Clavulin

Tempo de leitura: 2 minutos
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

Clavulin contém como substâncias ativas a amoxicilina e o ácido clavulânico. A amoxicilina, um antibiótico da família das penicilinas, tem ampla atividade contra bactérias, destruindo-as. O ácido clavulânico possui a capacidade de inativar uma substância chamada betalactamase, que é produzida por alguns tipos de bactérias e provoca resistência ao tratamento com antibióticos da família das penicilinas.

Clavulin atua nas infecções bacterianas (causadas por bactérias) comuns, para as quais o tratamento com antibióticos é indicado.

Clavulin é contraindicado para pacientes que apresentam reações alérgicas e hipersensibilidade às penicilinas, além de disfunção do fígado ou icterícia (amarelamento da pele e dos olhos) associadas ao uso de Clavulin ou de outras penicilinas.

Antes de iniciar o tratamento com Clavulin, seu médico deve fazer uma pesquisa cuidadosa para avaliar se você tem ou já teve alguma reação alérgica a outros antibióticos, como penicilinas e cefalosporinas, ou a outras substâncias que provocam alergia (alérgenos).

Há relatos de reações alérgicas graves e ocasionalmente fatais em pacientes que recebem tratamento com derivados de penicilina. Essas reações ocorrem com maior facilidade nas pessoas que já apresentaram alergia à penicilina e/ou a múltiplos alérgenos. Caso haja uma reação alérgica, você deve interromper o tratamento com Clavulin, e seu médico vai então determinar a melhor terapia para seu caso.

Posologia do Clavulin

Os comprimidos de Clavulin® devem ser administrados por via oral (pela boca).

Para reduzir desconfortos no estômago ou no intestino, tome este medicamento no início da refeição. O tratamento não deve ser estendido por mais de 14 dias sem a revisão do médico.

Adultos e crianças acima de 12 anos* – Comprimidos revestidos 500 mg + 125 mg – 1 comprimido três vezes ao dia (de 8 em 8 horas) .

* A dose diária usual recomendada é de 25 mg**/kg, dividida por meio da administração de 8 em 8 horas. Nos casos de infecções graves, a posologia deve ser aumentada, a critério de seu médico, até 50 mg/kg/dia, dose dividida por meio da administração de 8 em 8 horas.

** Cada dose de 25 mg de Clavulin® fornece 20 mg de amoxicilina e 5 mg de ácido clavulânico. Os comprimidos de Clavulin® não são recomendados para crianças menores de 12 anos.

Composição do Clavulin

Cada comprimido revestido contém:

  • amoxicilina (na forma de amoxicilina triidratada) …………………….500 mg
  • ácido clavulânico (na forma de clavulanato de potássio) ……………125 mg
  • excipientes* q.s.p. ………………………………………………………………..1 comprimido

* Excipientes: estearato de magnésio, amidoglicolato de sódio, sílica coloidal anidra, celulose microcristalina, dióxido de titânio, hipromelose, polietilenoglicol, dimeticona.

Apresentações do Clavulin

Comprimidos revestidos: embalagens com 21 e 30 unidades de 500 mg + 125 mg

Por fim, as informações disponibilizadas sobre esse medicamento têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir a relação médico-paciente. NÃO UTILIZE REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DE SEU MÉDICO.

Acesse o site da ANVISA para conferir a bula completa.

sem-imagem

Referências bibliográficas

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *