Mesomorfo, ectomorfo e endomorfo

Tempo de leitura: 2 minutos
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

Os biótipos são características físicas básicas determinadas pela genética que cada indivíduo herda, ou seja, o seu “tipo de corpo”. Alguns estudos também afirmam que o meio externo também pode influenciar, o chamado fenótipo.

Estudos relacionados aos tipos físicos foram iniciados pelo psicólogo William Sheldon (1898-1977). Nesse contexto, há três biótipos relativos ao genótipo do indivíduo, o ectomorfo, mesomorfo e endomorfo. No corpo humano pode haver uma mistura desses biótipos. No entanto, sempre há um tipo predominante. Os fatores como misturas genéticas e raciais também são levadas em conta.

Conhecer o seu biótipo permite que você consiga otimizar e alcançar seus objetivos em relação ao tipo de alimentação e exercícios que devem ser planejados para alcançar o corpo desejado.

Qual o seu biótipo?

Ectomorfo: entre suas principais características está o baixo percentual de gordura corporal e o metabolismo acelerado. O indivíduo é relativamente magro, havendo a dificuldade de ganhar peso, seja massa muscular ou gordura. Sua estrutura óssea é estreita e comprida, geralmente com ombros curtos e cintura fina.

Mesomorfo: é o indivíduo que consegue ganhar e perder peso com facilidade seja esse peso voltado para massa muscular ou gordura. Sua estrutura óssea é proporcional, tem ombros largos e cintura mais fina.

Endomorfo: caracterizado pelo fácil ganho de peso e metabolismo lento. São indivíduos que possuem a tendência de ganhar mais gordura do que músculos, sendo assim, mais difícil de queimar gordura. Sua estrutura óssea é caracterizada por ombros e cintura relativamente largas.

Cada um desses tipos possui uma dieta e treino diferenciado dependendo o objetivo do individuo.

Referências bibliográficas

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *