Aquela sensação de desconforto nas narinas, comum em casos de alergias respiratórias e, principalmente em crianças, pode ser minimizada com procedimentos de higienização feitos em casa, como a lavagem. A lavagem nasal é uma ação preventiva e que traz alívio, diminui as secreções e ajuda a respirar melhor.
Essa é uma prática terapêutica, não medicamentosa, e que tende a ser mais econômica, afinal, é necessário apenas de soro fisiológico. Há algumas variações de soro disponíveis no mercado e acessórios para auxiliar nesse processo, como a seringa ou o soro fisiológico em conta-gotas, em spray, entre outros. E o melhor, são itens facilmente encontrados em farmácias. Acompanhe esse artigo para saber mais!
Como fazer a lavagem nasal com soro?
Durante a aplicação, a posição da cabeça inclinada levemente para as laterais pode ajudar na eliminação do soro de um lado das narinas. A técnica pode ser repetida mais de uma vez, cerca de 2 vezes ao dia, para eliminar a coriza e aliviar a congestão nasal. A quantidade a ser inserida nas narinas pode ser pequena no início, mas o volume pode ir aumentado para mais de 200ml por narina numa única aplicação.
A lavagem é feita com produtos sem princípio ativo, ou seja, não são considerados medicamentos. Há várias opções para fazer a escolha:
- soro fisiológico em conta-gotas
- soro fisiológico em spray
- soro fisiológico e seringa
- soro fisiológico em jato contínuo
- soro fisiológico de baixa pressão e fluxo contínuo
Lavagem nasal com soro fisiológico em conta-gotas
Sabe aquele soro fisiológico em conta-gotas que você tem aí? Aquele que deve estar aberto há mais de um mês em algum canto do armário? Ele tem o único objetivo de hidratar as mucosas, ou seja, deixar o nariz úmido.
Esse dispositivo já existe no mercado há muitos anos. Apesar de antigo, é bastante eficaz quando se trata de hidratação, porém não é nada eficiente quando pensamos em lavagem e secreções ou até mesmo na meleca. Sim, bebês tem meleca, e muita!
Além disso o próprio conta-gotas não é muito higiênico, provavelmente você nunca limpou ou se quer ferveu o conta-gotas após o uso, mas esta é uma orientação dos fabricantes. O soro fisiológico em conta-gotas pode ser usado desde o nascimento até a vida adulta.
Lavagem nasal com a seringa
É feita com soro fisiológico 0,9% e a ajuda de uma seringa. A aplicação pode ser feita mais de uma vez por narina até que toda a secreção seja eliminada e o volume de soro pode variar conforme a pessoa se sentir confortável. Em bebês, por exemplo, com até 3 meses de vida dá para usar 3ml de soro fisiológico por aplicação. A partir dos 4 meses é mais indicado seguir para 5ml. A partir de 1 ano, pode ser usado o volume de 10ml ou mais em cada narina. Procure um pediatra para se informar sobre o melhor volume para fazer a lavagem.
Esse método pode ser usado desde os primeiros dias até a vida adulta, ajustando o volume e o tamanho da seringa. Normalmente o soro é encontrado nas farmácias em versões de 100ml a 500ml ou em kits com unidades menores. Há seringas simples, opções mais anatômicas e até com estampas e outras variações que ajudam a tornar o momento da lavagem mais divertido para os pequenos.
Dica importante: o ideal é deixar o soro fisiológico morno e não em temperatura ambiente ou quente demais. A temperatura morna deve ser mantida mesmo nos dias quentes.
Lavagem nasal com soro fisiológico de jato contínuo
Para quem tem receio de fazer a lavagem com a seringa, o jato contínuo é o mais interessante dentre os dispositivos disponíveis no mercado. Proporciona uma lavagem eficaz e é indicado para quem quer aprender e logo começar.
É recomendado segurar o jato por pouco tempo e repetir várias vezes. Em bebês, as mães e papais podem segurar o jato até a saída do líquido pela outra narina, mas pode acontecer de a criança engolir o líquido.
Há dois tipos de jatos disponíveis no mercado: o jato contínuo suave e o jato contínuo de volume. Ambos têm a mesma função, contudo o jato contínuo de volume é mais eficaz e econômico, já que tem mais pressão e se perde menos produto durante a aplicação. Repare que todos esses dispositivos têm função similar à da seringa, mas podem tornar a lavagem mais confortável.
Lavagem nasal com soro de baixa pressão e alto volume
O soro de baixa pressão possui um frasco de plástico maleável. Ao apertar suavemente, o soro fisiológico vai subindo para ser aspirado pelas narinas. Pode ser usado em crianças ou adultos, sempre apertando levemente para controlar a saída do líquido. Os frascos iniciais são de 120ml podendo chegar a 240ml.
Como guardar o soro fisiológico?
Depois que o produto já foi aberto, o soro pode ser armazenado por 7 dias em temperatura ambiente. Em geladeira, a validade do soro é de 14 dias.
Após o uso, em todos os dispositivos citados, o ideal é lavar com água e sabão e guardar em locar seco e arejado.
Confira as ofertas de alguns produtos para lavagem nasal:
Nasoar – Solução para Lavagem Nasal
Rinosoro – Alto volume e Baixa pressão
Seringa Lavagem Nasal – Infantil
Benefícios de lavar o nariz
O principal benefício da higienização é manter as narinas hidratadas e limpas por mais tempo. Independente de qual dispositivo e da quantidade de soro usada, o importante é fazer a lavagem, tanto em adultos quanto em crianças e até bebês. Não existe a melhor lavagem nasal, o importante é manter o hábito de fazer.
Todas as lavagens nasais são de extrema importância não só para alívio dos sintomas como nariz congestionado, irritação e coceira – comuns em gripes, rinites ou sinusites, pois ajuda a controlar o efeito inflamatório e contribui para evitar bactérias nas narinas, servindo também como prevenção. As técnicas que citamos são de ótimo custo-benefício, fácil de fazer e de transportar e ainda oferecem rápida adaptação para as crianças. Já para o uso de descongestionante medicamentoso, é preciso seguir a orientação da receita médica.
Dê preferência para a lavagem com soro e só utilize descongestionantes quando recomendado pelo médico. Se precisar adquirir algum produto relacionado a esse assunto, conte com o Cliquefarma para comparar os preços em diversas farmácias por todo Brasil!