Hoje vamos falar a respeito de queratina líquida. Você conhece? Sabe para o que ela serve? Pois saiba que ela está devidamente registrada na ANVISA, na categoria de óleo para o cabelo. Confira agora mesmo o que é a queratina líquida, para que ela serve, como usá-la corretamente e ainda onde comprá-la pelo melhor preço e condição de entrega.
O que é queratina?
Nosso corpo produz queratina naturalmente, uma proteína que está presente em maior quantidade nas unhas e nos cabelos. Às vezes, se faz necessário repor essa proteína por conta da queda que causamos ao realizar procedimentos químicos extremos. Nós iremos falar disso mais à frente. Acompanhe tudo!
Benefícios do uso da queratina no cabelo
- Fortalecimento dos fios
- Flexibilidade natural das mechas
- Recuperação da rigidez
- Diminui a quebra
Dermatologistas comentam que produtos cosméticos que levam partículas de queratina acabam por reduzir as quebras das hastes dos fios porque induzem uma profunda recuperação da rigidez e resistência à tração, mesmo não sendo a função da queratina prevenir a queda especificamente.
Para que serve a queratina líquida?
A queratina líquida repõe a massa capilar que os seus fios perderam, normalmente por conta de processos químicos como alisamentos, descolorações, relaxamentos ou permanentes. Ela vai ajudar a devolver força e elasticidade por reparar os danos na fibra dos cabelos, por isso é tão importante fazer a reposição da mesma o quanto antes, se possível, no mesmo que tiver feito os procedimentos.
Não é um produto para ser usado diariamente. Pelo contrário, cabelos saudáveis devem utilizar a queratina líquida aproximadamente uma vez ao mês ou até com tempos mais espaçados. Seu uso excessivo pode enrijecer os fios pelo fato dela ser muito potente. Use-a uma vez por semana, caso esteja com os cabelos muito danificados e a cada 15 dias se eles estiverem apenas ressecados.
Como usá-la?
O procedimento é relativamente simples: Você vai escolher um bom shampoo que seja ideal para o seu tipo de cabelo. Depois de lavá-lo bem, vai dividi-lo em 4 partes iguais e desembaraçá-las totalmente. Feito isso, vai aplicar a queratina líquida direto nas madeixas, deixando agir por aproximadamente 10 minutos.
Lembrando que nessa etapa, você pode escolher se vai passar uma máscara reconstrutora por cima da queratina ou então misturar as duas e aplicá-las juntas no cabelo de uma vez só. Depois de passado o tempo de ação (que não deve ultrapassar 15 minutos), você pode enxaguar e condicionar normalmente.
Especialistas sugerem não fazer esses passos com muita frequência porque a queratina deixa o cabelo com uma aparência de duro e ressecado se ele não estiver danificado.
Queratina líquida alisa o cabelo?
Não, a queratina líquida não tem essa função e nem esse poder. O que ela propõe é a recuperação da resistência dos fios. Portanto, fique tranquila se caso você tenha cabelo crespo ou cacheado e tenha medo que fazer uso do produto possa alisar seus cachinhos, se você usá-la de forma correta e na frequência controlada, vai garantir fios lindos e recuperados!
Pelo fato de quase 90% da estrutura da nossa fibra capilar ser formada dessa proteína, atente-se aos salões de beleza oferecendo tratamentos com nomes do tipo “escova de queratina” por exemplo, pois há grandes possibilidades de existirem compostos que alterem a estrutura dos seus fios!
Depois de passarmos por processos químicos nos fios, principalmente a descoloração que é de longe, o mais agressivo deles, a estrutura fica toda danificada e nosso cabelo fica sujeito à queda, quebra, fica elástico, justamente porque a queratina foi praticamente toda perdida ali. Então, ao repormos essa proteína, estamos recuperando a saúde dos fios, para que eles não se quebrem ou mesmo caiam totalmente.
Reconstrução capilar
Quando falamos em reconstrução, quer dizer que precisamos reparar o problema dos fios. Trata-se de um tratamento aprofundado para o cabelo, que vai recuperar os danos de estrutura, repor a massa capilar (queratina líquida), devolver força e também a elasticidade para ele. Lembre-se que quem faz procedimentos químicos com frequência, precisa fazer ainda mais vezes reconstrução!
A máscara reconstrutora pode ajudar no processo, mas em casos de cabelos extremamente danificados, a queratina líquida é quem vai de fato resolver tudo! Veja agora algumas formas de usá-la para recuperar suas madeixas de forma segura e finalmente enxergar o resultado que você gostaria:
1. Usando a queratina líquida como finalizador
Sim, a queratina líquida pode ser usada como finalização no cabelo! Fácil de aplicar, esse é um jeito bem prático que vai garantir uma bela recuperação dos danos aos seus fios sem precisar enxaguar depois.
Você só precisa lavar e condicionar normalmente e depois de secá-los com uma toalha e penteá-los, borrife a queratina como se fosse um creme para pentear. Se você quiser usá-la com eles já secos após o secador, utilize-a na forma de reparador de pontas, esfregando algumas gotinhas nas mãos e espalhando pelo comprimento do cabelo.
2. Misturando a queratina no shampoo
Outra dica interessante que pode te ajudar é misturar a queratina líquida com o shampoo. Apenas um pouquinho dela no seu companheiro diário e misture até ficar homogêneo. Assim, sempre que for lavar os cabelos, já garante um pouquinho da reconstrução junto, para não ter perigo de esquecer. A única diferença nesse caso é que você não deve enxaguar imediatamente, espere pelo menos de 2 a 5 minutos essa misturinha agir na sua cabeça para que os fios absorvam os nutrientes e que a queratina possa fazer o seu papel também.
3. Misturando queratina líquida com máscaras de tratamento
Com certeza as máscaras devem fazer parte do seu cronograma capilar já, certo? Sejam elas hidratantes, nutritivas ou de reconstrução. Se você colocar a queratina líquida nesse meio, sem dúvidas irá potencializar seus resultados para um cabelo muito mais saudável e bonito!
É sempre bom lembrar sobre o excesso! Falamos mais acima, muita queratina deixa aparência de cabelos pesados e duros, então tome cuidado com as máscaras que já trazem essa substância adicionada em suas fórmulas, afinal, seu objetivo é potencializar os efeitos de tratamento para cabelos bonitos e com vida e não obter o efeito contrário, não é mesmo?
4. Já tentou uma cauterização?
Essencialmente feito no salão, repõe a queratina líquida do couro cabeludo, repondo tanto a água quanto os ingredientes que se perderam nos processos químicos. Também é possível de ser feito em casa, desde que se sigam os passos corretos. Aprenda:
- Comece pela higienização dos fios, lavando-os com shampoo normal, seguido pelo antirresíduos;
- Faça uma hidratação profunda com uma máscara de boa qualidade;
- Aplique a queratina líquida por todo o comprimento do cabelo;
- Divida o cabelo em mechas finas, e vá passando a chapinha bem quente, por várias vezes, o que vai intensificar a penetração do produto na estrutura capilar.
5. Siga alguma receita caseira com queratina líquida para cabelo
A internet e o mundo tecnológico como um todo trouxe a vantagem de encontrarmos literalmente qualquer coisa por lá! E se procurarmos bem, o que não faltam são receitas caseiras de reconstrução capilar com uso de queratina líquida e que funcionam super bem!
Você pode encontrar os passo a passo mais simples, com o uso de produtos de qualidade, com preço baixo e que não levam muito tempo, então por que não testar?
Uma delas bem legal é a de misturar um pouco de queratina líquida com 3 colheres de óleo de coco ou argan e aplicar nos cabelos, deixar agir por meia hora e depois enxaguar. Receitas assim costumam dar resultado logo na primeira aplicação!
Como escolher a minha queratina líquida?
Você quer analisar algumas variantes para escolher qual queratina líquida mais tem a ver com suas necessidades? Então, veja os tópicos a seguir e após responder a essas questões, pode ser que consiga se decidir melhor. Confira agora mesmo:
Qual tipo de tratamento pretendo fazer?
Você deve ter percebido ao longo do texto que algumas queratinas líquidas não necessitam de enxágue (como o caso daquela dica que demos para usá-la como reparador de pontas). Com base nisso, você escolhe a mais indicada para o tipo de tratamento ideal para o seu caso. Quer ver alguns exemplos?
Se for fazer o cronograma com a reconstrução capilar e máscara ou mesmo usar o truque de misturá-la no shampoo, o produto mais indicado para você é a queratina líquida com enxágue.
Agora se for utilizar em uma cauterização onde a finalização é passar a chapinha por cima da queratina para o cabelo absorver, aí é indicado o produto sem enxágue, se o produto tiver a opção de ser protetor térmico e alguma ação antiumidade também, melhor ainda!
Já ouviu falar em queratina líquida hidrolisada?
Pois é, essa maravilha de produto tem a vantagem de ter a molécula de proteína (que é normalmente bem grande) ser quebrada e ficar com um baixo peso molecular, o que facilita na hora de ser absorvida pelo fio.
Quando realizamos certos procedimentos nos fios tipo selante ou escova progressiva, por exemplo, as cutículas dos cabelos são bem fechadas e os nutrientes passam por dificuldades para entrar, por isso uma boa opção para você que tem algum tipo dessas intervenções, seria a queratina líquida hidrolisada.
Opte pela queratina líquida vegetal ou animal
Outra coisa que pode confundir as pessoas é a origem da queratina líquida. Você lembra que falamos sobre ela ser uma proteína, não é mesmo? Mas o que talvez não saiba é que ela pode ser tanto de origem vegetal quanto animal.
Arroz, milho, soja, trigo são algumas das bases para a queratina vegetal, uma que é bem parecida com a que temos no cabelo e oferece ótimo resultado, também facilmente encontrada nas versões comum e hidrolisada.
Já a queratina líquida de origem animal não é aceita pelos veganos, pelo fato de não consumirem nenhum tipo de produto derivado de exploração animal. Porém, elas também podem ser encontradas em ambas as versões, comum e hidrolisada. Geralmente são extraídas de chifres de boi, lã de carneiro e penas de aves, mas não diferem em nada na questão da qualidade com a queratina vegetal.
Possui algum benefício extra?
Quando você for comprar uma queratina líquida, dê atenção se ela conta com associação de substâncias hidratantes e nutritivas que possam fornecer ao seu cabelo um tratamento mais completo e deixá-los ainda mais fortes! Preste atenção se ela contém:
Queratina líquida com D-Pantenol, com extratos vegetais e com vitaminas
A queratina por si só não é um produto hidratante. Como vimos até agora, ela serve para repor a massa perdida dos fios e encorpá-los, o que em alguns casos, deixa-os até mesmo um pouco rígidos em alguns casos, o que é até certo ponto esperado, porque essa é a sua real função. Quando aliamos o D-Pantenol e os extratos vegetais a ela, esses compostos fazem com que os fios fiquem menos endurecidos.
Agora você consegue aproveitar melhor um resultado de cabelos mais naturais, encorpados sim, porém macios e hidratados também.
Com óleos vegetais para ajudar na reconstrução e dar brilho
Nosso próprio cabelo também possui em sua composição, uma pequena quantidade de óleos que protegem a estrutura de possíveis agressões. Mas eles também se perdem junto com a queratina nos procedimentos químicos que acabamos realizando.
Quando for comprar a sua queratina líquida, as que contam com óleos naturais adicionados em suas fórmulas ajudam a recuperação dos fios ser mais potente, pois a cutícula sela a fibra dos cabelos de forma mais rápida e os nutrientes ficam retidos.
Sempre opte pelas que foram testadas dermatologicamente
Quando um dermatologista dá o aval para algum produto, isso significa que um profissional qualificado testou e consequentemente, aprovou a comercialização do mesmo.
Isso nos dá segurança para utilizar sem medo aquele cosmético. Considerando que a queratina líquida irá entrar em contato diretamente com a pele do nosso couro cabeludo, é importante que todos os testes de segurança tenham sido realizados anteriormente e podemos ter certeza que as chances de causar algum tipo de reação alérgica, por exemplo, é menor.
Quanto produto vai utilizar e o que compensa mais
O custo-benefício também é um aspecto que deve ser levado em consideração na hora de avaliar qual a melhor queratina líquida para você. Primeiro é preciso considerar o estado do seu cabelo, se ele está muito danificado, apenas ressecado ou saudável.
Em seguida, vai colocar na ponta do lápis a frequência em que a queratina vai entrar no seu cronograma capilar. Por exemplo, muito danificado = toda semana, ressecado = a cada 15 dias e saudável = 1 vez por mês. E finalmente, quais as opções de embalagens, quantidade, e valores das melhores marcas de queratina líquida disponíveis.
Existem marcas que fazem embalagens de 100, 250 e também 300 ml e o que vai ditar a sua escolha nesses casos é o melhor custo benefício para você. Às vezes a diferença de quantidade pode não ser tão alta quanto a de preço ou vice-versa, no entanto, você pode estar numa fase de fazer bastante procedimento estético no cabelo e precisar de reconstrução semanalmente, então talvez seria legal investir um pouco a mais na embalagem maior para garantir mais produto por um custo-benefício melhor.
Onde comprar?
Você pode acessar agora mesmo o Cliquefarma! Um comparador de preços que vai lhe informar qual a melhor opção e a condição de entrega da queratina líquida mais vantajosa na sua região, acesse já e adquira a sua no conforto do seu lar!
Comente abaixo suas experiências usando este produto que queremos saber sua opinião!