Barra de cereal: na sociedade atual, as pessoas estão sempre em uma busca constante de ter para si uma melhor qualidade de vida, visando o seu bem estar físico, mental e social.
Mas, na correria do dia a dia com os seus trabalhos e demais afazeres, as pessoas acabam facilmente se esquecendo dessa busca tão importante, tomando para si ações que não são benéficas para o bem estar do seu corpo, como a de não se alimentar corretamente ou mesmo a de não ingerir água durante o seu dia a dia.
É isso não é apenas por culpa das pessoas, dado que a sociedade em geral tornou-se muito mais corrida, estressante e desafiadora para se viver, e por conta disso, a indústria de alimentos tem trabalhado muito para oferecer para o mercado e para os seus consumidores alguns tipos de comidas mais práticas e ágeis de serem consumidas, e com isso, nasceram as barrinhas de cereais.
As barrinhas de cereais são alimentos muito importantes e ricos para serem consumidos todos os dias, claro que sem exageros, por todas as pessoas, sem exceção. Desde as pessoas que possuem a sua saúde em dia e em perfeito estado, ou até mesmo pelas pessoas que sofrem com diabetes, que possuem diversas restrições em sua alimentação, mas que podem se beneficiar do consumo moderado da barrinha de cereal Diet.
Pensando nesse alimento tão rico, no artigo de hoje falaremos e conheceremos com mais detalhes as opções de barrinhas de cereais que existem no mercado, entendendo os seus benefícios e conhecendo quais são as barrinhas de cereais mais indicadas para cada pessoa ou mesmo para cada situação do dia a dia (energia para o dia, atividade física, etc).
O que é uma barra de cereal?
A barra de cereal é um alimento que é comercializado em forma de barra, possuindo em sua composição ótimos benefícios para o corpo humano, ajudando no bom funcionamento do sistema digestório.
Na formulação das barrinhas de cereais, podem ser encontradas fibras e cereais, que são essenciais de serem consumidas diariamente para uma alimentação mais equilibrada e saudável.
O consumo das barras de cereais pode ser feito tanto pelas crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, ganhando dessa forma, muito espaço na alimentação diária de diversas pessoas ao redor do mundo.
Essas barrinhas são perfeitas para as pessoas que enfrentam uma rotina de vida mais corrida, e mesmo assim são preocupadas com a sua boa alimentação e com a sua saúde, aproveitando os pequenos espaços de tempo que possuem para ingerir barrinhas de fibras e cereais, ao invés de optarem por uma alimentação fast food que traz malefícios para o corpo humano.
Essas barrinhas contém muitos benefícios para o corpo humano, pois elas ajudam na redução do colesterol ruim, melhoram o sistema intestinal das pessoas, além de diversos outros benefícios que serão mais bem detalhados nos tópicos a seguir.
O consumo das barrinhas de cereais pode até mesmo ser feito pelas pessoas que estão em dietas focadas na redução de peso, dado que as barrinhas ajudam na sensação de saciedade, evitando que a pessoa fique ansiosa e nervosa e ataque o primeiro doce que ver na frente durante a sua dieta.
Por serem muito menos calóricas, elas irão substituir esse doce, mantendo a pessoa firme na sua dieta, sem a sensação de culpa proveniente de uma má escolha durante um dia mais estressante.
Além de todos esses benefícios, a barra de cereal agrada a todos os públicos e perfis de pessoas, dado que está disponível no mercado em diversas opções e sabores.
De uma maneira mais teórica e para nível de entendimento, as barras de cereais energéticas e nutricionais podem ser divididas em:
- Barra de cereais fibrosos;
- Barra de cereais energéticos;
- Barra de cereais proteicas;
- Barra de cereais dietéticas;
- Barra de cereais veganos;
- Barra de cereais light.
Elas podem ser encontradas nos mais diversos sabores, mas os principais são: morango, ameixa-preta, brigadeiro, banana, pêra, mamão, maçã, coco desidratado, damasco e coco.
Uma outra opção muito saborosa que também está disponível para os consumidores finais no mercado é a opção de barrinhas salgadas, que normalmente estão disponíveis nos sabores de gergelim, amendoim, tâmara, castanha do Brasil, mel, castanha de caju torrada, mix de cereais diversos e soja granulada.
Leia também:
Barra de Proteína – Parceira ou vilã?
Chá de capim cidreira – Delicioso e Saudável
Qual é a importância das barras de cereais para o corpo humano?
De maneira geral, todos os cereais são muito ricos em um tipo de nutriente que é muito importante para obom funcionamento do organismo humano, que é o carboidrato. Esse nutriente oferece energia para o corpo se manter, fazendo com que o mesmo consiga se manter firme para as suas necessidades físicas e mentais que serão demandadas durante todo o dia.
É importante ressaltar que as barrinhas de cereais contêm cereais de origem integral, que não foram submetidos ao processo de refinação. Por não terem passado por esse processo, todos os seus nutrientes (como as fibras, as vitaminas e os minerais) foram devidamente preservados.
Quais são os benefícios do consumo diário das barras de cereais?
Para entendermos melhor e mais detalhadamente quais são os benefícios do consumo das barras de cereais pelas pessoas, trouxemos cinco subtópicos que podem ser melhor analisados a seguir:
O consumo de barras de cereais diminui a compulsão alimentar
Sabe aquela vontade de atacar um doce depois de uma reunião estressante? Ou mesmo de comer um doce por qualquer motivo na época da TPM? Essas vontades isoladas são grandes vilãs das mulheres e dos homens que querem emagrecer, e é esse o primeiro benefício das barrinhas de cereais, pois elas efetivamente ajudam as pessoas a emagrecer!
Vale ressaltar que pode haver um pequeno equívoco nessa interpretação, as barrinhas de cereais não possuem propriedades milagrosas que fazem com que o seu consumo traga perda de peso, não é assim que funciona.
O ponto é que essas barrinhas são uma rica fonte de fibras, trazendo uma grande saciedade para o corpo humano depois que são consumidas, acabando de vez com aquela vontade sem limites que a pessoa tem de comer alguma coisa.
As barrinhas evitam a compulsão alimentar, e por isso são grandes aliadas de um processo de emagrecimento mais saudável.
Outro ponto muito importante é que essa abundância de fibras ajuda na regulação correta do intestino, fazendo com que o sistema de digestão do corpo funcione muito bem.
Possibilita uma alimentação mais prática e também mais rápida
Muitas pessoas não conseguem se alimentar corretamente no seu dia a dia, principalmente entre uma refeição e outra, ou mesmo entre uma reunião e outra.
As pessoas trabalham, estudam, se exercitam, cuidam da casa e etc. Essas pessoas precisam urgentemente contar com alimentos que sejam rápidos e práticos para serem consumidos, e é nesse momento que entram as barrinhas de cereais.
Essas barrinhas sempre são muito pequenas, podendo ser facilmente guardadas em qualquer lugar que a pessoa precise (gaveta da mesa no escritório, bolsa, calça, paletó, etc).
Dado essa facilidade, as barrinhas de cereais se tornam o lanche perfeito e prático para qualquer situação que seja, na hora do trabalho, no meio de uma trilha na selva, nas viagens mais demoradas, no avião, no carro, e em qualquer outra situação.
Ela será uma grande aliada para deixar a pessoa com ainda mais energia e evitar que ela passe fome.
Outro ponto muito importante que deve ser ressaltado é que as barrinhas de cereais não estragam quando armazenadas, não sendo um alimento perecível.
Para as pessoas mais corridas que trabalham muito, elas podem ser armazenadas na gaveta do escritório sem problemas, podendo ser consumidas tranquilamente durante o decorrer da semana.
As barrinhas de cereais proporcionam muito mais energia para todo o corpo humano
Isso mesmo, elas são uma fonte muito boa de energia! Por isso que muitas pessoas sempre comem uma barra de cereais antes de iniciarem algum treino específico ou atividade física. As barrinhas de cereais agem como essa fonte de energia, ajudando a pessoa a se sentir muito mais disposta antes de iniciar a sua prática de exercícios físicos.
Para as pessoas que treinam constantemente e desejam ganhar uma melhora na massa muscular magra, elas podem facilmente contar como aliada com a barrinha de proteína, que são componentes indispensáveis para essa missão de ganho muscular.
Para as pessoas com esse perfil conseguirem identificar quais barrinhas de proteínas consumir, elas podem conversar com o seu nutricionista, com o seu treinador físico e até mesmo consultar nos rótulos das embalagens qual barrinha tem a melhor composição para o seu objetivo final.
As barrinhas de cereais ajudam no controle da glicose no sangue
Isso mesmo, as barrinhas de cereais são poderosas aliadas para o controle dos níveis de glicose no sangue. Dado esse fato, elas não são aliadas apenas das pessoas que treinam, como também são grandes aliadas das pessoas que possuem diabetes.
Mas o consumo das barrinhas de cereais pelas pessoas diabéticas deve ser feito com muito cuidado e atenção, dado que muitas barrinhas de cereais possuem chocolate em sua elaboração. Junto a esse chocolate, vem o açúcar, que é o principal vilão para as pessoas que têm diabetes.
Então, antes de comprar e ingerir uma barrinha de cereal qualquer, a pessoa diabética precisa ter absoluta certeza de que essa barrinha pode ser consumida por ela. Depois dessa certeza, a barrinha pode ser consumida sem receios.
Vale lembrar que a barra de cereal também reduz o colesterol negativo do sangue, que é o famoso colesterol LDL. Portanto, as barrinhas são muito indicadas para as pessoas que apresentam alterações nos seus níveis de colesterol no seu exame de sangue, que pode estar apresentando um resultado elevado.
As barras de cereais são fontes muito ricas de nutrientes
Por último e tão importante quanto os demais tópicos acima, as barrinhas de cereais, por serem feitas de cereais, se tornam uma rica fonte de nutrientes.
As vitaminas A, C e E estão presentes com muita força nessas barrinhas de cereais, ajudando de forma muito benéfica no organismo das pessoas.
Vale lembrar por aqui da importância dessas vitaminas para o organismo humano, a vitamina A trabalha em benefício da vitalidade de toda a pele e também do cabelo, auxiliando na boa visão das pessoas.
Enquanto isso, as vitaminas C e E são poderosos antioxidantes, que auxiliam o sistema imunológico, o tornando muito mais resistente e fortificado. Essas vitaminas trabalham evitando o surgimento das doenças no corpo, que podem variar desde resfriados mais leves até mesmo ajudando na prevenção do câncer. Essas vitaminas também ajudam para que os casos de anemia mais graves sejam evitados de ocorrer no organismo das pessoas.
Para quais atividades diárias o consumo da barra de cereal é mais indicado?
A barra de cereal pode ser consumida nas mais diversas situações e ocasiões em que a pessoa estiver. Ela pode ser ingerida entre os intervalos das principais refeições, como uma opção de lanche da tarde, como uma sobremesa após o almoço ou a janta, antes da prática de alguma atividade física, durante uma festa ou um evento maior, etc.
Não há restrições para quando ela pode ou não ser consumida, o que vale lembrar é que a barra de cereal não deve substituir de forma constante as principais refeições do dia, como o café da manhã mais completo, o almoço ou o jantar.
Ela deve ser vista como um complemento dessas refeições, mas jamais deve ser vista como uma substituta delas.
Quantas barras de cereais as pessoas podem consumir por dia?
Consumir uma ou duas barrinhas de cereais durante o dia é o mais indicado. Comer uma barra de cereal não traz nenhum problema para o organismo, mas, como qualquer outro tipo de alimento, ela não deve ser consumida de maneira exagerada durante todo o dia.
As pessoas podem comer duas barras de cereais durante o dia, mas não é indicado que se alimentem de duas barrinhas de cereal de maneira seguida durante os intervalos das principais refeições.
Se isso acontecer uma vez, não tem problema, mas se isso acontece todos os dias, esse consumo pode sim, comprometer a boa saúde do organismo dessa pessoa. Se a pessoa comer uma barrinha de cereal no lanche da tarde e ainda ficar com fome, ela pode optar por comer uma fruta ou mesmo um mix de castanhas.
Para que não haja um consumo exagerado, as barrinhas podem até mesmo ser substituídas por outros cereais de origem integral, como é o caso da aveia e também da granola.
Consumir barras de cereais traz algum malefício para o corpo humano?
Com certeza não, mas quando são consumidas da maneira correta. Vale lembrar que qualquer tipo de alimento quando consumido de maneira exagerada pode fazer mal para o corpo humano, e não é diferente com as barrinhas de cereais.
Outro detalhe importante é que, quando a pessoa for diabética, ela deve conversar com o seu médico responsável para analisar com mais detalhes qual barrinha de cereal ela pode consumir.
Normalmente as barrinhas de cereais próprias para diabéticos possuem alguma informação mais específica em sua embalagem, mas mesmo assim, uma conversa mais esclarecedora com o médico que cuida da saúde da pessoa é recomendada, dado que cada pessoa é única e possui um quadro de saúde específico.
Com esse cuidado tomado e se consumido sem exagero, as barrinhas de cereais trazem apenas benefícios para o corpo humano quando são consumidas.
Qual é o preço médio de uma barra de cereal?
O preço de uma barrinha de cereal varia de R$2,49 à R$9,58. O seu valor depende exclusivamente da sua marca e mesmo do seu sabor.
De maneira geral, quando compradas em embalagens fechadas (com 12 ou até mesmo 24 unidades em cada), as barrinhas de cereais saem com um custo muito mais acessível para o consumidor final.
As marcas de barras de cereais mais conhecidas no mercado, são: BANANA BRASIL (Barra Sementes Gergelim e Linhaça Levittá), HART’S (Barra Natural Coconut & Chia), AGTAL (Barra Nuts Zero), SUPER SAÚDE NUTRI (Barra GoPaleo Nuts Castanha de Caju + Castanha do Brasil), DOBRO (Barra Energética Canela Mooca), AGTAL (Mixed Nuts Cranberry), MONAMA (Barra de Cereais Orgânica), PINATI (Barras Nuts Canela), BIO2 (Barra de Coco e 7 Castanhas) e RITTER (Barra de Cereal Light Brownie).
Quantas calorias tem em uma barra de cereal?
As calorias de uma barra de cereal variam muito de uma para outra, mas elas podem conter, em média, de 50 kcal a 344 kcal, dependendo exclusivamente do seu foco e também da sua elaboração.
Quais são as barras de cereais mais saudáveis disponíveis?
Em um primeiro momento, as pessoas podem achar que as barras de cereais não possuem muitas diferenças entre si que vão além do sabor, mas a verdade é que os seus ingredientes e mesmo as suas propriedades ativas podem variar muito.
A verdadeira pergunta deve ser qual a barra de cereal recomendada para cada caso, não qual é a mais saudável.
Nos tópicos a seguir, iremos ver quais são os tipos de barras de cereais que são encontradas no mercado, que podem variar entre energéticas, orgânicas, diet, light e veganas. Entenderemos ainda mais sobre as características específicas de cada a seguir.
As barrinhas energéticas: mais focadas na disposição do corpo para o dia a dia
As barrinhas de cereais energéticas costumam possuir uma maior quantidade de carboidratos na sua composição. Sendo o carboidrato o nutriente necessário para fornecer energia para o corpo humano.
Dado esse fato, essas barrinhas energéticas são mais indicadas para as pessoas que praticam atividades físicas ou mesmo que precisam repor energias para o seu corpo após um dia mais corrido.
Essas barrinhas possuem menos fibras em sua formulação, isso para ajudar o corpo a conseguir absorver os carboidratos de maneira mais rápida. Para consumir esse tipo de barra, é recomendado que as pessoas se atentem a quantidade de açúcares na sua elaboração.
As barrinhas orgânicas: mais focadas na saúde e nos benefícios gerais para o corpo
Os tipos de barras de cereais orgânicas costumam ser as mais indicadas para consumo, dado que são as mais saudáveis para o corpo humano.
Elas são elaboradas com muito pouco, ou até mesmo nenhum aditivo químico, que estão presentes em maiores quantidades nos outros tipos de barrinhas.
Elas também contam com um menor teor de sódio, sendo recomendada para as pessoas que consomem com mais frequência as barrinhas de cereais durante o seu dia a dia.
Vale ressaltar que as fabricantes de barrinhas orgânicas entendem sim a importância e relevância do sabor para o alimento, dado isso, a grande maioria das barrinhas orgânicas são adoçadas com mel, garantindo um sabor muito gostoso para esse alimento. Elas possuem também uma alta concentração de potássio, o que torna essa opção de barrinha ainda mais saudável.
De modo geral, essa barrinha demora muito mais tempo do que as demais para ser devidamente digerida pelo corpo humano, e por isso, ela não é recomendada para as pessoas que irão fazer alguma atividade física logo em seguida do consumo.
As barrinhas Diet: mais focadas na saúde e bem-estar dos Diabéticos
As barrinhas de cereais diet, também muito conhecidas como as barrinhas zero, são bem identificadas em suas embalagens (para que não haja risco do diabetico comprar errado). Essas barrinhas não possuem nenhuma adição de açúcar na sua composição, sendo a opção de barrinha perfeita para as pessoas diabéticas que desejam fazer o uso das barrinhas de cereais no seu plano alimentar.
Para as pessoas que não são diabéticas, e desejam incluir as barrinhas de cereal em uma dieta focada na perda de peso, as barrinhas diet certamente não são as mais indicadas. E isso se dá porque, para conseguir compensar a falta do açúcar e para manter a sua textura mais idêntica às demais barrinhas de cereais, as barrinhas diet possuem uma maior quantidade de gordura na sua elaboração.
As barrinhas Light: mais focadas em reduzir o consumo de calorias
Como regra geral, as barrinhas de cereais são consideradas como pertencentes a casa light quando possuem na sua elaboração, algum ingrediente que tenha sido reduzido em 25%. Por conta desse detalhe bem específico, as pessoas que desejam adquirir uma barrinha de cereal light devem ter uma grande atenção no rótulo do mesmo para ver se o ingrediente que foi reduzido naquela barrinha em específico, faz o não sentido para o seu organismo.
Essa diminuição pode ser, por exemplo, no carboidrato, então essa barrinha light não será a mais indicada para os atletas. Se essa redução foi percebida nas gorduras, então essa barrinha pode ter uma alta concentração de açúcar para se manter, então ela não será boa para as pessoas com diabetes.
Um outro ponto importante é que as barrinhas de cereais light possuem uma alta concentração de sódio, e por isso, não são mesmo as mais recomendadas para um consumo diário e mais constante.
As barrinhas Veganas: as opções de barrinhas sem os derivados de animais
Para as pessoas que aderem ao estilo de vida vegano, existem também as barrinhas específicas para o seu consumo.
Para fazer a sua elaboração, é importante que as pessoas entendam que os alimentos veganos não são necessariamente naturais ou mesmo orgânicos, podendo sim, possuir em sua composição alguns ingredientes sintéticos, que não costumam ser muito saudáveis.
Dado esse fato, o consumo das barrinhas de cereais veganas deve ser feito com muita cautela e atenção.
Quem está de dieta pode comer uma barra de cereal?
Pode sim, mas deve optar pela opção de barrinha certa. As barras de cereais energéticas não são a melhor opção caso o foco seja de dieta para emagrecimento. Já as barrinhas de cereais orgânicas são uma excelente opção mas, como visto nos tópicos anteriores, não devem ser consumidas antes da prática de alguma atividade física.
O perigo da diabetes e o consumo das barras de cereais
A diabetes é uma doença muito séria que acomete milhares de pessoas ao redor de todo o mundo. Essa doença é derivada da produção insuficiente de insulina no corpo humano, ou mesmo pela má absorção dessa substância no mesmo.
A insulina é um importante hormônio que regula toda a glicose no sangue e também garante a energia para o corpo. Ela tem como função quebrar todas as moléculas de glicose (açúcar) no sangue, transformando essas moléculas em energia para as células do corpo humano.
As pessoas que são acometidas pelas diabetes têm um aumento da sua glicemia, e começa a sofrer com altas taxas dela em todo o sangue, o que pode levar a pessoa a ter muitos problemas sérios, que podem acometer o seu coração, as suas artérias, os olhos, os nervos e também os rins. A diabete em seu caso mais agravado pode facilmente levar a pessoa acometida a óbito.
Segundo levantamentos, o Brasil abriga mais de 13 milhões de brasileiros que vivem com essa doença, representando quase 7% de toda a população nacional.
Para evitar que essa doença se agrave, a pessoa deve praticar atividades físicas de maneira regular, manter uma alimentação mais saudável (com a ajuda das barrinhas de cereais Diet) e também evitar o consumo de substâncias nocivas para o corpo humano, como o consumo de álcool, tabaco e outras demais drogas.
Vale lembrar que manter um estilo de vida mais leve e saudável não evita apenas o aparecimento da diabetes, como também o de outras sérias doenças de origem crônica, como o câncer.
As barrinhas de cereais Diet foram desenvolvidas para ajudar da melhor maneira esse público de pessoas, que já conta com uma alimentação muito restritiva e muitas vezes sem opções de alimentos mais rápidos e práticos.
Quem tem diabetes pode comer barrinha de cereal?
Pode sim, mas deve optar por comer a barrinha específica para o seu caso, que é a barrinha de cereal Diet.
Antes de iniciar o consumo de barrinhas de cereais na sua alimentação diária, é muito importante que a pessoa diabética converse com o seu médico sobre esse acréscimo na sua alimentação, pois ele irá recomendar qual é a opção mais indicada para o seu caso específico.
Quais são os cereais que uma pessoa diabética pode comer?
Os principais cereais que podem ser ingeridos pelas pessoas que são acometidas pela diabetes, são: Quinoa, Aveia, Centeio, Linhaça, Arroz Integral e também a Cevada.
Considerações finais
Como vimos no artigo de hoje, as barrinhas de cereais são excelentes aliadas para as pessoas que prezam por sua boa saúde e que desejam manter um estilo de vida mais focado e também muito mais saudável.
Se consumidas corretamente e sem abuso ou exageros, esse alimento traz diversos benefícios para o corpo, e por conta disso, é importante que as pessoas conheçam com mais detalhes os tipos de barrinhas de cereais, como foi visto nos tópicos anteriores, para entenderem corretamente qual barrinha de cereal irá se enquadrar melhor na sua verdadeira necessidade.
Analisado esse ponto, a pessoa poderá adquirir em uma maior quantidade, e também por um menor custo, a barrinha de cereal que faz mais sentido para o seu perfil de consumo, seja ele para treinar, para dar mais disposição para o dia a dia, para complementação da alimentação vegana ou mesmo como uma opção de alimento para uma vida de restrições que são impostas pelas diabetes.
O que realmente importa, é que esse nutritivo e gostoso alimento pode ser usado em todas as ocasiões, por todas as pessoas, driblando as suas necessidades, e oferecendo para elas um dia muito mais completo, cheio de energia e também de muita vitalidade.
Veja todos os produtos reunidos em um só lugar. Acesse o CliqueFarma e encontra as melhores promoções, preços e muita informação.