Teste de gravidez

Tempo de leitura: 12 minutos
Índice do conteúdo
Índice do conteúdo
Avalie esse post

O artigo de hoje será para falarmos a respeito do teste de gravidez. Vamos analisar como ele funciona, se é totalmente confiável e ainda onde comprá-lo. Acompanhe este artigo até o final e fique por dentro de tudo sobre o teste de gravidez!

teste de gravidez 1

A partir da urina, testes vendidos em farmácia ajudam mulheres a identificar a gravidez e até mesmo a saber quanto tempo tem de gestação. Dentre os diversos existentes, podemos citar o Famivita sensibilidade 10mUI (tira), Confirme (caneta ou tira), Clear Blue (caneta ou tira), Confira (tira), Maxtest (caneta ou tira) e Uni test Plus (tira).

Testes de gravidez de farmácia são confiáveis?

Os testes de gravidez de farmácia vieram para ser aliados das mulheres na hora que a dúvida da gravidez bate à porta. A verdade é que estão cada vez melhores e mais sensíveis e alguns são considerados tão eficazes quanto o próprio exame de sangue Beta HCG.

 

Algumas marcas são muito confiáveis, trazem 99% de certeza de quando o teste dá positivo. A maioria dos modelos de teste de gravidez de farmácia que estão a venda, passam por um sério critério de qualidade e se positivo forte, com duas linhas bem distintas e visíveis, podem mostrar a mulher quase total certeza da presença de gravidez.

 

O problema é escolher um teste de gravidez de farmácia que seja confiável o suficiente e também saber quando fazer o teste, pois a data que se faz também pode influenciar bastante na eficácia do teste. Primeiro precisamos saber como é que o teste funciona.

Como funciona o teste de gravidez?

O corpo da mulher quando finalmente tem um óvulo fecundado e esse óvulo passa a ser um zigoto (união do óvulo com o espermatozoide) e então quando finalmente é implantado dentro do útero passa a secretar hormônio exclusivo da gravidez que é de fato o hormônio HCG.

 

É então aí que o teste de gravidez entra em ação, ele tem como função justamente identificar esse hormônio na urina. Quando há HCG na urina e sangue, logo se presume que a mulher esteja realmente grávida.

Qual o melhor teste de gravidez?

O melhor teste de gravidez é aquele que consegue detectar até mesmo a mínima quantidade de HCG na urina da mulher. A maioria dos testes já tem uma quantidade baixa de sensibilidade 25mui, porém alguns tem até menos sensibilidade que isso, 10mui que é até mesmo mais baixa que a sensibilidade dos testes usados em laboratórios para detectar a gravidez da mesma forma do que com o teste de urina, mas ao invés do xixi, usa-se o soro do sangue. Esses que são mais sensíveis de 10 mUI, podem inclusive detectar a presença do hormônio HCG até mesmo antes do atraso da menstruação.

 

A sensibilidade destes testes de gravidez usados na maioria dos laboratórios para exames qualitativos é de 25 mui. No exterior, ainda existem testes digitais com sensibilidade de 10mui, esses são o sonho de muitas tentantes, pois dizem com certeza se é positivo e até mesmo com quantas semanas está a provável gestação.

 

Devemos levar em conta a facilidade do teste de gravidez de farmácia que se podem usar em casa e com a vantagem de não precisar de coleta de sangue. As marcas de testes de gravidez de farmácia que são as mais usadas e também as melhores segundo pesquisas feitas entre as mulheres que os usaram ficaram entre aquelas citadas no início do artigo.

teste de gravidez 2

Quando fazer o teste?

Quando fazer o teste de gravidez? Mesmo que a possibilidade de ter testes de gravidez com sensibilidades tão baixas, o melhor ainda é esperar o atraso para realizar a prova. Quando feito antes do atraso pode não haver tempo hábil para o HCG se instalar e assim se ter uma frustração desnecessária (em casos de quem está tentando engravidar) ou um alívio precoce (em casos de quem não pretendia engravidar) como um falso negativo.

 

O teste de gravidez de farmácia é ótimo, desde que feito nos dias certos então, se você está tentando engravidar ou mesmo desconfia que possa ter engravidado sem querer, o melhor é ter pelo menos 5 dias de atraso e se mesmo assim der negativo, espera-se uma semana para repetir o teste. Continua dando negativo? Consulte seu médico, pois existem diversas outras razões para o atraso menstrual como um ciclo anovulatório ou ovulação tardia, por exemplo.

Principais dúvidas sobre os testes de gravidez

Como fazer o teste de gravidez de caneta?

O teste de gravidez de caneta tem como instruções de uso basicamente as mesmas do teste de tira. A diferença de alguns modelos pode ser na forma de contato com a urina. Normalmente o teste de gravidez de caneta não precisa ser introduzido no copinho de urina, basta urina com o jato diretamente na ponta absorvente e aguardar o tempo indicado para leitura do teste.

Teste de gravidez de farmácia pode dar erro?

Sim, mesmo que o fabricante informe que tem 99% de confiabilidade existe esse 1% que pode dar errado. Alguns casos o teste pode dar um resultado incorreto por ser feito muito cedo ou de forma incorreta (antes do atraso ou imergir em quantidade maior de urina do que o indicado). Quando se tem dúvidas do resultado, recomendamos fazer um segundo teste ou um exame de sangue beta HCG para confirmação.

Como funcionam os testes que indicam o tempo de gestação?

Esses tipos de teste indicam o tempo de gestação de acordo com a concentração do hormônio Beta HCG presente na urina. Os testes indicam o tempo de gestação de maneira confiável, desde que a gravidez seja normal. Casos de gestações ectópicas (fora do útero), por exemplo, podem apresentar diferenças nos resultados.

O teste de gravidez pode indicar o sexo do bebê ou se a gestação é múltipla?

Não. Teste de gravidez farmácia não permite identificar o sexo do bebê ou se a gestação é múltipla.

O teste de gravidez pode dar um falso negativo?

Não, o teste de farmácia não deixaria de indicar a gravidez. Na verdade, a ovulação em algumas mulheres pode ser irregular, dificultando o conhecimento se há atraso na menstruação ou não. Outros casos que podem indicar o negativo é a realização do teste antes de o embrião começar a produzir o hormônio Beta HCG, fazendo com que o teste não identifique o hormônio.

Quanto tempo após a relação sexual o teste pode indicar a gestação?

O teste só pode indicar a gravidez quando o hormônio Beta HCG começa a ser produzido, o que ocorre após o embrião grudar na parede do útero e começar a se desenvolver. Em média, os testes identificariam até dois dias antes do dia que seria a menstruação, ou 12 dias após a fecundação do óvulo.

O resultado do exame de farmácia pode ser influenciado pelo uso incorreto do teste?

Sim. “Às vezes, a mulher tomou água demais e a urina pode estar diluída ou ela pode molhar demais o teste, na marquinha onde é para urinar. Nestes casos, pode dar negativo quando a mulher está grávida”, ensina a médica Erica Mantelli. Ela sugere, ainda, que o teste de gravidez seja feito com a primeira urina da manhã, que é mais concentrada. “É importante a paciente saber que toda vez que você vai fazer exame de urina, tem que desprezar o primeiro e colher o segundo jato, isso ajuda a limpar a uretra”, orienta. Já para os exames de gravidez de sangue, a sugestão é estar há pelo menos quatro horas em jejum.

Posso confiar se o teste de farmácia der positivo?

 

Como sempre, existem exceções às regras, embora o resultado positivo seja um grande indício, a certeza da gravidez só acontece quando um teste de gravidez positivo é comprovado por um exame clínico. Ou melhor, estes dois devem andar juntos para um resultado inquestionável. “Tanto a presença de HCG do sangue quanto da urina tem que ter confirmação clínica”, afirma o médico Leandro Bittencourt. Entre os possíveis motivos de um resultado falso positivo, Érica lista os casos de gravidez nas trompas, gestação anembrionada, alguns casos de tumores e tratamentos hormonais. Portanto, se o exame der positivo mas você não estiver tendo acompanhamento médico, confirme.

O teste só dá o resultado correto após um mês de gravidez?

Não. Como já mencionamos acima, pode ser feito o exame laboratorial de 8 a 11 dias após a fecundação – esse prazo varia um pouco de pessoa para pessoa e de como o organismo está se comportando em secretar o hormônio. Já para o teste de farmácia, em cerca de 15 dias depois da fecundação já é comum que ele dê o resultado correto.

 

No geral (o que não vale para alguns casos de mulheres que tentam engravidar, mas não conseguem), o médico recomenda que a mulher espere a menstruação atrasar. A partir daí, no primeiro dia de atraso já se pode fazer o teste.

teste de gravidez 3

O resultado da gravidez pode indicar o sexo do bebê ou eventuais problemas com a mãe ou com a criança?

 

Não. O ginecologista Leandro Bittencourt explica que as únicas informações precisas que um teste de gravidez pode dar, no caso dos exames de sangue feitos em laboratórios, são se a mulher está grávida e, se está, de quantas semanas é aquela gravidez (seriam os testes Beta HCG quantitativo e qualitativo, respectivamente). Exames complementares, até mesmo de sangue, devem ser feitos para mais informações.

É possível fazer meu próprio exame de gravidez caseiro?

 

Segundo a ginecologista e obstetra Érica Mantelli, estes testes não têm fundo científico e são contraindicados: “Alguns testes são feitos com produtos químicos (cloro ou água sanitária, por exemplo) e podem fazer mal à saúde”. Bittencourt lembra ainda que se até os testes laboratoriais, que seguem padrões rígidos, podem se equivocar, a probabilidade de um resultado errado nos exames caseiros é enorme. “Eles não podem, nem devem, ser levados em consideração”, adverte. Falaremos mais sobre eles a seguir.

Um atraso da menstruação é sempre um motivo para se fazer o teste, quando a mulher é sexualmente ativa?

 

Não, necessariamente. O atraso da menstruação é um bom indício de que há a possibilidade de gravidez, mas se a mulher não está tentando ficar grávida, o médico Leandro Bittencourt recomenda esperar em torno de sete dias para fazer o exame, já que o estresse, o uso de medicações e alterações hormonais podem provocar o atraso menstrual.

 

Vale ressaltar que, a partir de 10 a 15 dias de atraso, já se torna recomendado fazer o teste e procurar o médico. Mas, para quem está tentando engravidar, o exame pode ser feito até antes do atraso ocorrer – para o acompanhamento da situação.

O valor do teste de farmácia influencia na qualidade do produto?

 

O valor não influencia, desde que o teste tenha aprovação da ANVISA e sejam comprados em farmácias conhecidas. “O que não se deve é comprar em mercado negro ou na internet, pois nestes casos não se sabe do armazenamento do produto, o que pode danificá-lo”, diz Érica.

Muito cuidado com os testes de gravidez caseiros!

É verdade que muitas mulheres com ciclos menstruais regulares, já fazem uso dos testes de gravidez caseiros desde os tempos da vovó para confirmarem suas dúvidas de uma vez por todas. Alguns deles prometem funcionar desde o momento da concepção, não sendo necessário esperar pelo dia do atraso menstrual, como acontece com os testes de farmácia.

 

É importante saber que, esses tipos de testes não possuem qualquer comprovação científica e, por isso, não devem ser considerados uma forma confiável de confirmar ou descartar uma possível gravidez.

 

De todos os testes que se pode fazer em casa, o mais fidedigno é o teste de gravidez que se compra na farmácia, pois identifica a presença do hormônio beta HCG (um tipo de hormônio que é produzido apenas durante a gravidez). Caso um resultado mais rápido seja necessário, outra opção é o exame de sangue de HCG, que pode ser feito 8 a 11 dias após a relação desprotegida.

 

A seguir apresentamos os testes caseiros de gravidez mais utilizados, qual a teoria por trás de cada um e porque não funcionam:

1. Testes online de gravidez

Os testes online são cada vez mais comuns, mas devem apenas ser considerados uma forma de saber qual o risco de se estar grávida e não são um teste de gravidez definitivo, nem substituem o teste de farmácia ou de laboratório.

 

Esse tipo de teste é feito com base em sintomas genéricos de gravidez e não é capaz de avaliar cada mulher individualmente, nem medir fatores mais específicos, como a presença de hormônios da gestação na urina ou sangue.

2. Teste da água sanitária

De acordo com a crendice popular, este teste de gravidez funciona porque a água sanitária é capaz de reagir com o hormônio beta HCG, assim como o que acontece no teste de farmácia, levando à formação de espuma. Assim, se não existir formação de espuma, o teste é considerado negativo. No entanto, não existe qualquer estudo que confirme este efeito e a reação da urina com a água sanitária pode levar à formação de espuma mesmo em homens.

3. Teste da urina fervida

O teste da urina fervida parece ter como base a teoria de que ferver proteínas, como acontece no caso do leite, causa a formação de espuma. Como o hormônio beta HCG é um tipo de proteína, caso a mulher esteja grávida, o aumento dessa proteína na urina poderia causar a formação de espuma, ocasionando um resultado positivo.

 

Seguindo a mesma teoria, existem outras condições que também podem aumentar a presença de proteínas na urina, como é o caso da infecção urinária ou das doenças renais. Nesses casos, o teste também poderia ter um resultado positivo, mesmo que a mulher não estivesse grávida.

 

Além disso, caso existam vestígios de produtos de limpeza na panela onde seria fervida a urina, também haveria a possibilidade de formação de espuma pelas reações químicas com o produto, caracterizando um falso positivo.

4. Teste do vinagre

Este teste foi criado em torno do conceito de que o pH da urina da grávida é geralmente mais básico do que o da não grávida. Dessa forma, a ideia é que quando o vinagre, que é mais ácido, entra em contato com a urina, provoca uma reação que leva à alteração de cor, indicando um resultado positivo para gravidez.

 

Mas vale ressaltar que, o vinagre nem sempre altera a cor quando em contato com uma substância mais básica e, além disso, embora mais básico, o pH da urina da mulher pode continuar sendo ácido, o que impediria a reação.

5. Teste da agulha

Neste teste de gravidez caseiro, é necessário colocar uma agulha dentro de uma amostra de urina durante algumas horas e depois observar se existiu alguma alteração da coloração do metal. Caso a agulha tenha mudado de cor, significaria que a mulher está grávida.

 

A teoria por trás deste teste é a da oxidação dos metais, que acontece quando, em contato prolongado com outra substância, como a água ou, neste caso, a urina, acaba enferrujando. No entanto, esse é um processo que geralmente demora vários dias, não acontecendo em poucas horas.

 

Além disso, a velocidade de oxidação pode variar bastante de acordo com outros fatores que não apenas o contato com a urina, como a temperatura do ambiente, o desgaste da agulha ou a exposição à luz solar, por exemplo.

6. Teste do cotonete

O teste do cotonete é um método pouco seguro no qual a mulher deve esfregar a ponta de um cotonete no canal vaginal, perto do colo do útero, para identificar se existe presença de sangue. Este teste deve ser feito alguns dias antes da data prevista para a descida da menstruação e serve para identificar mais precocemente se a menstruação está descendo.

 

Assim, se o cotonete ficar sujo, pode indicar que a mulher não está grávida porque a menstruação está chegando.

 

Embora possa parecer um método confiável, é pouco recomendado. Primeiro, porque a fricção do cotonete nas paredes vaginais pode causar lesões que acabam sangrando e estragando o resultado. E depois, porque a aplicação de um cotonete dentro do canal vaginal, perto do colo do útero, pode arrastar bactérias que causam infecções.

Qual o melhor teste de gravidez?

Como vimos até agora os mais confiáveis para se fazer em casa são os testes de gravidez de farmácia e apesar de ser um teste de confiança, é possível que ele não detecte a gravidez quando é realizado cedo demais ou de forma errada.

 

O momento ideal para fazer o teste é quando o atraso da menstruação é de 7 dias ou mais. No entanto, ele já pode dar um resultado positivo a partir do primeiro dia do atraso menstrual.

Onde comprar?

É possível encontrar várias marcas de teste de gravidez nas farmácias e drogarias da sua região, sem nem precisar sair de casa! O Cliquefarma te mostra os melhores preços e condições de entrega com apenas um clique! Confira agora mesmo e depois comente abaixo qual foi o resultado do seu teste!

Referências bibliográficas

Compartilhe nas redes sociais

Últimas publicações
Em destaque

Quem escreveu este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *