Com certeza a mamãe é a pessoa que mais fica ansiosa com a chegada de um bebê, afinal ela que carrega o herdeiro e vai passar por todos os processos junto com ele. O momento do perto sem dúvidas é a hora que mais deixa uma mãe ansiosa, mas outras coisas como a amamentação também levantam altas expectativas.
A amamentação estabelece uma conexão única entre a mãe e o bebê, além de proporcionar benefícios para a saúde de ambos. No entanto, a mãe nem sempre estará disponível para amamentar diretamente no peito, pois ela também precisa descansar, ou até mesmo voltar a trabalhar depois de um período.
Nesses casos, muitas mães optam por retirar o leite materno e deixar reservado em mamadeiras para que tenha sempre leite disponível para alimentar o bebê. Já outras mães, têm dificuldades com a amamentação ou não produzem leite o suficiente para alimentar a criança e, por isso, precisa alimentar o bebê com fórmulas por meio de uma mamadeira.
Seja qual for o caso, as mamadeiras podem ser úteis em algum momento dessas fases para que o bebê não fique sem a alimentação adequada.
Por serem tão úteis na alimentação infantil, as mamadeiras precisam ser bem escolhidas e usadas corretamente, para que o bebê possa se alimentar da melhor forma e com a maior segurança possível.
Para te ajudar com isso, preparamos esse artigo que vai abordar muitas informações importantes sobre as mamadeiras e os cuidados na utilização dela. Mas você não deve esquecer que a melhor forma de alimentar o seu bebê é por meio do leite materno, diretamente no peito da mãe. É por isso que antes de falar sobre mamadeiras vamos te apresentar os benefícios da amamentação para o bebê e para a mamãe que amamenta.
Benefícios da amamentação
O leite materno é o alimento da natureza perfeito para os bebês. Ele contém anticorpos que aumentam a imunidade e enzimas saudáveis que os cientistas ainda precisam replicar. Aqui estão algumas vantagens do leite materno para bebês.
Fornece colostro ao seu bebê nos primeiros dias
A fórmula não é capaz de mudar sua constituição, mas seu leite materno se transforma para atender às necessidades de mudança do seu bebê. O colostro que vem depois do parto, está repleto de anticorpos para proteger seu bebê recém-nascido.
Também é mais rico em proteínas e menos açúcar do que o leite integral, então mesmo uma pequena quantidade pode conter a fome do seu bebê.
Ajuda no sistema digestivo do seu bebê
Quando o leite integral chega (geralmente três a quatro dias após o parto), ele é mais açucarado e volumoso do que o colostro, novamente, exatamente o que seu bebê precisa.
Ele precisa de muitas calorias e alimentações frequentes para alimentar seu rápido crescimento. Seu leite maduro foi projetado para ser digerido rapidamente, então ele comerá com frequência. As proteínas da fórmula do leite de vaca, bem como da fórmula do leite de soja, são mais difíceis de decompor no corpo do bebê do que as do leite materno. Portanto, quanto mais você adiar a transição para a fórmula, melhor.
Protege contra alergias e eczema
Se houver histórico de alergia ou eczema em sua família (ou na família de seu parceiro), pode ser especialmente benéfico amamentar. As proteínas do leite de vaca e das fórmulas de soja podem estimular uma reação alérgica, enquanto as proteínas do leite materno são mais facilmente digeridas.
Causa menos dores de estômago, diarreia e prisão de ventre do que a fórmula. Isso também ocorre porque o leite materno é muito fácil para o corpo do seu bebê digerir.
Protege contra doenças como diabetes tipo 1 e tipo 2
De acordo com especialistas, bebês amamentados têm menor risco de desenvolver diabetes tipo 1 e se tornarem obesos ou com sobrepeso mais tarde na vida, o que é um fator de risco para diabetes tipo 2.
Reduz a probabilidade de leucemia e linfoma
Estudos têm associado a amamentação prolongada com riscos reduzidos de leucemia e linfomas infantis.
Promove a saúde de bebês prematuros
Se você amamentar seu bebê prematuro, isso pode protegê-lo contra enterocolite necrosante, sepse, doença pulmonar crônica e outras condições fatais.
Pode deixar seu bebê mais inteligente
A pesquisa ainda é inconclusiva, mas os estudos apontam para que bebês amamentados tenham pontuações mais altas de QI mais tarde na vida, mesmo levando em consideração fatores socioeconômicos. Acredita-se que os ácidos graxos do leite materno sejam os estimuladores do cérebro.
Pode ajudar a prevenir a obesidade
Alguns estudos mostram que bebês amamentados têm menos probabilidade de serem obesos mais tarde na vida. Uma teoria é que as mães que amamentam entram em sintonia com os sinais de que seu bebê está cheio e que não o alimentam demais.
Oferece uma transição suave para os sólidos iniciais
Os bebês não passam de refeições exclusivamente com leite para cereais e papas, a mudança gradual durará dos 4 aos 6 meses de idade até o primeiro aniversário. Continuar com a amamentação enquanto seu bebê começa a comer sólidos pode reduzir o risco de desenvolver alergias, incluindo alergias alimentares.
Usar o leite materno para misturar os cereais do seu bebê dá a ele sabores familiares, e a amamentação na primeira hora da manhã e na última hora à noite dá a ele um ritual calmante e nutritivo.
Benefícios da amamentação para a mãe
Os benefícios da amamentação não se estendem apenas ao seu bebê. Acontece que a amamentação também tem algumas vantagens para a mãe, incluindo as listadas aqui.
Reduz o risco de câncer de mama e de ovário, bem como de outras doenças
Estudos mostram que mulheres que amamentam têm menos risco de desenvolver esse tipo de câncer mais tarde na vida. Além disso, a amamentação tem sido associada à diminuição da prevalência de doenças cardíacas, diabetes, pressão alta, colesterol alto e artrite.
Ajuda a perder peso
Como a produção de leite queima cerca de 300 a 500 calorias por dia, as mães que amamentam tendem a ter mais facilidade para perder peso durante a gravidez de maneira saudável – isto é, lentamente e sem fazer dieta. O leite materno contém 20 calorias por 30 gramas. Se você alimentar seu bebê com 500 gramas por dia, são 400 calorias que você eliminou de seu corpo.
Faz com que o útero volte ao tamanho anterior à gravidez
A oxitocina liberada quando o bebê mama ajuda o útero a se contrair, reduzindo a perda de sangue pós-parto. Além disso, a amamentação ajudará seu útero a retornar ao tamanho normal mais rapidamente, cerca de seis semanas após o parto, em comparação com 10 semanas se você não amamentar. Na verdade, nas primeiras semanas, você pode sentir contrações leves durante a amamentação.
Pode diminuir o risco de osteoporose
As mulheres que amamentam têm um risco menor de osteoporose pós-menopausa. Quando uma mulher está grávida e amamentando, seu corpo absorve o cálcio com muito mais eficiência. Portanto, embora alguns ossos, particularmente os da coluna e dos quadris, possam ser um pouco menos densos no desmame, seis meses depois, eles são mais densos do que antes da gravidez.
Proporciona proximidade com seu bebê
A maioria das mães cita isso como o maior benefício da amamentação. A amamentação é algo especial que vocês dois compartilham. Você e o bebê trocam olhares, ruídos e carinhos durante uma sessão de amamentação e comunicam amor um ao outro.
Apesar de todos esses benefícios, algumas mães escolhem não amamentar e outras possuem dificuldades em fazer isso. Além disso, você pode continuar oferecendo leite materno para o seu bebê por meio de mamadeiras se você amamenta e quer um tempo extra para realizar outras atividades.
Qual a melhor mamadeira para alimentação de crianças?
Você encontrará centenas de mamadeiras para escolher, então qual é a melhor para o seu bebê? Para um recém-nascido, você precisará de pelo menos seis mamadeiras de 120 ml e, conforme seu bebê crescer, você precisará mudar para mamadeiras de 250 ml.
A maioria das mamadeiras é feita de plástico ou vidro. As garrafas de plástico são leves e podem ser lavadas na máquina de lavar louça. Se você está preocupado com o bisfenol A (BPA) em suas mamadeiras, observe que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária baniu totalmente o BPA de todas as mamadeiras desde 2011, portanto, as novas mamadeiras não devem conter o polêmico produto químico.
Ainda assim, certifique-se de não usar garrafas plásticas marcadas com 7. As garrafas de plástico devem ser substituídas regularmente porque os arranhões podem abrigar bactérias. Especialistas desaconselham o uso de invólucros de plástico macio em suas mamadeiras, pois eles podem contaminar a fórmula e o leite materno, especialmente quando aquecidos.
As garrafas de vidro estão voltando à moda, em grande parte devido às preocupações dos pais sobre os efeitos potenciais dos produtos químicos nos plásticos, além do BPA. As mamadeiras de vidro são mais pesadas e quebráveis do que as de plástico, mas não precisam ser substituídas, desde que não estejam quebradas ou lascadas.
Alguns fabricantes de mamadeiras de vidro estão lançando mangas de silicone que as tornam mais resistentes a quedas e quebra. Além de poderem ser lavados na máquina de lavar louça, a maioria dos frascos de vidro também podem ser congelados, o que os torna uma boa escolha para mulheres que bombeiam e armazenam leite materno.
A maioria dos bicos de mamadeira é feita de látex ou silicone. Os mamilos de látex são mais macios e flexíveis. Os mamilos de silicone são claros e mais firmes e duráveis, durando até quatro vezes mais do que os de látex.
Os bicos de silicone são resistentes ao calor e podem ser lavados na máquina de lavar louça. Especialistas recomendam o uso de bicos de silicone transparente em vez de borracha de látex porque o látex pode causar alergias e conter impurezas relacionadas ao câncer.
Quando esterilizar a mamadeira do seu bebê?
Quando os bebês nascem, seus novos sistemas digestivo e imunológico não estão acostumados com as milhões de bactérias com as quais entramos em contato todos os dias.
Embora parte da imunidade passe da mãe para o bebê durante a gravidez e a amamentação, os sistemas imaturos dos bebês ainda são consideravelmente mais suscetíveis à infecção de germes novos e desconhecidos.
Por esse motivo, alguns especialistas recomendam que os pais esterilizem as mamadeiras durante os primeiros meses de vida. Isso matará quaisquer germes, bactérias ou vírus que possam estar à espreita nos cantos e recantos de uma mamadeira e evitará que seu bebê adoeça.
De acordo com especialistas, esterilizar a mamadeira do bebê, até uma vez por dia, é benéfico para remover o excesso de germes que a lavagem regular não remove.
Ainda assim, a frequência com que você esteriliza depende de você e esterilizar a mamadeira do seu bebê nem sempre é necessário. Se sua casa tem acesso a água limpa e tratada, você não precisará esterilizar a mamadeira com muita frequência.
Na verdade, se seu bebê é saudável e você já higienizou uma mamadeira pela primeira vez, provavelmente não deveria esterilizá-la com muita frequência. A esterilização com muita frequência pode causar danos ao frasco.
Mesmo assim, existem certas situações em que é muito importante esterilizar a mamadeira. Veja a seguir os momentos em que esterilizar a mamadeira do seu bebê é vital.
Quando seu bebê tem menos de 3 meses
Bebês com menos de 3 meses de idade têm sistema imunológico especialmente frágil. Portanto, higienizar as mamadeiras regularmente é particularmente importante nessa idade. Quando o bebê tiver mais de 3 meses, você pode parar de esterilizar a mamadeira regularmente se ele não tiver outros problemas de saúde.
Se o seu bebê for prematuro
Se o seu bebê nasceu prematuro, higienizar as mamadeiras também ajuda a proteger o sistema imunológico especialmente vulnerável.
Se seu bebê tem problemas de saúde
Novamente, se o bebê tem problemas de saúde que enfraquecem seu sistema imunológico, higienizar suas mamadeiras regularmente é essencial para que o seu bebê fique saudável.
Antes de usar uma nova garrafa pela primeira vez
Você não sabe como uma garrafa foi tratada durante o processo de fabricação e embalagem. Portanto, sempre lave e esterilize cada mamadeira logo após retirá-la da embalagem, para manter o bebê seguro e saudável.
Antes de usar uma garrafa de segunda mão ou emprestada
Sempre que você planejar usar uma garrafa que outra pessoa usou, primeiro lave e desinfete-a. Isso se aplica independentemente de você ter adquirido a garrafa em um brechó ou emprestado de um amigo ou parente. Você nunca sabe ao que foi exposto no armazenamento (e antes do armazenamento).
Antes de usar uma mamadeira usada anteriormente por um irmão
Apenas para garantir a segurança, lave e esterilize sua mamadeira preferida antes que seu filho beba dela pela primeira vez.
Se o seu bebê estiver doente (ou apenas se recuperando de uma doença)
Não arrisque infectar novamente o bebê usando uma mamadeira que pode conter germes remanescentes da doença. Em vez disso, higienize a mamadeira diariamente enquanto o bebê ainda está lutando contra a doença, para remover quaisquer bactérias e vírus que persistam após a lavagem.
Se o seu bebê frequenta a creche
Uma vez que o seu filho entra em contato com mais pessoas na creche, você provavelmente desejará higienizar as mamadeiras do seu bebê cada vez que o bebê for à creche.
Se você não tiver acesso a água potável limpa
Se você não tiver acesso a água potável tratada e limpa, ou se seu suprimento de água estiver comprometido, você precisará esterilizar a mamadeira regularmente (de preferência diariamente). Você também precisará esterilizar regularmente se usar água de poço.
Como esterilizar mamadeiras? Veja a forma correta para cada método de higienização!
Especialistas recomendam esterilizar a mamadeira usando água fervente, lava-louças ou vapor (micro-ondas ou desinfetante especial para mamadeiras). Se nenhuma dessas outras opções estiver disponível, os especialistas também dizem que você pode esterilizar com água sanitária como último recurso.
Use esses métodos para esterilizar a escova de mamadeira e a bacia que você usa para lavar as mamadeiras, junto com todas as peças da mamadeira. Vamos examinar cada uma das maneiras de esterilizar a mamadeira, passo a passo.
Esterilizando mamadeira com água fervente
- Lave todas as partes dos frascos antes de higienizar a mamadeira
- Encha uma panela grande e limpa com água suficiente para cobrir as mamadeiras completamente
- Coloque as garrafas de cabeça para baixo (ou de lado) na água e deixe-as encher com água. Certifique-se de que não há bolhas de ar presas nas garrafas
- Coloque as outras partes desmontadas da mamadeira na água com as garrafas
- Leve a água para ferver e deixe as mamadeiras esterilizar na água por 5 minutos, ou o tempo recomendado pelo fabricante da mamadeira
- Desligue o fogo e remova as peças esterilizadas do frasco usando uma pinça
- Coloque as partes da garrafa sobre um pano de prato limpo e seco e deixe-as secar ao ar
- Não esfregue ou seque as partes da garrafa com um pano de prato, pois isso pode transferir germes da toalha para a garrafa
Esterilizando a mamadeira na máquina de lavar louça
Se você usar água quente e o ciclo de secagem aquecida (ou um ciclo de desinfecção) enquanto lava mamadeiras na máquina de lavar, as mamadeiras serão higienizadas enquanto você as lava. Apenas certifique-se de que as garrafas podem ser lavadas na máquina de lavar louças antes de usar este método.
- Separe todas as partes da mamadeira
- Lave todas as partes da mamadeira com água corrente antes de colocá-las na máquina de lavar louça
- Coloque as peças da mamadeira na máquina de lavar louça. Coloque as peças pequenas em uma cesta ou saco de rede para que não caiam no filtro da máquina de lavar louça
- Execute a máquina de lavar louça com água quente e a configuração seca aquecida
- Lave bem as mãos antes de retirar as partes da mamadeira da máquina de lavar louça
- Coloque as partes do frasco em uma toalha limpa para secar completamente ao ar livre
- Não esfregue ou seque as partes da mamadeira com um pano de prato, pois isso pode transferir germes da toalha para a garrafa
Esterilizando as mamadeiras com vapor no micro-ondas
- Lave todas as partes dos frascos antes de higienizar a mamadeira
- Certifique-se de que o micro-ondas está limpo
- Separe as partes da mamadeira
- Coloque os bicos e anéis em uma tigela própria para micro-ondas. Reserve a tigela por enquanto
- Encha as garrafas até a metade com água
- Coloque garrafas cheias de água no micro-ondas por um a dois minutos na potência alta
- Deixe as garrafas descansarem por alguns minutos
- Retire as garrafas do micro-ondas usando luvas de forno
- Jogue fora a água restante e deixe as garrafas secarem ao ar
- Encha a tigela própria para micro-ondas com água suficiente para cobrir os bicos e anéis
- Aqueça a tigela no micro-ondas por um a dois minutos
- Deixe a tigela descansar por alguns minutos
- Retire a tigela do micro-ondas usando luvas de forno
- Jogue fora a água restante e deixe as partes da garrafa secarem ao ar
Esterilizando as mamadeiras com água sanitária
Se você não pode ferver, cozinhar no vapor ou usar uma máquina de lavar louça para esterilizar as mamadeiras, você pode esterilizar com água sanitária como último recurso.
- Em uma pia limpa, misture 1-2 colheres de chá de água sanitária sem perfume com 16 xícaras de água
- Separe as partes da mamadeira
- Mergulhe todas as partes da mamadeira completamente. Certifique-se de que a solução cubra todas as partes da mamadeira e certifique-se de que não haja bolhas de ar no fundo das garrafas
- Mergulhe as garrafas e peças por 2 a 5 minutos
- Remova as partes da mamadeira com pinças. Não enxágue, pois isso pode adicionar germes de volta às garrafas
- Deixe as garrafas secarem ao ar em uma toalha limpa. (O alvejante irá evaporar conforme as mamadeiras secam e não fará mal ao bebê.
Como usar a mamadeira da forma correta na alimentação infantil?
Muitas mães têm diversas dúvidas a respeito da alimentação de bebês com mamadeiras. A melhor pessoa para responder as suas dúvidas é o pediatra, pois ele vai analisar a melhor forma para te ajudar, de acordo com a necessidade individual do seu bebê.
Quando você deve apresentar uma mamadeira ao seu bebê?
Se você está apenas dando mamadeira ao seu bebê, obviamente deve começar logo após o nascimento. Se estiver amamentando, no entanto, é recomendável esperar cerca de três semanas até a introdução da mamadeira.
Amamentar mais cedo pode potencialmente interferir no estabelecimento bem-sucedido da amamentação, não por causa da “ confusão dos mamilos ” (o que é discutível), mas porque seus seios podem não ser estimulados o suficiente para bombear o suprimento.
Mas se você esperar muito tempo para introduzir a mamadeira, o bebê pode rejeitar a mamadeira desconhecida em favor do seio, porque é a isso que está acostumado a usar para se alimentar.
Como dar mamadeira para o bebê?
Ao introduzir a mamadeira, alguns bebês a adotam como um peixe na água, enquanto outros precisam de um pouco mais de prática para começar a sugar o alimento. Estas dicas de alimentação com mamadeira podem te ajudar a começar bem.
Prepare a mamadeira
Se você estiver servindo fórmula, leia as instruções de preparação na embalagem e siga-as cuidadosamente. Fórmulas diferentes podem exigir proporções diferentes de pó ou concentrado líquido para água, se você não estiver usando uma fórmula pronta. Adicionar muita ou pouca água pode ser perigoso para a saúde do seu recém-nascido.
Para aquecer a mamadeira, coloque-a em água morna ou quente por alguns minutos, coloque-a em uma tigela ou pote com água quente ou use um aquecedor de mamadeiras.
Você também pode pular o aquecimento se o seu bebê se contentar com uma bebida em temperatura ambiente. (Nunca coloque uma mamadeira no micro-ondas, pois ela pode criar pontos quentes desiguais que podem queimar a boca do seu bebê.)
O leite materno recém-extraído não precisa ser aquecido. Mas se estiver vindo da geladeira ou descongelado recentemente do freezer, você pode aquecê-lo da mesma forma que aqueceria a fórmula.
Não importa o leite do cardápio, nunca acrescente cereais para bebês a uma mamadeira ou leite materno bombeado. Os cereais não ajudarão seu bebê a dormir durante a noite, e os bebês podem ter dificuldade para engoli-los ou até engasgar. Além disso, seu filho pode ganhar muitos quilos se estiver bebendo mais do que deveria.
Teste a mamadeira
Antes de começar a amamentar, agite um pouco a mamadeira com fórmula, e pegue suavemente a mamadeira com leite materno e teste a temperatura. Algumas gotas na parte interna do seu pulso irão dizer se está muito quente. Se o líquido estiver morno, a mamadeira está pronta para ser servida ao seu bebê.
Fique em uma posição confortável
Provavelmente, você ficará sentado com seu bebê por pelo menos 20 minutos ou mais, então acomode-se e relaxe. Apoie a cabeça do seu bebê na curva do seu braço, levantando-o em um ângulo de 45 graus com a cabeça e o pescoço alinhados. Mantenha um travesseiro ao lado para apoiar o braço para que ele não se canse.
Ao alimentar o bebê, mantenha a mamadeira inclinada em vez de para cima e para baixo. Manter a mamadeira inclinada ajuda o leite a fluir mais lentamente para dar ao seu bebê mais controle sobre a quantidade que está ingerindo, o que pode ajudar a prevenir tosse ou engasgo. Também ajuda a evitar a ingestão de muito ar, reduzindo o risco de gases desconfortáveis.
Na metade da garrafa, faça uma pausa para trocar de lado. Isso dará ao seu bebê algo novo para olhar e, tão importante quanto, aliviará o seu braço cansado!
Faça uma verificação do bico
Durante a amamentação, preste atenção na aparência e no som do seu bebê enquanto ele bebe. Se o seu bebê estiver engasgando e cuspindo durante as mamadas e o leite tende a escorrer pelos cantos da boca, o fluxo do bico da mamadeira provavelmente está muito rápido.
Se ele parece se esforçar muito para sugar e parecer frustrado, o fluxo pode ser muito lento. Se for esse o caso, afrouxe a tampa um pouquinho (se a tampa for muito apertada pode criar vácuo) ou tente um novo bico.
Crie laços com seu bebê durante a alimentação com mamadeira
A alimentação é um momento doce para muito amor e aconchego, não importa de onde venha a refeição. Embora a amamentação ofereça uma oportunidade incorporada para o contato pele a pele, existem muitas maneiras de obter a mesma sensação de proximidade ao dar mamadeira.
Compartilhe um pouco de pele
Tire a camisa ou desabotoe a frente, tire o macacão do seu bebê e aninhe-se debaixo de um cobertor, se estiver frio. O contato pele a pele aumenta os níveis do hormônio do amor ocitocina, que desempenha um papel importante na ligação entre pais e bebês.
Olhe fixamente nos olhos do seu bebê
Olhar um para o outro é outra maneira de fazer a ocitocina fluir. Tente manter seu rosto a uma distância de 20 a 25 centímetros do de seu bebê, que é o máximo que seus pequenos olhos podem focar no momento.
Tenha um bate-papo
Converse um pouco com o seu bebê ou cante para ele enquanto ele está se alimentando. Seu bebê adora o som da sua voz, afinal, ela já a ouve há meses antes de nascer! Além disso, conversar com ele vai acabar incentivando a falar suas próprias palavras nos próximos meses.
Onde encontrar mamadeiras com preços acessíveis?
Sem dúvidas a amamentação natural deve ser prioridade na alimentação do seu bebê, pois isso pode proporcionar diversos benefícios para o bebê e para a mamãe. No entanto, podem surgir circunstâncias que sejam necessárias o uso de mamadeiras para alimentar o seu pequeno.
Nesses casos, sempre consulte o pediatra do seu filho antes de introduzir a mamadeira, principalmente se você planeja oferecer fórmulas para o seu bebê se alimentar.
O seu bebê é sensível e precisa ser bem cuidado em todos os sentidos, inclusive na escolha das mamadeiras. Se você deseja encontrar mamadeiras de qualidade e com preços acessíveis, experimente usar a ferramenta comparativa de preços da Cliquefarma. Com essa ferramenta você encontra tudo o que precisa de forma prática e com preços que cabem no seu bolso!
Gostou do nosso artigo? Então curta, comente e compartilhe com outros!