Da adolescência a fase adulta

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Do colégio para a faculdade, qual curso? Da faculdade para o primeiro emprego, mas será que é isso mesmo que eu quero? Segundo o americano Brady Norvall, especialista em orientar jovens na caminhada para a fase adulta, o cérebro funciona diferente até certa idade e, por isso, adolescentes não devem ser comparados com adultos.

Durante a vida passamos por mudanças em nossas carreiras, no casamento, com o nascimento de filhos, mas é na adolescência que a gente se define e passa por mais mudanças. Os valores formados nessa fase da vida ficam internalizados para sempre – diz Brady, fundador da Find a Better U, especializada na preparação de adolescentes para a entrada nas universidades americanas.

Segundo dados do IBGE, o índice de brasileiros entre 25 e 34 anos que vivem na casa dos pais aumentou de 20% para 24% entre 2002 e 2012. A pesquisa, divulgada no final do ano passado, também apontou um crescimento no número de jovens entre 18 e 24 anos que não trabalham e nem estudam: são 23,4%.

DA ADOLESCÊNCIA PARA A VIDA ADULTA

Houve uma época em que os pesquisadores achavam que o cérebro de uma criança estaria praticamente desenvolvido aos 5 anos de idade. Hoje eles acreditam que, embora haja pouca mudança no tamanho do cérebro depois dessa idade, o mesmo não acontece com seu funcionamento. Quando os jovens entram na puberdade, inicia-se uma revolução hormonal que muda sua maneira de pensar. Por exemplo, as crianças pequenas geralmente veem as coisas de maneira concreta e óbvia. Já os adolescentes tendem a pensar de forma abstrata, avaliando os fatores por trás de uma situação. Eles formam suas próprias convicções e não têm medo de falar o que pensam.

DIFICULDADES DA ADOLESCÊNCIA TARDIA

Em geral, no final da adolescência, a identidade está mais estável e há uma busca pela independência econômica, bem como por de vínculos afetivos mais estreitos. O sistema de valores dos adultos passam a ser incorporado e o jovem deseja ser tratado como adulto. O término da adolescência não é bem definido, uma vez que muitos critérios podem ser considerados.

Atingir a maioridade nem sempre significa chegar à vida adulta pois, na maior parte das vezes, a vida do jovem em nada se modifica no dia dos seus 18 anos. Poderíamos, então, considerar o ingresso em uma faculdade ou ainda o primeiro emprego como fatos que modificam a vida, trazem novas responsabilidades e, dessa forma, seriam pontos de transição. Ainda assim, trata-se de critérios que não delimitam de forma clara o final da adolescência e que variam de um meio cultural a outro.

Por exemplo: se considerarmos a independência econômica como uma característica da entrada na vida adulta teremos, na atualidade das classes A e B, um enorme número de indivíduos na faixa dos trinta anos, vivendo com seus pais, como se fossem adolescentes, enquanto que em outras classes sociais, jovens de 12 ou 13 anos sustentam a família.

ADOLESCÊNCIA NA ATUALIDADE

A busca incessante pelo prazer e a prevalência do mundo de fantasia dos jogos eletrônicos, filmes e propagandas tem fundamental papel no desenvolvimento dos adolescentes hoje.

As dificuldades observadas na vida atual dos adultos agravam os sentimentos de inferioridade e inadequação, visto que, a cada dia, aumentam as pressões para ser “bem sucedido” e mais difícil se torna atender ao modelo culturalmente imposto pela mídia.

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Referências bibliográficas

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