado para lidar com as coisas que têm maior probabilidade de acontecer, seu kit deve conter apenas suprimentos suficientes para as coisas com as quais você está preocupado. 

Se você quiser ter uma sacola que contenha suprimentos suficientes para lidar com quase todas as situações pré-hospitalares, vá em frente. Essa bolsa não vai caber no seu porta-luvas, mas pode ser um ótimo kit por precaução para sua casa.

Assim que tiver uma ideia do que deseja do seu kit, você deve considerar que tipo de bolsa / sacola / caixa irá usar para contê-lo. Existem muitos itens no mercado disponíveis para essa finalidade, desde pequenas maletas com zíper até caixas maiores de ferramentas ou acessórios.

Ao montar seu kit, considere sua organização. É uma boa ideia manter as coisas organizadas e etiquetadas de forma que qualquer pessoa possa abri-lo e encontrar o que precisa, especialmente se alguém estiver usando seu próprio kit para ajudá-lo! 

Organize os itens relacionados em conjunto (band-aids, tampas de borboleta e pomada antibiótica; compressas de gaze 4 × 4 e gaze enrolada; bandagens triangulares com talas entre outras coisas.). 

Se você tiver várias bolsas no seu kit onde o conteúdo está obscurecido, considere rotulá-los (controle de sangramento, band-aids, etc.) para que você ou outras pessoas gastem menos tempo procurando e mais tempo ajudando. A organização pode ser tão simples quanto alguns sacos ziploc e / ou elásticos.

Itens básicos para montar seu kit de primeiros socorros

Independentemente da finalidade específica do seu kit, existem alguns itens básicos que acreditamos que devem ser incluídos na maioria dos kits.

Agente de limpeza de feridas

Um pequeno corte pode ser um grande problema se infeccionar. Embora água e sabão sejam a melhor maneira de limpar feridas e prevenir infecções, se você estiver usando um kit de primeiros socorros para o trabalho, é provável que não esteja perto de uma pia. 

Portanto, algo tão simples como lenços antissépticos para ferimentos leves é muito importante manter em seu kit. Se você estiver mantendo um kit de primeiros socorros maior, uma pequena garrafa de água oxigenada também é uma ótima opção. 

Álcool isopropílico ou lenços embebidos em álcool são aceitáveis, mas podem doer muito, principalmente para as crianças.

Curativos adesivos

Mantenha um punhado deles em seu kit. Pontos de bônus para curativos de junta e ponta dos dedos. Outra opção são os curativos de tecido que seguram mais forte e por mais tempo. Considere também a prova d’água, dependendo de suas necessidades.

Luvas descartável

O principal objetivo do uso de luvas ao prestar primeiros socorros é evitar o contato com o sangue ou outros fluidos corporais de outra pessoa que podem causar danos a você. Patógenos transmitidos pelo sangue são um risco muito real e sério. Você pode não se preocupar com isso quando for seu próprio filho, mas se estiver ajudando outra pessoa, não deixe que sua boa ação encurte sua expectativa de vida. Você nunca sabe o que as pessoas ao seu redor estão carregando. 

Gaze

Não espere que você tenha lenços de papel ou toalhas de papel por perto para controlar o sangramento. Você vai precisar de gaze para isso. Embora você possa encontrar uma variedade de tipos diferentes de gaze, o básico são almofadas de gaze 4 × 4 e gaze enrolada.

Coloque alguns 4×4 em cima de uma ferida sangrando, segure a pressão e vá até um pronto-socorro. A gaze bem enrolada pode ser usada como curativo compressivo ou apenas para prender a gaze. Depois de colocar um pouco de gaze e segurar a pressão, não solte para ver se ainda está sangrando. Apenas continue segurando.

Além desses principais itens, veja outras coisas necessárias que você pode adaptar segundo as suas necessidades para manter em seu kit.

Bandagem de grande pressão – uma combinação de compressas de gaze grossas e rolos de gaze para estancar o sangramento.

  • Pomada antibiótica. Pomada usada para ajudar a evitar que o local da ferida infeccione.
  • Protetores oculares. Usados para proteger os olhos feridos e absorver a drenagem.
  • Lavagem ocular. Soluções de lavagem esterilizadas são perfeitas para ajudar a enxaguar o olho ou o local da ferida.
  • Depressores de língua. Usados para imobilizar ou mesmo aplicar pomadas.
  • Bandagem elástica. Usada para ajudar a proteger curativos, compressas frias, embrulhar e proteger uma área ferida.
  • Bandagem triangular – Use como tipoia, torniquete ou mesmo para auxiliar na tala.
  • Fita adesiva. Primeiros socorros ou esparadrapo, mantém curativos de gaze e talas no lugar.
  • Livro de primeiros socorros. Livreto com fotos e instruções sobre como prestar primeiros socorros.
  • Tesoura. Utilizada para cortar roupas, gaze ou outros itens na prestação de primeiros socorros.
  • Termômetro. Usado para determinar a temperatura corporal. É uma ferramenta de diagnóstico acessível.
  • Pinças. Para remover farpas sob a pele.
  • Aspirina, Tylenol ou Dipirona. Bom para febre, inchaço, dor e dores de cabeça.
  • Comprimido anti-histamínico. Usado para reações alérgicas a alimentos, picadas de insetos e alergias sazonais.

Kit de primeiros socorros para empresa

Imagine o seguinte cenário: Um funcionário recém contratado em sua empresa acidentalmente tropeça em um cabo e cai em uma escada curta. Outros funcionários percebem a comoção e correm para ajudar o funcionário que se acidentou e que abriu uma ferida grave em seu braço.

 Embora algumas pessoas tentem estancar o sangramento com guardanapos, ninguém consegue encontrar um kit de primeiros socorros com gaze, curativos e outros itens essenciais de primeiros socorros que podem ajudar a controlar o sangramento enquanto a equipe médica chega. Essa situação hipotética pode rapidamente se transformar em uma emergência médica séria. 

Os kits de primeiros socorros podem desempenhar um papel importante na redução da gravidade dos acidentes que acontecem no local de trabalho. Para locais de trabalho que têm um kit de primeiros socorros completo em mãos, um pequeno ferimento em um acidente pode exigir apenas alguns pontos. 

Sem um kit de primeiros socorros disponível, no entanto, o mesmo ferimento pode causar sangramento abundante, uma perda perigosa de sangue, choque e potenciais problemas de saúde de longo prazo para o funcionário afetado. Isso não só põe em perigo a saúde e o bem-estar de sua força de trabalho, mas também pode aumentar drasticamente os pedidos de indenização trabalhista que podem custar caro para sua empresa. 

Benefícios de ter um kit de primeiros socorros no trabalho

Um kit de primeiros socorros simples pode oferecer uma série de benefícios importantes para um local de trabalho. Em primeiro lugar, um kit de primeiros socorros bem abastecido pode salvar vidas em caso de acidentes perigosos. 

Obviamente, os kits de primeiros socorros também devem fazer parte de um programa mais amplo de prevenção de lesões e protocolos que reduzem o número e a gravidade dos acidentes de trabalho. 

Ao treinar funcionários selecionados em técnicas de primeiros socorros e como usar os elementos contidos em um kit de primeiros socorros, você também pode contribuir para um ambiente de trabalho mais saudável e positivo. Na verdade, treinamentos simples de primeiros socorros para sua força de trabalho também podem ser um ótimo exercício de construção de equipes.

Ao treinar as pessoas no uso de seu kit de primeiros socorros, você também pode ajudar a reduzir o tempo de recuperação quando ocorrerem acidentes e ferimentos. 

Sendo assim, quais itens devem compor o seu kit de primeiros socorros da empresa? Veja a seguir os itens básicos para ter no kit de primeiros socorros do local de trabalho.

  • Almofadas de gaze (pelo menos 4 x 4 polegadas).
  • Duas grandes compressas de gaze (pelo menos 20 x 25 cm).
  • Bandagens adesivas.
  • Um pacote de bandagem de rolo de gaze com pelo menos 5 cm de largura.
  • Duas bandagens triangulares.
  • Agente de limpeza para feridas, como lenços umedecidos selados.
  • Tesoura.
  • Pelo menos um cobertor.
  • Pinças.
  • Fita adesiva.
  • Luvas de látex.
  • Equipamentos de reanimação, como bolsa de reanimação, vias aéreas ou máscara de bolso.
  • Dois envoltórios elásticos.
  • Tala.
  • Instruções para solicitar assistência de emergência.

Dado o fato de que os acidentes de trabalho podem ocorrer em praticamente qualquer tipo de ambiente de trabalho, as empresas fariam bem em desenvolver um kit de primeiros socorros abrangente e um programa de primeiros socorros que responda aos perigos específicos que podem ocorrer razoavelmente em caso de lesão.

Além disso, Distribua kits de primeiros socorros por toda a sua instalação, para que um esteja sempre ao seu alcance. 

Considere adicionar itens adicionais ao seu kit de primeiros socorros. Por exemplo, luvas sem látex (vinil ou nitrila) são importantes para proteger as pessoas com alergia ao látex.

 As compressas frias são outro exemplo. Imagine se, em nosso cenário inicial, a pessoa que caiu da escada tivesse torcido gravemente um tornozelo. A aplicação de bolsa fria seria importante para a redução imediata do inchaço. (Lembre-se de sempre usar a manga fornecida pelo fabricante ou alguma barreira como pano, toalhas de papel, entre a compressa fria e a pele.) 

kit de primeiros socorros

kit de primeiros socorros tático

Bombeiros, socorristas, paramédicos e médicos empregados de forma privada precisam de um kit tático confiável com equipamento salva-vidas, mas saber por onde começar pode ser difícil para alguns.

No mínimo, você deve transportar o que sua empresa, unidade ou equipe exige em seu kit tático, mas se você estiver montando um kit de primeiros socorros tático personalizado para seu próprio uso, vamos te dar algumas dicas de como montá-lo.

Cada bolsa médica tática precisa de equipamento de proteção individual (EPI) que mantém o pessoal médico seguro ao prestar socorro. Máscaras, luvas e óculos protetores são obrigatórios. Um kit médico básico também precisa de:

  • Ferramentas de estabilização das vias aéreas, como máscaras de bolso e sucção manual.
  • Ferramentas de avaliação do paciente, como um estetoscópio e um medidor de pressão arterial.
  • Ferramentas de rotina para o tratamento de feridas, como pinças e suprimentos para irrigação ocular.
  • Tesoura para traumas.
  • Suprimentos para trauma, como bandagens e lacres de ferimentos no peito.

Se você é o paramédico que geralmente fica atrás com o equipamento, precisará de uma bolsa reserva que inclui:

  • Pomada antibiótica.
  • Bandagens e bandagens básicas.
  • Medidor de pressão arterial.
  • Cuidado com queimaduras.
  • Compressas quentes e frias.
  • Gaze e fita adesiva.
  • Curativos hemostáticos.
  • Medicamentos que não exigem prescrição médica para membros da equipe.
  • Kit de higiene pessoal, como repelente de insetos e protetor solar.
  • EPI extra (luvas, máscaras e proteção ocular).
  • Talas.
  • Tesoura para traumas.
  • Pinças.
  • Suprimentos para irrigação de feridas e olhos.

Tudo Aprovado pela (ANVISA).

kit de primeiros socorros para carro

Ter um kit de primeiros socorros bem abastecido e pronto para usar é uma das melhores maneiras de se preparar para emergências. Mesmo para os melhores motoristas, as emergências podem às vezes acontecer dentro ou perto de um carro, por isso é importante carregar um kit com itens essenciais de primeiros socorros no carro.

Você pode estar em um jogo de futebol quando seu filho sofrer uma lesão leve durante a prática de esportes; sua família pode sofrer um acidente de carro. Você pode encontrar kits de primeiros socorros para o seu carro já prontos, o que são muito úteis e práticos, mas você pode também personalizá-lo para atender às necessidades específicas de sua família.

Seu kit de primeiros socorros não precisa ocupar muito espaço, mas deve estar abastecido com tudo de que você precisa para lidar com uma emergência. Aqui está uma lista de todos os itens essenciais de primeiros socorros que você deve sempre manter em estoque no seu kit de primeiros socorros para carro:

  • Curativos adesivos para cortes de cobertura
  • Gaze para tratar feridas
  • Fita adesiva
  • Pomada antibiótica
  • Creme anti-séptico e de hidrocortisona para inflamação da pele e erupções cutâneas
  • Anti-histamínico para reações alérgicas
  • Lenços antissépticos para higienizar as mãos
  • Aspirina, ibuprofeno ou outro medicamento para alívio da dor
  • Protetor solar
  • Bolas de algodão
  • Cotonetes
  • Vaselina
  • Um termômetro digital
  • Pinças
  • Tesoura curva – o tipo médico que não tem ponta pontiaguda e é usada para cortar roupas em caso de ferimento
  • Uma agulha
  • Desinfetante para as mãos
  • Solução de soro para lavar os olhos ou limpar feridas

Ter um kit de primeiros socorros no carro é um grande passo em direção à segurança, mas será ineficaz em caso de emergência se você não souber como usá-lo. Por isso seria apropriado pelo menos um membro da família fazer um curso básico de primeiros socorros.

kit de primeiros socorros na escola

As responsabilidades legais da sua escola e seu dever de cuidar incluem proteger o bem-estar dos funcionários e alunos em todos os momentos, e isso inclui também manter uma estrutura preparada para primeiros socorros em casos de emergência.

Certifique-se de ter os suprimentos de primeiros socorros certos para:

  • As instalações da sua escola.
  • Qualquer veículo escolar.
  • Membros de sua equipe.

Quanto kits de primeiros socorros uma escola deve ter

Sua avaliação de risco e avaliação de suas necessidades de primeiros socorros lhe dará uma quantidade mais precisa, pois há vários fatores específicos a serem considerados:

  • Quantos locais e níveis divididos sua escola ocupa? Você precisa garantir que haja um kit de primeiros socorros ao alcance rápido e fácil de todas as áreas.
  • Existem áreas remotas, por exemplo, campos de esportes distantes ou playgrounds?
  • Existem áreas de maior risco, como laboratórios de ciências ou workshops? Essas áreas podem precisar de kits extras ou kits maiores com conteúdo adicional.
  • Existem atividades fora do local? Você deve considerar kits de viagem e kits esportivos para atividades e viagens fora da escola.
  • A sua escola tem veículos? Você deve equipar todos os veículos com um kit de primeiros socorros adequado.

Lei do kit de primeiros socorros

Em vários países é obrigatório a aquisição de kits de primeiros socorros. No caso do Brasil essa lei é obrigatória para empresas de qualquer segmento. A lei NR 7 do Ministério do trabalho, julga obrigatório o kit de primeiros socorros para qualquer empresa ou estabelecimento.

Essa lei não especifica os materiais que devem conter no kit, pois cada empresa deve adequar o seu kit de primeiros socorros, de acordo com o segmento ou necessidades do estabelecimento, para que possa prestar o atendimento de primeiros socorros de forma eficaz aos seus funcionários ou clientes.

O Brasil também tentou implementar uma lei que tornava obrigatório o kit de primeiros socorros para carros particulares, porém essa lei foi revogada pouco tempo depois do seu estabelecimento. 

Uma coisa é certa e podemos afirmar, sendo obrigatório ou não, possuir o kit de primeiros socorros é uma necessidade urgente para tudo e todos, pois possuir ou não o kit pode significar vida ou morte para quem precisa em situações de emergência.

Perguntas:

Agora que você conhece os vários tipos de kits de primeiros socorros e a importância de obtê-los para cada situação e ambiente, talvez ainda reste algumas dúvidas sobre esse universo. Por isso, separamos algumas perguntas mais comuns e suas respectivas respostas.

Para que o kit de primeiros socorros deve ser usado?

Um kit básico de primeiros socorros pode ser usado para ajudar a reduzir a perda de sangue, infecções e complicações médicas futuras. Ter um kit de primeiros socorros em mãos permite que você trate imediatamente os ferimentos para que o corpo possa começar a cicatrizar. 

Todos, incluindo famílias, trabalhadores, professores, e viajantes devem manter um kit de primeiros socorros por perto para tratar cortes básicos, arranhões, queimaduras e outros ferimentos leves.

Onde devo guardar meu kit de primeiros socorros?

Considere as seguintes coisas antes de decidir onde você deve armazenar seu kit de primeiros socorros:

  • Certifique-se de que os suprimentos sejam armazenados em um local central.
  • Todos devem saber onde o kit de primeiros socorros está localizado.
  • Os suprimentos devem ser facilmente acessíveis.

Além disso, verifique regularmente as datas de validade, pois certos itens, como soluções, irão expirar.

Quando um item for usado, substitua-o o mais rápido possível. Isso se aplica a produtos descartáveis, embalagens vazias e itens expirados.

Quais itens básicos do kit de primeiros socorros?

Cada kit básico de primeiros socorros deve incluir os suprimentos essenciais de primeiros socorros usados para tratar ferimentos leves, incluindo cortes, arranhões e queimaduras. 

Dependendo do seu uso, você pode querer incluir itens adicionais que irão tratar possíveis lesões para seu uso específico, incluindo lavador de olhos, compressas frias, talas, máscaras, gaze e medicamentos.

Como escolher um kit de primeiros socorros?

Ao escolher o kit de primeiros socorros certo para você, primeiro você precisa determinar quando e onde ele será usado e se existem fatores ambientais que devem ser considerados. Por exemplo, um kit de primeiros socorros para passeios de barco deve ser à prova d’água, mas um kit de primeiros socorros doméstico pode ser uma bolsa de náilon ou uma caixa compacta.

Se você precisa de um kit de primeiros socorros para uma empresa, é importante selecionar um kit que seja de fácil acesso para os funcionários.

Ao determinar o kit de primeiros socorros certo para seu uso, considere quantas pessoas o kit de primeiros socorros precisa tratar e as possíveis lesões que podem ocorrer. Selecione o kit com os suprimentos de primeiros socorros adequados para tratar esse número de pessoas e ferimentos

kit de primeiros socorros

Qual a importância do kit de primeiros socorros?

É importante ter um kit de primeiros socorros bem abastecido em sua casa ou no seu trabalho ou no seu carro para que você possa lidar com pequenos acidentes e ferimentos, ou até mesmo acidentes mais graves até a chegada da ambulância.

Onde comprar kit de primeiros socorros

Se você chegou até aqui, foi porque leu esse artigo completo. Sendo assim, viu que você pode montar o seu próprio kit de primeiros socorros ou comprar um já completamente pronto.

Se você deseja montar o seu próprio kit, você pode encontrar todos os itens que precisa com o buscador de preço da cliquefarma.

Com o buscador de preços da Cliquefarma você pode encontrar também o kit de primeiros socorros já pronto e completo.

Se depois desse artigo você ainda ficou com dúvidas, escreva nos comentários a sua dúvida, que teremos o prazer de responder.

Gostou do artigo? Então curta e compartilhe com seus conhecidos, amigos e familiares.

Referências bibliográficas

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *