O botox, nome comercial para a “Toxina Botulínica tipo A”, é um recurso estético que reduz e previne rugas e linhas de expressão. Mas se engana quem pensa que essa é sua única função. Agora você vai saber para que serve e como funciona o botox.
Existe um complexo processo que envolve a ação da toxina botulínica no nosso organismo. De forma resumida: ela bloqueia substâncias responsáveis pela contração muscular. Isso pode causar desde um “relaxamento” no músculo até a diminuição de saliva ou suor, conforme a aplicação.
Hoje explicaremos um pouco mais sobre essa substância e alguns de seus usos. Confira!
Quais os benefícios do botox no rosto?
A toxina botulínica é produzida naturalmente por uma bactéria chamada clostridium botulinum. Em laboratório, ela é separada, purificada e se torna um medicamento injetável. Quando aplicada no rosto, pode ter diferentes propósitos.
No ano de 1992, um casal canadense comprovou a eficácia e segurança para a aplicação em rugas de pacientes com espasmos faciais e, em 2002, foi aprovado seu uso pelo FDA para fins estéticos. Desde então, essa é a sua utilização mais difundida.
Mas, além disso, a toxina botulínica tem uma importante função na clínica médica. E existem ainda tratamentos para doenças crônicas que vêm sendo estudadas. Os principais benefícios de seu uso no rosto são:
Dermatológicos
- Melhora e tratamento de rugas e linhas de expressão;
- Tratamentos para condições clínicas como hiperidrose (suor em excesso nas mãos, rosto, pés e axila);
- Cuidados com quelóides e cicatrizes hipertróficas (cicatrizes altas e bem marcadas);
- Tratamentos para acne, rosácea e psoríase, entre várias outras aplicações.
Oftalmológicos
- Tratamentos para estrabismo;
- Sustentação da Ptose (pálpebra superior caída);
- Tratamentos para Blefaroespasmo (movimentos involuntários dos olhos);
- Diminuição de lacrimejamento excessivo.
Otorrinolaringológicos:
- Tratamentos para bruxismo (rangimento dos dentes);
- Melhora da disfonia (dificuldade na emissão da voz);
- Tratamentos para rinite;
- Diminuição da sialorréia (produção em excesso de saliva).
E ainda há o uso na odontologia, com abordagens muito importantes e satisfatórias. Sem contar tratamentos em outras partes do corpo, como urológicos e ginecológicos.
Quanto tempo dura o botox no rosto?
Geralmente o procedimento com toxina botulínica tem duração de 3 a 6 meses. Mas esse tempo depende da região em que foi feita a aplicação, do objetivo desejado e, principalmente, da dose e da diluição utilizadas no procedimento.
Porém, se o seu objetivo for estético, além da toxina injetável existem também produtos – principalmente cremes e séruns anti-idade – com o “efeito botox”, que suavizam e previnem rugas e linhas de expressão.
O que pode substituir o botox
Para fins estéticos, é possível fazer uso de produtos com objetivos parecidos. Dermocosméticos que possuem colágeno e ácido hialurônico na composição ou ação antioxidante, por exemplo, ajudam a firmar a pele e evitar rugas, como é o caso do Beauty Shot, do Argireline, do Hyaluron-filler Concentrate e do Glycolic Ha.
Outra opção são tratamentos como o peeling, que renova as células da pele. Mas, seja qual for a sua escolha, é sempre importante consultar um dermatologista que leve as suas particularidades em consideração.
Inclusive, caso opte pela alternativa inicial, o botox, não deixe de perguntar ou pesquisar – através do número do conselho de medicina ou do nome completo do seu médico – se ele tem alguma especialidade na aplicação da toxina botulínica.
Qual a função do botox capilar?
O botox capilar não possui toxina botulínica em sua composição, porém leva o nome por seu enfoque no preenchimento e recuperação dos fios.
Os produtos com essa proposta costumam alinhar os cabelos, reduzindo o volume, as pontas duplas e o frizz. Com preços acessíveis, podem ser aplicados em casa e encontrados em farmácias. Alguns bons exemplos são o Botox Organico Ultra Hidrat e o 3 Minute miracle BTX Effect.
É importante escolher marcas confiáveis e levar em consideração a composição química dos produtos, evitando opções que levam formol – essas são irregulares e não devem ser utilizadas.
Seja na pele ou nos cabelos, vimos o quanto o botox tem o poder rejuvenescedor e ainda contribui para mais saúde e autoestima. Por isso, não deixe de consultar seu dermatologista e tirar todas as suas dúvidas a respeito. E lembre-se, no Cliquefarma, você compara os preços de dermocosméticos disponíveis em farmácias de todo o Brasil. Confira!