Todos nós já sentimos isso em algum momento de nossas vidas – aquela sensação estranha no estômago que sobe lentamente e deixa você com calor, tontura e totalmente desconfortável. A náusea não é agradável e pode ser provocada por uma série de fatores, tanto psicológicos quanto físicos. Mas há um tipo de medicamento específico para tratar esse sintoma, bem como o vômito que geralmente está associado à náusea. Os antieméticos, são um tipo de medicamento usado para tratar o sintoma da náusea e do vômito, que geralmente são sintomas de algum problema de saúde.
Existem várias marcas e substâncias antieméticas que podemos encontrar nas farmácias, neste artigo vamos te apresentar algumas delas e como elas funcionam.
Além disso, vamos abordar os efeitos colaterais que esses medicamentos podem trazer para quem os toma, e vamos te mostrar algumas soluções naturais para tratar náuseas e vômitos.
Mas antes de ver esses conceitos, vamos entender tudo sobre os sintomas de náuseas e vômitos e logo em seguida iremos entender como os medicamentos antieméticos funcionam.
Vômitos e náuseas
Náuseas e vômitos são sintomas comuns que podem ser causados por muitos distúrbios diferentes. Náuseas e vômitos podem ocorrer em condições que afetam o próprio sistema digestivo ou em associação com condições mais generalizadas, como gripe, enxaqueca ou meningite. Muitas causas de náuseas e vômitos não são graves, no entanto, esses sintomas também podem ser um sinal de condições subjacentes graves.
As causas comuns de náuseas e vômitos incluem gastroenterite viral e enjoos matinais associados à gravidez. Muitos medicamentos podem causar náuseas e vômitos agudos, como quimioterapia e anestésicos gerais usados para cirurgia.
As enxaquecas também são causas comuns de náuseas e vômitos. As doenças transmitidas por alimentos são uma causa comum de náuseas e vômitos e, muitas vezes, também resultam em diarreia.
Se os seus sintomas forem persistentes e graves, ou se você não conseguir conter nenhum líquido ou alimento, podem ser sinais de uma condição séria. Raramente, náuseas e vômitos podem indicar um problema sério ou mesmo com risco de vida, como um ataque cardíaco.
Se não forem tratados, náuseas e vômitos podem causar desidratação grave. Desidratação severa e desequilíbrios eletrolíticos podem resultar em choque ou coma e podem ser fatais.
Possíveis causas do vômito e da náusea
A náusea e o vômito começam com uma sensação de mal-estar que estimula uma série de processos em seu corpo que forçam o conteúdo do estômago a ser expelido de volta pela garganta e pela boca no ato do vômito. A gastroenterite é uma causa comum de náuseas e vômitos. Vírus, bactérias e outros patógenos podem causar tais reações.
Os medicamentos também podem causar náuseas e vômitos, principalmente a quimioterapia. Além disso, distúrbios gastrointestinais comumente causam náuseas e vômitos agudos por meio de inflamação, infecção, bloqueio ou disfunção.
A gravidez causa enjoos matinais, que também são uma causa comum de náuseas e vômitos. Os enjoos matinais podem ocorrer no primeiro trimestre da gravidez ou durante toda a gravidez.
As causas comuns de náuseas e vômitos incluem:
- Intoxicação por álcool ou drogas
- Quimioterapia ou outros medicamentos
- Cetoacidose diabética (complicação do diabetes com risco de vida)
- Alergias alimentares (reação alérgica a certos alimentos)
- Intoxicação alimentar
- Enxaqueca
- Úlcera péptica
- Enjoo matinal relacionado à gravidez
- Infecções virais, bacterianas ou parasitárias
Em alguns casos, náuseas e vômitos agudos podem ser um sintoma de uma condição grave ou com risco de vida que deve ser avaliada imediatamente em um ambiente de emergência. Essas condições incluem:
- Tumores cerebrais
- Obstrução intestinal
- Ferimento na cabeça
- Ataque cardíaco (enfarte do miocárdio)
- Meningite (infecção ou inflamação ao redor do cérebro e da medula espinhal)
- Pancreatite (geralmente acompanhada de dor abdominal intensa)
Sintomas de vômito e náusea
Náuseas e vômitos podem acompanhar outros sintomas, que variam dependendo da doença, distúrbio ou condição subjacente. Os sintomas que frequentemente afetam o trato digestivo também podem envolver outros sistemas do corpo.
Náuseas e vômitos agudos podem acompanhar outros sintomas que afetam o sistema digestivo, incluindo:
- Inchaço abdominal
- Dor abdominal ou cólicas
- Mudança nos movimentos intestinais
- Prisão de ventre
- Diarreia
- Gases
- Azia
- Indigestão
Náuseas e vômitos podem acompanhar os sintomas relacionados a outros sistemas do corpo, incluindo:
- Sensação de queimação no peito
- Dor ou pressão no peito
- Tosse
- Febre
- Sintomas semelhantes aos da gripe (fadiga, febre, dor de garganta, dor de cabeça, tosse e dores)
- Dor de cabeça
- Mal-estar
Em alguns casos, náuseas e vômitos agudos podem ser um sintoma de uma condição com risco de vida que deve ser avaliada imediatamente em um ambiente de emergência. Procure atendimento médico imediato se você, ou alguém com quem estiver, tiver algum destes sintomas de risco de vida, incluindo:
- Mudança no estado mental ou mudança repentina de comportamento, como confusão, delírio e alucinações.
- Dor de cabeça e torcicolo
- Febre alta
- Vômito persistente
- Forte dor abdominal
- Vômito com sangue
Quais neurotransmissores estão envolvidos no processo do vômito
Em nosso corpo, pelo menos três coisas podem ativar o reflexo que causa o vômito.
- Impulsos nervosos do estômago, do trato intestinal e de outras partes do corpo, resultando em uma ativação reflexiva
- Estimulação dos centros cerebrais superiores
- A zona de disparo quimiorreceptor enviando impulsos
Estímulos para vomitar
Alguns neurotransmissores são os responsáveis por estimular o vômito em determinadas situações.
Dor, visão, olfato, paladar, emoção
A experiência dessas sensações leva a informações enviadas para os centros superiores do cérebro e, em seguida, informações retransmitidas para o centro do vômito e a zona de gatilho quimiorreceptora por meio de substâncias químicas que transmitem informações ao cérebro, daí o nome neurotransmissores. O mais comumente responsável é a acetilcolina. Os neurotransmissores estimulam e ativam o reflexo do vômito por meio dos impulsos descritos anteriormente.
Enjoo de movimento
O movimento é devido à estimulação do labirinto. O labirinto é uma parte do ouvido interno envolvida no equilíbrio e na percepção do movimento. A estimulação do labirinto leva a impulsos que passam ao longo do nervo vestibular para o sistema nervoso central, onde ativa a zona de gatilho receptora para produzir o vômito.
Neurotransmissores como histamina e acetilcolina também são liberados para a zona de gatilho receptora, que por si só pode liberar substâncias químicas como dopamina e serotonina que estimulam o centro do vômito, que libera acetilcolina, que então leva à sensação de náusea e vômitos.
Quimioterapia
Os medicamentos usados na quimioterapia causam estimulação dos receptores da zona de gatilho. Isso, por sua vez, causará a liberação dos referidos transmissores químicos dopamina que aciona o centro do vômito e causa a liberação de acetilcolina, levando à indução de náuseas e vômitos.
Alterações hormonais durante a gravidez
Sintomas de náuseas e vômitos são comuns durante o primeiro trimestre dos estágios da gravidez. Os mecanismos exatos de náuseas e vômitos induzidos pela gravidez ainda não estão claros, no entanto, acredita-se que níveis elevados de hormônios da gravidez podem desempenhar um papel na indução de náuseas e vômitos.
A hidratação adequada deve ser aconselhada. Modificações dietéticas, como refeições pequenas, frequentes, com alto teor de carboidratos e baixo teor de gordura, podem ajudar.
O que são os medicamentos antieméticos?
O antiemético é um medicamento utilizado para o tratamento e prevenção de náuseas e vômitos. Esses medicamentos são encontrados de várias formas, como cápsulas e comprimidos, em forma líquida, como supositórios retais, adesivos, e injeções intravenosas e intramusculares.
Algumas fórmulas de antieméticos estão disponíveis para venda livre, mas outras necessitam de receitas para serem adquiridas.
Como funcionam os medicamentos antieméticos?
Os antieméticos atuam nas vias neurais envolvidas no vômito, bloqueando receptores específicos que respondem às moléculas de neurotransmissores, como serotonina, dopamina e histamina.
A maioria deles são receptores centrais encontrados no centro do vômito do tronco cerebral, enquanto os receptores periféricos são encontrados no nervo vago. Quando o trato gastrointestinal detecta uma ameaça, ele envia informações aos receptores periféricos, que por sua vez as transmitem aos receptores centrais no centro do vômito. Em resposta, o centro do vômito provoca náuseas e vômitos ao estimular o trato gastrointestinal, os músculos abdominais e o diafragma.
Qual a função dos Antieméticos?
Os antieméticos tratam ou previnem náuseas e vômitos. As causas comuns de náusea e vômito incluem enjoo , gastroenterite (cólica estomacal), dor, enxaqueca, obstrução intestinal, radioterapia, medicamentos opióides, quimioterapia e anestesia durante a cirurgia. Os antieméticos também tratam as náuseas associadas à gravidez, como enjoo matinal.
Tipos de antieméticos
Existem algumas classes de medicamentos antieméticos, que são categorizados com base no receptor predominante sobre o qual atuam. Escolher o mais adequado é fundamental para aumentar a eficácia e minimizar os efeitos colaterais.
Antagonistas do receptor 5-HT3
Como ondansetrona, granisetrona e palonosetrona são medicamentos que atuam nos receptores centrais de serotonina no centro do vômito, bem como nos receptores periféricos de serotonina no nervo vago.
Os antagonistas do receptor 5-HT3 são indicados para uso contra vômitos causados por gastroenterite aguda ou náusea pós-operatória. É também a primeira classe de antieméticos de referência para náuseas e vômitos induzidos por radioterapia e quimioterapia, que são efeitos colaterais comuns.
Antagonistas da dopamina
Como metoclopramida, domperidona e clorpromazina , estão entre os antieméticos mais comumente usados e também são indicados para náusea pós-operatória e enjoo.
Anti-h1
Como ciclizina, prometazina e difenidramina , ou antimuscarínicos (anticolinérgicos) como escopolamina são frequentemente usados para tratar e prevenir náuseas e vômitos induzidos por distúrbios vestibulares como vertigem ou movimento.
A escopolamina é usada predominantemente para prevenir o enjoo e pode vir em um adesivo transdérmico, tornando mais fácil de administrar, especialmente para pessoas com problemas de deglutição. O adesivo transdérmico também é útil para manter uma liberação estável do medicamento e diminuir o risco de efeitos colaterais. Como desvantagem, os anti-histamínicos geralmente causam sonolência.
Os glicocorticoides também são indicados como antieméticos contra a emese induzida por quimioterapia. Eles são eficazes e geralmente bem tolerados, mas insônia, aumento de energia e alterações de humor são efeitos colaterais comuns.
Antagonistas do receptor de neurocinina 1
São uma classe de medicamentos relativamente nova que pode ser usada como antiemético, especialmente para suprimir náuseas e vômitos induzidos por radioterapia e quimioterapia, bem como para prevenir náuseas e vômitos após a cirurgia. Os antagonistas do receptor 1 não devem ser tomados durante a gravidez ou a amamentação.
Principais substâncias de antieméticos
Dentro dos tipos principais de antieméticos, existem algumas substâncias mais comuns que são usadas para prevenção e tratamento de náuseas e vômitos, Veja a seguir algumas dessas substâncias.
Ondansetrona
A ondansetrona bloqueia as ações de substâncias químicas no corpo que podem causar náuseas e vômitos.
A ondansetrona é usada para prevenir náuseas e vômitos que podem ser causados por cirurgia, quimioterapia do câncer ou radiação.
Tome ondansetrona exatamente como prescrito pelo seu médico. Siga todas as instruções na etiqueta da receita. Não tome este medicamento em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
O ondansetrona pode ser tomado com ou sem alimentos.
A primeira dose geralmente é administrada antes do início da cirurgia, quimioterapia ou radioterapia. Siga as instruções de dosagem do seu médico com muito cuidado.
Tome o comprimido normal de ondansetrona com um copo cheio de água.
Efeitos colaterais do ondansetrona
O uso da ondansetrona pode levar a alguns efeitos colaterais como:
- Constipação severa, dor de estômago ou inchaço
- Dor de cabeça com dor no peito e tontura intensa, desmaios, batimentos cardíacos rápidos ou acelerados
- Batimentos cardíacos rápidos ou acelerados
- Icterícia (amarelecimento da pele ou olhos)
- Visão turva ou perda temporária da visão (durando de apenas alguns minutos a várias horas)
- Altos níveis de serotonina no corpo – agitação, alucinações, febre, ritmo cardíaco acelerado, Reflexos hiperativos, náuseas, vômitos, diarreia, perda de coordenação, desmaios
Os efeitos colaterais comuns do ondansetrona podem incluir:
- Diarreia ou prisão de ventre
- Dor de cabeça
- Sonolência
- Sensação de cansaço
Dimenidrinato
Dimenidrinato é um antiemético que reduz os efeitos da histamina química natural no corpo.
Dimenidrinato é usado para tratar ou prevenir náuseas, vômitos e tonturas associadas ao enjôo.
Use exatamente como indicado no rótulo ou conforme prescrito pelo seu médico. Não use em quantidades maiores ou menores ou por mais tempo do que o recomendado.
Para obter melhores resultados, tome dimenidrinato 30 a 60 minutos antes de viajar ou antes de qualquer atividade que possa causar enjoo.
Você pode tomar dimenidrinato com ou sem alimentos.
O comprimido para mastigar deve ser mastigado antes de engoli-lo.
Se precisar de cirurgia, informe o cirurgião com antecedência se você tomou dimenidrinato nos últimos dias.
Efeitos colaterais do dimenidrinato
O dimenidrinato pode causar alguns efeitos colaterais como:
- Pouca ou nenhuma micção
- Confusão, mudanças de humor
- Tremores, inquietação
- Convulsões
- Batimentos cardíacos rápidos ou irregulares
Os efeitos colaterais como boca seca, constipação e confusão podem ser mais prováveis em adultos mais velhos.
Os efeitos colaterais comuns podem incluir:
- Sonolência
- Boca, nariz ou garganta secos
- Prisão de ventre
- Visão embaçada
- Sensação de inquietação ou excitação (especialmente em crianças)
Antieméticos naturais
Embora a medicina convencional opte por antieméticos e outros medicamentos para aliviar as náuseas e vômitos, também existem remédios naturais para esses problemas, alguns dos quais você já tem em sua cozinha.
Gengibre
O gengibre é um remédio eficaz para náuseas. Isso porque o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar na digestão, e acredita-se que seus compostos também aceleram o processo de movimentação do conteúdo do estômago para o intestino delgado, o que pode reduzir os sintomas de náusea.
Uma análise de 2014 de seis estudos diferentes examinando o uso de gengibre na gravidez descobriu que tomar cerca de um grama de gengibre uma vez por dia por pelo menos cinco dias diminuiu os sintomas de náuseas e vômitos no início da gravidez. Estudos também descobriram que o gengibre pode ser eficaz no controle dos sintomas de náusea e vômito em pacientes de quimioterapia.
O gengibre pode ser tomado como suplemento, vendido em cápsulas. Você também pode adicionar pedaços de gengibre fresco ao chá ou incluí-lo como tempero na comida.
Óleo essencial de hortelã
A hortelã-pimenta há muito é considerada um remédio tradicional para náuseas, embora as evidências científicas sobre sua eficácia não sejam tão robustas quanto para o gengibre. Ainda assim, muitas pessoas juram por suas propriedades calmantes.
Acredita-se que o principal ingrediente da hortelã-pimenta, o mentol, relaxa o estômago, o que pode aliviar as cólicas e as náuseas.
Um pequeno estudo de 2014 sugeriu que até mesmo o cheiro de óleo de hortelã-pimenta pode aliviar a náusea, mas mais pesquisas são necessárias para determinar se é um remédio eficaz.
No entanto, se sentir náuseas e vômitos, a hortelã-pimenta pode não ser muito eficaz, pois é usada principalmente para tratar náuseas – e não episódios de vômito.
Se você quiser experimentar a hortelã-pimenta, pode comprá-la como um chá ou óleo essencial difusor de hortelã para aromaterapia, adicionando duas a três gotas de óleo de hortelã-pimenta em um difusor cheio de água.
Dicas para lidar com as náuseas
Além de usar medicamentos antieméticos recomendados pelo seu médico e também usar os remédios naturais para lidar com as náuseas e vômitos, há outras coisas que você pode fazer para lidar com as náuseas.
Coma refeições menores e leves
Comer demais pode causar náusea. Isso porque, quando você come demais, o estômago estica, resultando em inchaço, azia e movimentos digestivos excessivos – todos os quais podem causar náuseas.
Comer refeições pequenas e frequentes e consumir uma dieta leve, sem sabores fortes pode ser útil para reduzir os episódios de náuseas. Alimentos leves são fáceis de digerir e podem ajudar a acalmar o estômago.
Mantenha-se hidratado
Pode ser difícil comer ou beber alguma coisa quando você tem náuseas – incluindo água. Mas, a desidratação só vai piorar as náuseas.
Isso pode ser especialmente importante se você estiver sentindo náuseas como resultado de calor ou umidade extrema. Na verdade, náuseas e vômitos são alguns dos principais sintomas da exaustão pelo calor e da insolação.
O superaquecimento causa a dilatação dos vasos sanguíneos enquanto o corpo tenta se resfriar e essa mudança na pressão arterial pode se manifestar como náusea ou tontura. Mas se você beber muita água e se manter hidratado, isso o ajudará a se acalmar e a retornar à temperatura corporal normal.
Se beber água é um desafio para você com náuseas, deve tomar pequenos goles ao longo do dia ou experimentar uma bebida calmante como chá de hortelã quente.
Sente-se ereto ou deite-se com a cabeça apoiada
Quando você se sentir enjoado, pode ficar tentado a deitar-se, mas essa não é a melhor ideia. Ficar deitado com náuseas pode causar vômito.
É importante usar a gravidade a seu favor e manter a cabeça inclinada acima do estômago.
Ao permanecer na posição vertical, a gravidade ajuda a manter o conteúdo do estômago baixo. Sentar-se ereto ou deitado com a cabeça apoiada em alguns travesseiros é a melhor escolha se você deseja aliviar as náuseas.
Experimente respirar profundamente
Respire fundo, respirando o ar pelo nariz e pelos pulmões. Seu abdômen deve se expandir conforme você inspira. Expire lentamente pela boca ou nariz e relaxe a barriga após cada respiração.
Pesquisas mostram que fazer respirações profundas e controladas com o diafragma ativa o sistema nervoso parassimpático. Isso ajuda a manter sob controle a resposta biológica que causa o enjoo. A respiração profunda também ajuda a acalmar a ansiedade que pode ocorrer quando você está se sentindo mal.
Pratique acupressão
A acupressão é uma prática da medicina alternativa de aplicar pressão em determinados pontos do corpo, conhecidos como meridianos. A ideia é que, ao pressionar esses locais, você envie uma mensagem ao corpo para ativar seus mecanismos de autocura, que podem aliviar dores ou náuseas.
Uma pesquisa de 2016 descobriu que a acupressão pode reduzir alguns sintomas de náusea.
Um dos principais pontos de pressão para a náusea é chamado de Pericárdio 6, ou Neiguan, localizado próximo ao pulso. Acredita-se que esse ponto de pressão alivia a náusea porque o caminho do meridiano desse ponto sobe pelo braço, para o tórax e a parte superior do abdome, próximo ao estômago.
Saiba a hora de procurar um médico
Quando todos os tratamentos e remédios caseiros para náuseas e vômitos não são suficientes, pode ser hora de colocar suas necessidades de saúde nas mãos de um médico.
Aqui estão os sinais de aviso que é hora de procurar intervenção médica profissional:
- O doente tem menos de 12 semanas e vomitou mais de uma vez
- O doente apresenta sinais de desidratação
- Você acredita que a pessoa doente pode ter consumido veneno
- A pessoa doente parecer confusa ou tem rigidez de nuca, erupção na pele, dor de cabeça, febre alta ou dores de estômago
- O vômito da pessoa doente contém sangue ou bile
- Você suspeita de apendicite
- O doente é difícil de acordar
- A pessoa está vomitando há mais de oito horas
- Sempre que você estiver preocupado e achar que a supervisão de um médico seria útil
Maneiras naturais de tratar enjoos matinais em mulheres grávidas
Ninguém sabe ao certo, mas as mudanças em seu corpo, particularmente o aumento dos hormônios da gravidez, um olfato aguçado e um sistema digestivo temporariamente mais sensível, provavelmente desempenham um papel importante no enjoo matinal.
A náusea geralmente começa na quinta ou sexta semana de gravidez e pode ser pior no início do terceiro mês. Os sintomas geralmente desaparecem no início do segundo trimestre, mas em 15 a 20 por cento das mulheres, eles podem durar mais.
Felizmente, essas sensações geralmente podem ser gerenciadas sem uma visita ao seu médico ou medicamentos prescritos. Aqui estão alguns remédios caseiros úteis para ajudá-la a superar os enjoos matinais.
Evite certos alimentos
Tente evitar alimentos gordurosos, alimentos muito doces, alimentos condimentados e alimentos produtores de gases. Este não é o momento de experimentar aquele novo restaurante!
Mulheres relataram que alimentos ricos em proteínas, ricos em carboidratos, salgados, com baixo teor de gordura, insossos e / ou secos (ou seja, nozes, biscoitos, torradas e cereais) têm menor probabilidade de causar náuseas. Você também pode combater a náusea durante as refeições, mantendo os alimentos e as bebidas separados (evite beber enquanto estiver comendo).
Evite cheiros fortes
Uma das melhores coisas que você pode fazer é evitar gatilhos ambientais, especialmente cheiros fortes. Mantenha distância da fumaça do cigarro, perfumes e qualquer outra coisa que parece afetá-la. Quando se trata de cozinhar, veja se outra pessoa pode fazer a preparação dos alimentos. Se você cozinhar, abra as janelas para minimizar os odores do cozimento.
Experimente aromaterapia
Por outro lado, cheirar a hortelã, limão ou laranja pode ajudar a aliviar a náusea. Experimente colocar uma bola de algodão ou tecido com óleo perfumado sob o nariz. Muitos preferem a abordagem de bola de algodão para borrifar um aroma no ar porque você pode descartar rapidamente o algodão – e seu cheiro – se ele causar náuseas.
Cronometre corretamente suas vitaminas pré-natais
O ferro encontrado em muitas vitaminas pré-natais pode exacerbar as náuseas. Experimente tomar suas vitaminas pré-natais antes de dormir, em vez de tomar de manhã com o estômago vazio. Se isso não ajudar, converse com seu médico sobre a tentativa de uma vitamina pré-natal sem ferro.
Sua necessidade de ferro é maior mais tarde na gravidez, portanto, pode ser normal pular o ferro ao passar por esse problema, mas avise o seu médico para que ele possa ficar de olho nos seus níveis de ferro.
Pratique exercício
Algumas mulheres acham que os exercícios ajudam os sintomas. Tente fazer uma caminhada extra durante o dia, nadar ou participar de uma aula de ioga pré-natal.
Lembre-se: o exercício é fortemente encorajado durante a gravidez, mas sempre consulte o seu médico antes de iniciar uma nova rotina de exercícios – ou aumentar drasticamente seu nível de condicionamento físico.
Perguntas
Com certeza agora você sabe bastante sobre como evitar e tratar vômitos e náuseas, com antieméticos e outras soluções naturais. Mesmo assim, separamos algumas perguntas com suas respectivas respostas a fim de esclarecer possíveis dúvidas que você ainda tenha.
O que são drogas antieméticas?
Os medicamentos antieméticos são medicamentos usados para tratar náuseas e vômitos. Esses dois sintomas são muito comuns e podem ser causados por muitas condições, terapias, procedimentos e medicamentos diferentes.
Embora o vômito seja considerado um reflexo protetor do corpo para expelir substâncias tóxicas no estômago e no intestino, os antieméticos costumam ser necessários para suprimir o vômito, especialmente se houver desidratação grave.
Qual é o antiemético mais eficaz?
De todos os medicamentos indicados para vômitos, é difícil escolher o mais eficaz. O medicamento deve ser escolhido de forma adequada pelo profissional de saúde de acordo com a situação e a pessoa que dele necessita, além de levar em consideração a causa básica, a gravidade do caso e os possíveis efeitos colaterais.
Qual antiemético é indicado para uso em vertigem?
A vertigem é uma ilusão de movimento frequentemente acompanhada por dores de cabeça, náuseas e vômitos. Na maioria das vezes, os antagonistas do receptor H1 da classe dos anti-histamínicos, como a loratadina, podem ser prescritos. Em qualquer caso, o medicamento adequado para cada pessoa é escolhido após cuidadosa avaliação de um profissional de saúde.
Quais são os efeitos colaterais dos medicamentos antieméticos?
Os antieméticos geralmente são bem tolerados, mas podem ter efeitos colaterais potenciais, como constipação ou diarreia, dor de cabeça, fadiga, mal-estar, tontura, desmaio, visão turva, boca seca ou fotossensibilidade.
Consultar o médico de família antes de tomar antieméticos de venda livre ou medicamentos prescritos é vital, especialmente se estiver tomando qualquer outro medicamento ao mesmo tempo, devido aos potenciais efeitos aditivos.
Onde comprar medicamentos antieméticos
Se você sofre com náuseas e vômitos, procure o seu médico para verificar a causa do problema e tratá-lo da melhor forma. Pode ser que o seu médico te receite algum medicamento para tratar os sintomas de náusea e vômito.
Siga todas as orientações de seu médico para uso desse tipo de medicamentos, pois como vimos, assim como outros medicamentos, os antieméticos podem causar efeitos colaterais. Mas se você usá-los conforme recomendado pelo seu médico, você pode minimizar ou até mesmo evitar o surgimento de efeitos colaterais.
Sendo assim, você pode encontrar os melhores medicamentos antieméticos com o buscador de preços da cliquefarma.
Essa ferramenta comparativa de preço pode te ajudar a encontrar tudo o que você precisa de forma rápida e segura. Além disso, você vai encontrar preços acessíveis para você!
Gostou desse artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!