As vitaminas são fundamentais para a manutenção de um organismo saudável, mas conhecer melhor cada uma delas nos torna mais alertas para uma melhor alimentação ou atenção à sintomas que podem ser consequências de problemas mais sérios.
A vitamina E, por exemplo, está muito associada à proteção do colesterol, é benéfica para a pele, entre muitos outros pontos positivos. Pode ser encontrada em alguns alimentos, e muitos deles apresentam alto teor de gordura, o que tornou comum o uso de suplementos vitamínicos para que as pessoas possam atingir a quantidade necessária, sem excessos. Saiba mais nesse artigo!
O que é e para que serve a vitamina E?
A vitamina E é um nutriente com forte ação antioxidante, ou seja, ajuda no combate aos radicais livres que podem prejudicar as células. É também responsável pela regeneração dos tecidos do corpo, incluindo sangue, pele e músculos, segundo informações da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).
Outra característica importante da vitamina E é o fato de ser lipossolúvel, isto é, é solúvel em gorduras e tem a capacidade de armazenamento no corpo durante longos períodos, tanto é que pode se acumular em órgãos como fígado, consequentemente, protegendo contra doenças.
Quais os benefícios da vitamina E?
Sua capacidade antioxidante ajuda a defender as membranas celulares na prevenção do câncer, por exemplo, além de proteger o organismo contra infarto, AVC (acidente vascular cerebral) e nos efeitos prejudiciais do LDL (sigla em inglês referente à lipoproteína de baixa densidade) – responsável pelas taxas de colesterol. A vitamina E, combinada também com as vitaminas C e K, atuam de forma conjunta na prevenção de várias outras doenças:
- Doença de Alzheimer;
- Doenças degenerativas, como a Esclerose lateral amiotrófica;
- Pré-eclâmpsia, na gravidez (condição causada por alta pressão arterial);
- Doenças oculares crônicas, como a degeneração da mácula.
Vantagens da Vitamina E para a pele
Lembra da ação antioxidante que já citamos? Essa função também ajuda a prevenir o surgimento de rugas e linhas de expressão. Se o seu principal objetivo com a vitamina E é no cuidado com a pele do rosto ou dos cabelos, por exemplo, é possível encontrar nas farmácias, produtos que associam vitaminas e minerais com a beleza, os chamados nutricosméticos. É o caso de ampolas ou comprimidos que combinam vitamina E com colágeno, ácido hialurônico, entre outros ativos com ênfase no envelhecimento.
Porém, não é recomendado o uso isolado desses produtos sem uma alimentação equilibrada e acompanhamento médico. Já que são reduzidas as chances de resultados a longo prazo. Por esse motivo, para uma pele saudável e jovem é essencial prioriza o consumo de alimentos que contém vitamina E, assim como as vitaminas A, C e D.
Vantagens da Vitamina E para atividades físicas
Em termos de atividades físicas, um dos principais benefícios da vitamina E é a sua ação antioxidante, que auxilia no pós-treino. Além disso, essa vitamina proporciona melhora da resistência nos treinos, aumento da força, ganho de massa muscular, rápida recuperação muscular após os treinos, aumento da massa magra, fortalecimento de músculos e ossos, entre outros efeitos.
Os principais benefícios para atletas são:
- Melhora da resistência nos treinos;
- Ganho de massa muscular;
- Emagrecimento;
- Fortalecimento de músculos e ossos;
- Efeitos estéticos para pele e cabelo.
Quando é necessário repor a vitamina E?
Assim como todas as vitaminas, a vitamina E não é produzida pelo organismo e, em razão disso, deve ser adquirida por meio da alimentação e/ou de suplementação.
Alguns exemplos de alimentos ricos em vitamina E
- Amendoim;
- Óleo de girassol;
- Óleo de milho;
- Azeite;
- Castanha do Pará;
- Nozes;
- Vegetais verde-escuros;
- Frutas como mamão, abacate e uva.
O uso de suplemento vitamínico é mais indicado para pessoas com dietas restritivas, que não conseguem atingir a recomendação média para o indivíduo somente pela dieta ou que apresentam deficiência do nutriente.
Quais os sintomas da falta de vitamina E?
A deficiência de vitamina E pode ocorrer em casos de doenças que prejudicam a capacidade de absorver a vitamina, ou ainda, em indivíduos que não podem absorver a gordura no metabolismo. Em geral, os sintomas que podem estar associados à falta de vitamina E são:
- fraqueza muscular;
- problemas de visão;
- alterações do sistema imunológico;
- insônia;
- queda de cabelo, entre outros.
Lembre-se, os suplementos de vitamina E devem ser ingeridos somente sob orientação médica. Consulte um nutricionista para avaliar a necessidade e a dosagem ideal para cada pessoa. Se precisar, compare os preços no CliqueFarma, entre farmácias de todo o Brasil. Compre online, economize e receba em casa!