10 motivos para praticar atividades físicas regularmente

Tempo de leitura: 3 minutos
Atividades físicas. Imagem de Freepik.
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

Você já ouviu falar que praticar atividades físicas faz bem para a saúde, mas como encontrar motivação para sair de vez do sedentarismo? Primeiro você começa, depois você melhora!

Qualquer mudança pode parecer difícil no começo. Para muitas pessoas, isso realmente é um desafio. Por isso, vale lembrar que todo hábito é construído com consistência. Com um pouco de persistência, em alguns meses a atividade física pode se tornar parte natural da sua rotina.

O mês de abril é marcado pelo Dia Mundial da Saúde, celebrado no último dia 7. Pensando nisso, separamos 10 motivos que vão dar aquele empurrãozinho para que você encontre a força de vontade para começar – e continuar – uma jornada mais saudável:

  1. Melhora as atividades cardíacas

A prática regular de atividade física fortalece o músculo do coração, melhorando sua eficiência e a circulação sanguínea. Isso significa que o sangue e o oxigênio são transportados com mais facilidade por todo o corpo, o que reduz o risco de doenças cardiovasculares como infarto, AVC e insuficiência cardíaca.

  1. Diminui os riscos de adquirir condições crônicas, como a hipertensão e o diabetes

Exercícios físicos ajudam a controlar a pressão arterial e a regular os níveis de glicose no sangue, o que é essencial para prevenir ou controlar doenças como hipertensão e diabetes tipo 2. Além disso, o exercício melhora a sensibilidade à insulina, facilitando o uso da glicose pelas células do corpo.

  1. Auxilia no controle do peso

Manter uma rotina ativa é uma das formas mais eficazes de queimar calorias e equilibrar o gasto energético diário. Isso ajuda tanto na perda quanto na manutenção do peso corporal. Além disso, atividades físicas regulares aumentam a massa muscular, aceleram o metabolismo e facilitam o controle de gordura corporal a longo prazo.

  1. Reduz dores osteomusculares

A movimentação frequente do corpo fortalece músculos, ossos e articulações, o que ajuda a prevenir e aliviar dores comuns, como nas costas, pescoço e joelhos. Além disso, o alongamento e o fortalecimento muscular promovem melhor postura e mobilidade, diminuindo o risco de lesões.

  1. Melhora a saúde mental

Durante a atividade física, o corpo libera substâncias como endorfina, serotonina e dopamina, que promovem sensação de bem-estar e prazer. Esses hormônios ajudam a reduzir os níveis de estresse e ansiedade, além de contribuírem para a melhora do humor e de serem aliados no tratamento da depressão.

  1. Melhora o sono

Quem pratica atividade física tende a dormir melhor. O exercício ajuda a regular o relógio biológico e reduz o tempo necessário para adormecer. Além disso, promove um sono mais profundo e restaurador, o que melhora a disposição e o funcionamento geral do organismo no dia seguinte.

  1. Aumenta a disposição para atividades cotidianas

Com o corpo mais fortalecido e uma saúde mais equilibrada, é natural sentir mais energia para realizar tarefas do dia a dia. A atividade física melhora o condicionamento físico geral, reduzindo o cansaço e aumentando a resistência para enfrentar rotinas agitadas com mais ânimo.

  1. Aumenta a produtividade, pois estimula o foco e a concentração, melhorando o desempenho no trabalho ou nos estudos

Movimentar-se regularmente estimula o fluxo sanguíneo cerebral, o que melhora a capacidade de concentração, memória e tomada de decisões. Como consequência, o desempenho intelectual e profissional também tende a melhorar, tornando você mais produtivo e eficiente.

  1. Estimula a disciplina e a rotina

Inserir a prática de exercícios na rotina exige comprometimento, o que naturalmente fortalece a autodisciplina. Com o tempo, esse hábito pode influenciar positivamente outras áreas da vida, como a alimentação, o sono e a organização pessoal, criando um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

  1. Promove o convívio social

Muitas atividades físicas, como esportes em grupo, caminhadas em parques ou aulas em academias, favorecem a interação com outras pessoas. Esse contato social melhora o humor, fortalece laços de amizade e combate a solidão, especialmente em fases da vida em que o isolamento pode ser mais comum.

Escolha uma atividade que você goste, converse com o seu médico para avaliar sua capacidade física e comece com metas simples, mantendo a regularidade. O importante é dar o primeiro passo — seu corpo e sua mente vão agradecer!

Referências bibliográficas

Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). Diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre a Prática de Exercícios Físicos. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Cardiologia, 2020. Disponível em: https://www.cardiol.br. Acesso em: 9 abr. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos de Atenção à Saúde do Idoso: Atividade Física e Envelhecimento. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br. Acesso em: 9 abr. 2025.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Promoção da Saúde. Guia de Atividade Física para a População Brasileira [recurso eletrônico] / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde. – Brasília : Ministério da Saúde, 2021. 54 p.: il. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_atividade_fisica_populacao_brasileira.pdf Acesso em: 9 abr. 2025

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *