Puberdade é o momento de transformações físicas e biológicas e de oscilações emocionais ocasionadas pelas alterações hormonais que o corpo sofre. O corpo está voltado nessa fase para a produção dos hormônios sexuais que são diferentes em cada sexo. Os meninos produzem, entre outros, a testosterona e as meninas o estrógeno.
Nessa fase o crescimento se acelera, os órgãos sexuais ganham definição e a fertilidade se inicia. É um processo difícil tanto para o adolescente, que vai viver essas transformações, como para os que o rodeiam que terão de se adaptar às alterações de humor e às crises existenciais vividas por ele. Apesar de tudo isso essas transformações são necessárias para a manutenção da espécie humana, pois todo esse alvoroço tem como objetivo dotar o homem de capacidade e condições para o processo de reprodução.
A puberdade nas meninas
A puberdade nas meninas é caracterizada:
- Pelo desenvolvimento dos seios e da genitália;
- Pelo aparecimento de pêlos pubianos na genitália e nas axilas;
- Pela definição das formas do corpo acarretada pelo acúmulo de gorduras em determinadas partes (quadris, coxas);
- Pelo surgimento de erupções na pele (acne-2/”>acne);
- E pelo aparecimento da menarca.
Menarca é o período da primeira menstruação. Chama-se menstruação o processo cíclico mensal de perda de sangue originário do útero. Este fenômeno ocorre normalmente a cada quatro semanas e sua duração é variável de uma mulher para outra sendo na maioria das vezes de 3 a 4 dias. Em relação à isso cabe ressaltar que, em geral as primeiras menstruações são muito irregulares podendo até mesmo ocorrer duas vezes no mês. Essa irregularidade é normal, mas não se deve esquecer que a primeira atitude a ser tomada após a primeira menstruação é a de procurar um médico especialista, neste caso um ginecologista.
A puberdade nos meninos
Nos meninos a puberdade se caracteriza:
- Pelo engrossamento do timbre da voz;
- Pelo nascimento de pêlos no corpo (peito, pernas, axilas, genitália);
- Pelo surgimento da barba;
- Pelo desenvolvimento muscular;
- Pelo aparecimento de acne;
- Pelo desenvolvimento da genitália;
- E pela primeira ejaculação, que poderá ocorrer enquanto o garoto dorme ou ainda durante uma masturbação;
Embora não seja uma regra, alguns meninos podem apresentar desenvolvimento das glândulas mamárias. É o que se chama de ginecomastia. Esta tende a desaparecer durante a adolescência, porém, se não desaparecer ou se o crescimento for excessivo, trazendo transtornos para o adolescente um médico deve ser consultado a esse respeito.
Puberdade X Adolescência
Puberdade e adolescência não são a mesma coisa. A puberdade é uma parte da adolescência, ou seja, é o período em que ocorrem todas as transformações físicas e fisiológicas descritas anteriormente. Quando elas terminam, a puberdade chega ao fim.
Adolescência é o período de vida compreendido entre os 10 e os 20 anos. Tem início com a puberdade, mas continua até que seja alcançada a maturidade física e mental, o que implica mudanças fisiológicas e psicossociais.