Seja para aliviar dores ou apenas para relaxar depois de um dia cansativo, a solução de seus problemas pode estar nos pés. A reflexologia, uma técnica milenar chinesa de massagem, tem apresentado resultados positivos estimulando pontos estratégicos dos pés.
A técnica também é indicada para quem está com algum problema de saúde ou emocional, isso porque cada ponto do pé corresponde a um órgão do corpo, que, por sua vez, está relacionado a diversos sentimentos. Para isso, encontre o ponto certo e o pressione com o polegar em movimentos circulares para sentir os resultados.
A reflexologia é aplicada a partir da pressão sobre pontos específicos dos pés relacionados com as várias partes do corpo. Quando estes pontos são pressionados, o cérebro envia mensagens para as glândulas correspondentes, elas por sua vez, entendem que precisam liberar hormônios benéficos para auxiliar a reparação ou prevenção de determinados órgãos do corpo.
Benefícios da reflexologia podal
A reflexologia podal possui muitos benefícios. Este tipo de terapia pode ser utilizado para tratar ou prevenir muitas doenças, observe algumas delas:
Problemas digestivos e intestinais (azia, má digestão, gastrite, úlcera no estômago, diarréia e prisão de ventre).
- Enxaqueca
- Tontura
- Insônia
- Gordura no fígado
- Pedra na vesícula
- Doença de Crohn
- Hérnia de hiato
- Gota
- Dores musculares
- Dores nas costas
- Sinusite
- Diversos tipos de infecções
- Doenças respiratórias (bronquite e asma)
- Câimbras
- Espasmos musculares
- Reumatismo
- Tendinite
- Estresse
- Outros
A reflexogia e o estresse
O estresse é causador de muitas doenças graves, este sintoma é capaz de afetar a pressão arterial, causar problemas graves ao coração, provocar desarranjos intestinais, dores, problemas no estômago, enxaqueca e muitos outros. Assim, quando tratamos o estresse, reduzimos as chances de ficarmos muito doentes de forma preventiva.
Os tais pontos são identificados com um mapa dos pés, em que estão indicadas as áreas correspondentes a diferentes partes do corpo. Vale lembrar que, para resultados mais eficazes, é necessário consultar um especialista. Mas, afinal, qual a explicação para esse fenômeno? Na verdade são duas: segundo os orientais, criadores da técnica, o efeito acontece porque a energia c’hi circula por todo o corpo durante os movimentos. Já os ocidentais preferem se basear na medicina, e acreditam que a eficácia acontece graças às terminações nervosas que ligam os pés ao resto do corpo.