Nitrato de miconazol

Tempo de leitura: 3 minutos
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

O nitrato de miconazol loção cremosa é indicado para infecções de pele e unha devido a dermatófitos ou leveduras, e outros fungos, tais como: Tinea corporis; Tinea manuun; Tinea barbae; Tinea cruris; Tinea pedis (pé de atleta). Como o nitrato de miconazol possui ação antibacteriana contra certas bactérias gram-positivas, ele pode ser utilizado em micoses infectadas secundariamente com tais bactérias (por exemplo em dermatites de fraldas).

Nitrato de miconazol loção cremosa, aplicado na forma tópica, é pouco absorvido para a circulação sistêmica (biodisponibilidade < 1%). Embora não haja evidência que miconazol seja embriotóxico ou teratogênico em animais, deve-se pesar o risco potencial do uso de nitrato de miconazol durante a gravidez em relação aos benefícios terapêuticos esperados. O miconazol aplicado topicamente é pouco absorvido para a circulação sistêmica, e sua excreção no leite humano é desconhecida.

O nitrato de miconazol creme é utilizado para tratamento de diversas micoses superficiais.

Se ocorrer alguma reação sugerindo hipersensibilidade ou irritação, o tratamento deve ser interrompido. O nitrato de miconazol é destinado ao uso externo, devendo ser utilizado com cuidado nas regiões periorbitais, evitando seu contato com os olhos. Medidas de higiene devem ser adotadas para controlar fontes de infecção ou reinfecção.

O miconazol administrado sistemicamente inibe CYP3A4/2C9. Devido à disponibilidade sistêmica limitada após aplicação tópica (Veja o item “Farmacocinética”), interações clínicas relevantes ocorrem raramente. Em pacientes utilizando anticoagulantes orais, como varfarina, deve-se tomar cuidado e monitorar o efeito anticoagulante. Os efeitos terapêuticos e adversos de outras drogas (como hipoglicemiantes e fenitoína), quando coadministradas com miconazol, podem ser aumentados e por isso também deve-se tomar cuidado.

Posologia do Miconazol

MICONAZOL LOÇÃO CREMOSA
Infecções de pele: Aplicar um pouco de loção sobre as lesões, uma ou duas vezes ao dia. Friccionar a loção na pele com os dedos até que tenha penetrado completamente. A duração da terapia varia de 2 a 6 semanas dependendo da localização e gravidade da lesão. O tratamento deve continuar ao menos uma semana após o desaparecimento de todos os sinais e sintomas.

Infecções de unha: As unhas infectadas devem ser cortadas tão curtas quanto possível. Uma porção da loção deve ser aplicada e friccionada sobre e abaixo da unha infectada e também na área próxima, uma a duas vezes ao dia. A unha tratada deve ser coberta com um curativo oclusivo. O tratamento não deve ser descontinuado até que uma nova unha cresça e a cura definida possa ser observada (raramente ocorre em menos de 3 meses).

MICONAZOL CREME
A aplicação do produto deve ser feita após lavagem e secagem do local. Aplique a quantidade recomendada diretamente sobre a região atingida. Ao aplicar o nitrato de miconazol, espalhe-o por uma região um pouco maior do que a afetada. Se a área atingida não forem as mãos, lave-as cuidadosamente após a aplicação. É recomendável a troca frequente das roupas que ficam em contato com a área infectada, a fim de evitar a reinfecção. O nitrato de miconazol não mancha a pele e nem a roupa. Em dermatofitoses e em infecções por Cândida, aplicar quantidade suficiente do produto para cobrir a área afetada, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite).

miconazol

Referências bibliográficas

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Quem escreveu este post

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *