Nos dias atuais, pode-se afirmar que a saúde bucal é um assunto muito importante de ser debatido quando a pauta principal é sobre a boa saúde de adultos e de crianças em um contexto geral.
Mas afinal, porque as pessoas, tanto adultos quanto crianças, devem se preocupar dessa maneira em cuidar da sua saúde bucal diariamente?
E a resposta para essa pergunta é muito simples de ser dada, pois quando a saúde da boca está comprometida, ela pode facilmente prejudicar os demais órgãos do corpo humano e suas funções, trazendo diversas doenças sérias para o corpo daquele indivíduo.
A OMS (Organização Mundial da Saúde), classifica a questão da saúde bucal como importantíssima de ser bem feita por todas as pessoas, em qualquer fase de suas vidas.
Quando as pessoas deixam de lado os cuidados básicos com a sua saúde bucal, milhares de fungos e bactérias facilmente começam a se proliferar naquela região, atingindo não somente a boca da pessoa, como também diversos outros órgãos e suas funções, o que pode acarretar em doenças muito sérias para aquela pessoa acometida.
Dado esse perigo, tanto os adultos quanto as crianças, devem incluir ações de boa higiene bucal em sua rotina do dia a dia, isso para manter da melhor forma a sua boa saúde bucal.
Os adultos, de uma maneira geral, já estão mais acostumados com a rotina de boa higienização da sua boca e dos seus dentes, mas as crianças nascem sem saber dessa importância, e por isso, é de extrema importância que os adultos as eduquem e orientem nesse quesito, para que elas aprendam desde cedo como cuidar corretamente da sua boa higiene bucal.
Pensando nessa temática de extrema importância, no artigo de hoje falaremos sobre a importância da saúde bucal e também da escova de dente infantil, da pasta de dente e do fio dental, que devem ser considerados como os melhores amigos de todas as crianças quando o assunto é uma boa saúde e bem-estar bucal.
Como cuidar bem da saúde bucal?
Para que a pessoa, tanto adulto quanto criança, possa cuidar bem da sua saúde bucal na hora da escovação dos seus dentes, alguns pontos muito importantes são recomendados de serem feitos e analisados, como:
- Tenha um bom controle na ingestão de alimentos mais doces e também dos carboidratos, prefira alimentos mais leves e saudáveis para toda a saúde do corpo;
- Faça a escovação diária de todos os dentes da boca, sempre após cada refeição feita e por uma última vez antes da pessoa ir dormir;
- Adquira uma escova de dentes com qualidade para a hora da escovação, que possua um tamanho adequado para a boca, com cerdas mais macias;
- Faça a escolha de um bom creme dental com flúor para a escovação diária dos dentes;
- Faça o uso do fio dental em todos os dentes diariamente, sem desculpas e sem preguiça;
- Faça corretamente as consultas periódicas ao profissional dentista (que cuida especialmente dos dentes das pessoas);
Lembrando que as pessoas que utilizam o aparelho ortodôntico nos dentes devem se preocupar ainda mais detalhadamente com a limpeza dos seus dentes e da sua boca, dado que esse tipo de aparelho costuma reter ainda mais diversos resíduos dos alimentos que são consumidos diariamente pela pessoa.
Um bom cuidado com a escovação da gengiva e o uso correto do flúor também são recomendados na hora de uma boa e correta escovação.
Na hora da escovação dos dentes, é muito importante que as pessoas fiquem atentas também com a presença de lesões ou mesmo feridas na região da boca. Na grande maioria dos casos, as lesões mais encontradas nas bocas são de caroços, inchaços, placas brancas ou vermelhas e até mesmo manchas. Essas lesões podem aparecer por toda a boca e língua (em cima e embaixo), bochechas, lábios, garganta e até mesmo no céu da boca. De uma maneira geral, as lesões mais comuns que aparecem nas pessoas, são:
As terríveis cáries
A cárie causa um grande adoecimento no dente e na boca da pessoa como um todo, causando uma desintegração rápida do dente que antes era bom. Esse processo pode ocorrer por conta de uma higiene bucal ruim, pelo consumo exagerado de doces e carboidratos e também é derivado de possíveis complicações de outras doenças que estão instaladas no corpo da pessoa, que acabam diminuindo a quantidade de saliva na boca da mesma.
O tenebroso mau hálito
O mau hálito é um mau cheiro que é causado por falta de uma boa higiene bucal. Algumas doenças podem causar um mau hálito decorrente, como a gengivite, o câncer, a diabetes, problemas no fígado, problemas nos rins e doenças sistêmicas.
Alguns fatores externos também contribuem para o mau hálito, como: consumo de alho e cebola, tabaco, ingestão de bebidas alcoólicas e a boca seca (condição que pode ser desencadeada pelo uso de certos medicamentos, por distúrbios ou até mesmo pela menor quantidade de saliva que é produzida durante a noite).
Gengivite – as gengivas pedindo ajuda
A gengivite é uma doença causada por uma inflamação na região da gengiva. Ela é desencadeada pelo acúmulo de placa bacteriana, que nada mais é do que uma película cheia de bactérias que toma conta de toda a cavidade da boca. Essa placa cheia de bactérias costuma ficar alocada nas regiões da boca que são de mais difícil limpeza, para se livrar da gengivite e fazer a limpeza correta dos dentes, costuma ser necessário que a pessoa vá ao dentista e faça uma limpeza especializada. Para que a gengivite não ataque novamente, uma boa higiene na boca é fundamental.
Tártaro
O tártaro, ou cálculo dental, ocorre quando a placa bacteriana fica completamente endurecida na superfície dos dentes. Além de ser um problema que prejudica a saúde da boca como um todo, a presença do tártaro torna a boca muito menos bem vista de uma maneira estética.
Endocardite Bacteriana – perigo para o coração
A Endocardite Bacteriana é uma das doenças mais sérias que nascem da falta de higiene bucal. Essa doença é muito perigosa e afeta diretamente o coração da pessoa, podendo até mesmo levá-la a óbito se não for corretamente tratada.
Um sangramento na região da boca pode chegar a permitir que as bactérias daquela região entrem no sangue da pessoa e ataquem os tecidos do seu coração, causando diversos danos nesse local. Esse perigo pode ser evitado com o cuidado redobrado das pessoas que possuem problemas no coração, que devem consultar o seu médico e dentista de confiança de forma regular, sempre tomando todos os cuidados exigidos na escovação e higiene bucal, até mesmo com mais atenção do que as demais pessoas.
As dolorosas aftas
De uma maneira geral, nenhum profissional ou especialista sabe definir a causa específica para o aparecimento das aftas na boca das pessoas. Mas uma coisa é certa, a má higiene bucal certamente contribui para o seu surgimento, dificultando, e muito, o seu tratamento e posterior cura!
As aftas costumam aparecer como ferimentos em toda a parte mais mucosa da boca, elas possuem uma coloração mais branca e avermelhada, causando muita dor, incômodo e desconforto para a pessoa acometida.
Elas costumam doer mais quando a pessoa vai escovar os dentes e se alimentar. Em suma, elas não precisam de um tratamento específico e, com a ajuda de uma boa higiene bucal, podem desaparecer em até 2 semanas.
Câncer e lesões malignas
Segundo os especialistas, diversas inflamações e infecções que acometem o organismo e não são devidamente tratadas podem causar o desenvolvimento de lesões nas células do corpo humano que podem ser irreversíveis. Dado esse fato, todo o cuidado é pouco!
As lesões causadas na boca podem influenciar no comportamento de caráter maligno na multiplicação de células cancerígenas. Esse tipo de abertura pode se originar em tumores ou mesmo em lesões que podem se tornar um câncer.
Vale lembrar que essas doenças, quando não são tratadas, podem desencadear doenças mais graves que podem até mesmo levar a pessoa a desenvolver um câncer na boca. Quando descoberto rapidamente, a chance de cura de um câncer bucal é muito alta, por isso, quando a pessoa perceber qualquer ferida ou lesão em sua boca, ela deve imediatamente consultar o dentista para que seja feita uma análise mais detalhada do caso, e se um problema maior for encontrado, para que ele possa ser rapidamente tratado.
A importância da escovação infantil
Como vimos acima, uma boa higiene bucal é fundamental de ser feita, isso para que sejam evitadas doenças e maiores problemas bucais para a pessoa no futuro. E não são só os adultos que precisam ter essa preocupação com a sua saúde bucal! As crianças também devem manter uma boa e correta escovação dos seus dentes para evitar problemas futuros.
A escovação infantil é de extrema importância para a boa saúde das crianças de todo mundo. E, pensando nela, vamos aos tópicos abaixo com mais detalhes acerca da escolha da escova dental infantil e também dos detalhes da escovação dos dentes correta que deve ser feita pelos pequenos.
Com quantos anos uma criança deve começar a escovar os dentes?
Segundo especialistas, os pais ou cuidadores devem escovar os dentes do bebê assim que o primeiro dente dele nascer. De uma maneira geral, o primeiro dente de uma criança nasce quando ela completa em torno de 6 meses de vida.
Mesmo que aos 6 meses de vida nasça na criança dentes temporários de leite, eles precisam de toda a atenção e cuidados que são depositados nos dentes fixos, dado que os dentes de leite podem sim, ser acometidos pelas terríveis cáries e causar muita dor para o pequeno.
Fora o perigo de serem acometidos por cáries, os dentes de leite são extremamente importantes como guias para o nascimento correto dos dentes que serão fixos no bebê. Os dentes de leite também são fundamentais para garantir o bom desenvolvimento da função de mastigar no início da alimentação do bebê, que começa a ocorrer no seu sexto mês de vida.
Assim que nasce o primeiro dente do bebê, é recomendado que os pais ou cuidadores levem o pequeno ao odontopediatra. Esse é o profissional indicado para esclarecer todas as dúvidas em relação aos dentes do bebê, fornecendo as orientações primordiais para a boa saúde bucal do pequeno nos seus primeiros meses de vida.
Qual a escova de dentes ideal para os bebês?
Antes de escolher a escova de dente para o bebê, é fundamental lembrar que os dentes e a gengiva do pequeno são extremamente delicados.
Cada idade tem a escova certa para a escovação dos dentes do bebê, essa faixa etária fica disponível no rótulo das embalagens de escova de dente, e normalmente são divididas em:
- 6-24 meses de vida;
- 2-5 anos de vida;
- 5-7 anos de vida;
- A partir dos 7 anos de vida.
Cada fabricante de escova de dentes possui um modelo específico para cada faixa etária. Para a escolha mais correta da escova de dentes do bebê, é indicado que os pais ou cuidadores optem por uma escova de dentes com as cerdas mais macias, uma cabeça menor (que irá ajudar no acesso das áreas mais difíceis da boca do bebê) e que também possuam um cabo maior para segurar.
Vale ressaltar que mesmo as escovas de dente infantis devem ser trocadas a cada 3 meses de uso, e essa troca pode ser adiantada caso as cerdas se apresentem desgastadas antes desse tempo.
Pasta de dente: pode ser usada ou não para a escovação do dente do bebê?
O uso da pasta de dente é tão primordial quanto o uso da escova de dentes para a saúde bucal do pequeno.
A pasta de dente deve começar a ser usada assim que nascer o primeiro dente do bebê. Antes da compra da pasta de dente, é recomendado que os pais ou cuidadores conversem com o profissional que cuida da saúde bucal do bebê, isso para que ele indique qual é a melhor opção de pasta de dente para a idade do pequeno.
Esse cuidado é necessário porque há inúmeras diferenças entre as pastas de dente disponíveis no mercado, como na quantidade de flúor disponível em cada uma. De um modo geral, para os bebês pequenos, é recomendado o uso de pastas de dente sem o flúor em sua composição.
Outro detalhe importante é que os pequenos não irão saber cuspir a água da escovação e vão acabar engolindo a mesma durante o processo da limpeza bucal. Por isso, é necessário que uma quantidade certa da pasta de dente seja aplicada nessa escovação.
Em um modo mais grosso de medida, para as crianças com idade de até dois anos, a quantidade de pasta de dente deve ser igual a meio grão de arroz. Já dos 2 aos 5 anos, pode ser do tamanho de um grão inteiro. E para as crianças que têm mais de 6 anos de idade, a quantidade de pasta de dente pode ser a de um grão de ervilha.
Como escovar os dentes do bebê?
A escovação de dentes de um bebê deve ser realizada ao menos duas vezes durante todo o dia, e é recomendado que essa escovação seja feita logo após as refeições principais, principalmente após a janta, pois o bebê irá dormir com a sua boca e dentes limpos. A limpeza dos dentes do pequeno precisa ser feita da seguinte maneira:
- Deite o bebê de costas, com a sua cabeça completamente apoiada sobre o seu corpo para garantir a sua sustentação na hora da escovação dos dentes;
- Coloque a quantidade de pasta de dente recomendada pelo profissional que cuida dos dentes do bebê na escova, a quantidade deve ser a correta para que não haja necessidade de enxágue (isso até que o pequeno comece a aprender a cuspir);
- Agora, o cuidador deve fazer pequenos movimentos em forma de círculos, colocando a escova de dente na parte de dentro e de fora de cada dente do bebê, limpando suavemente a região;
- Os dentes podem ser escovados com um verdadeiro movimento de “indo e voltando”, sempre de forma suave, para não machucar a boca do bebê;
- Por último, a escova dental infantil deve ser passada nas bochechas e também na língua do pequeno.
Observação importante – quando houver dois dentes muito próximos na boca do bebê, é necessário que o pai ou cuidador use o fio dental nesse local, isso para garantir que a limpeza na boca do bebê seja feita de maneira completa.
É muito importante que os pais e cuidadores se lembrem que a escovação deve ser estimulada nos pequenos desde cedo, garantindo assim, uma saúde bucal mais saudável na vida do bebê.
Como incentivar a criança a escovar os seus dentes?
Com o tempo, o bebê que antes era pequeno acaba se desenvolvendo e se tornando uma criança pronta para assumir as suas responsabilidades.
A partir dos dois anos de vida, é muito importante que os pais e cuidadores mostrem para a criança a importância da boa escovação dos dentes e os benefícios da boca estar sempre muito limpinha!
Traremos por aqui agora, algumas dicas para os adultos incentivarem as crianças a terem uma boa e regular higiene bucal, levando o ato da escovação dos dentes a se tornar um momento muito mais prazeroso, como se fosse uma verdadeira brincadeira para os pequenos.
Como vimos nos tópicos anteriores, escovar os dentes é uma verdadeira necessidade para a manutenção de uma boa saúde para os adultos e também para as crianças.
O hábito da escovação deve começar assim que nasce o primeiro dente da criança, isso com o auxílio dos pais. Mas com o passar do tempo, a criança deve ser incentivada a escovar os seus dentes sozinha desde muito cedo.
O grande desafio é que muitas crianças enxergam a escovação dos dentes como uma “chata” obrigação diária, o que torna esse ritual um verdadeiro incômodo na visão inocente dos pequenos.
Dado essa realidade, é muito importante que os pais e cuidadores saibam como introduzir na rotina dos pequenos o hábito da escovação, isso de uma maneira mais leve e descontraída, garantindo assim, que os pequenos entendam a importância desse ritual e pegue mais gosto por ele e pelos benefícios a longo prazo que ele trás.
De um modo geral, as crianças que não gostam de escovar o dente quando maiores tiveram esse ritual imposto e apresentado para elas da pior forma possível, havendo uma falha dos pais nessa apresentação.
Quando são menores, os pequenos não compreendem que a escovação é feita pensando em um processo de cuidado da saúde a longo prazo, dado essa falta de entendimento, é importante que os pais transformem essa obrigação em uma atividade mais prazerosa para os pequenos, trabalhando de uma maneira mais clara e lúcida, mostrando uma maior preocupação em como uma atividade é passada para a criança.
Para evitar que a criança crie uma aversão contra a escovação dos dentes, os especialistas recomendam que os pais, em um primeiro momento, já ofereçam para a criança uma escova dental e uma pasta de dente de qualidade.
A escova de dente pode ser de algum personagem que a criança goste muito, isso vai ajudar na construção da sua simpatia. Já a pasta dental, pode ser uma com um gosto mais leve e com algum sabor, para que a criança não tenha do que reclamar.
Antes de iniciar o processo de escovação sozinha, os pais devem se atentar em comprar para a criança a escova dental correta que foi indicada pelo seu dentista.
É importante que a escova tenha o tamanho ideal para a boca da criança para que não a machuque, e que a pasta seja gostosa, para não causar ânsia na criança pelo sabor.
Esses pequenos cuidados, quando são tomados, irão ajudar a criança a simpatizar com a escovação, tornando esse processo muito melhor.
Uma outra dica importante é que nas primeiras escovações da criança sozinha, os pais escovem os seus dentes no mesmo momento e brinquem com os pequenos, mostrando que além de mandar, eles também fazem aquela atividade e consideram ela muito prazerosa.
Dicas de como escovar os dentes brincando
O primeiro passo que os pais devem tomar para tornar o momento da escovação dos dentes um verdadeiro momento da mais pura diversão, interação e descontração, é estar presente junto com a criança nesse momento. Uma boa interação entre os pais/cuidadores e os seus filhos é a principal chave para o verdadeiro sucesso de qualquer processo de aprendizagem.
A regra é bem clara, quanto mais criativa os pais/cuidadores conseguirem forjar a abordagem, mostrando corretamente todo o processo da escovação dos dentes, muito mais fácil será para a criança aprender esse processo de forma efetiva, sem enxergá-lo como uma chata obrigação.
De uma maneira geral, os especialistas recomendam que os pais acompanhem os seus filhos na hora da escovação até os pequenos completarem sete anos de vida. Depois dessa idade, a criança já tem mais conhecimento da importância da escovação dos dentes e também possui a coordenação motora para escovar os seus dentes sozinha.
Algumas dicas para tornar o momento da escovação dos dentes mais prazeroso, interativo e divertido, são:
- Nada como uma boa abordagem para chamar a atenção dos pequenos, ao invés dos pais falarem bravos que está na hora do filho escovar os dentes, ele pode usar uma abordagem muito mais simpática e criativa, como: “vamos todos escovar os dentes agora e brincar um pouco no banheiro antes de dormir?”
- As músicas tornam sempre as atividades muito mais prazerosas e gostosas de serem feitas, não é mesmo? E que tal vocês cantarem algumas músicas na hora da escovação dos dentes? Você pode selecionar uma música já criada pensando na hora da escovação dos dentes (que já pode ser apresentada para a criança desde quando ela for um bebê), ou até mesmo pode criar uma música especial da família para aquele momento, deixando o momento da escovação dos dentes muito mais exclusivo e único de vocês. No futuro, certamente a criança irá se lembrar desse tipo de momento em que esteve junto de toda a sua família.
- Leve a sério a ideia desse momento ser muito mais descontraído! Brinque com o pequeno e faça caretas na hora da escovação, algumas vozes divertidas e até mesmo cantar com a boca cheia de espuma pode tornar esse momento ainda mais especial.
- Não se esqueça dos incentivos e do elogio, cada momento em que a criança lembrar da hora da escovação ou que fizer todo o processo da maneira correta, não esqueça de elogiar o pequeno, que se sentirá muito feliz em estar sendo reconhecido pelo seu bom trabalho.
- Algumas brincadeiras mais famosas, como a do mestre mandou, também podem ajudar nessa missão. Os pais/cuidadores são os mestres e fazem os primeiros movimentos da escovação e os pequenos o imitam (aprendendo dessa maneira a forma correta de escovar os dentes). A brincadeira também pode ser feita na hora da passagem do fio dental, esse mestre mandou certamente vai render muitas risadas para todos! Depois de alguns dias que a brincadeira começar a ser aplicada e a criança já entender como ela funciona, peça para ela ser o mestre, assim os pais poderão ver se a criança está aprendendo corretamente a fazer a sua higiene bucal.
- Por último e não menos importante, sempre ensine a importância da escovação dos dentes para a criança de uma maneira mais didática e até mesmo mais fantasiosa. Explique para ela que quando ela come qualquer alimento, os pedacinhos que não forem engolidos irão se prender aos dentes, deixando as bocas totalmente sujas. A escova dental, a pasta de dente e o fio dental são os verdadeiros salvadores da pátria, que irão salvar os dentes e toda a boca de toda aquela sujeira. Dessa forma, a criança vai entender que a sujeira é uma verdadeira vilã, e que os utensílios de limpeza dos dentes são os verdadeiros super heróis.
Todas essas dicas, se seguidas à risca pelos pais e cuidadores das crianças, irão garantir que quando o pequeno fizer sete anos, ele influencia até mesmo outras crianças a escovarem o dente na hora correta e da maneira correta.
Esse tipo de aprendizado e educação nunca mais serão tirados da criança, dado que uma coisa é mais do que verdadeira, todas as coisas podem ser retiradas de uma pessoa, menos o que ela aprendeu nos momentos importantes da sua vida. E nada mais importante do que aprender a cuidar da saúde bucal já nos primeiros anos de vida, não é mesmo?
Considerações finais acerca da escovação
Como vimos acima com mais detalhes e explicações, a escova dental infantil deve ser considerada como uma das melhores amigas de todas as crianças do mundo.
A escovação dos dentes é tão fundamental e necessária de ser feita como o ato de tomar banho (talvez até mais, porque muitas pessoas até conseguem passar um dia sem tomar banho, mas sem escovar os dentes é uma missão verdadeiramente bem difícil de ser feita).
Além de garantir que a pessoa tenha uma boa saúde, escovar os dentes também garante que ela esteja sempre limpa e apresentável para a sociedade.
Mas muito além da estética, escovar os dentes é uma questão de saúde pública. Muitas pessoas no Brasil não têm conhecimento da importância do ato de escovar os dentes, por isso é tão necessário que essa informação seja passada e reforçada sempre para todas as pessoas, ainda mais para as pessoas pertencentes às classes sociais mais vulneráveis de todo o Brasil.
Para a manutenção da dignidade de todos como um todo, toda pessoa, homem, mulher e criança, precisam ter acesso a uma escova de dentes, a uma pasta de dentes e ao fio dental.
Esse acesso iria garantir uma melhora na saúde das pessoas como um todo, dado que a boca, é uma das principais partes do corpo humano, sendo sem dúvidas, a mais apresentável para as demais pessoas.
Com as crianças entendendo essa verdade e a importância do uso dos instrumentos de limpeza dos dentes e da boca, certamente elas se tornarão adultos muito mais conscientes, que irão conseguir manter tranquilamente a sua saúde bucal.
Se você busca mais informações ou produtos com melhores preços, acesse o Clique Farma, nele você vai encontrar uma relação com os melhores preços e produtos.