Sabonete Íntimo Feminino – Cuidados preciosos

Sabao Intimo feminino
Avalie esse post

Quando se trata de autocuidado, ninguém o faz melhor do que as mulheres. Quer se trate de encontrar os melhores remédios caseiros ou escolher os melhores produtos para a pele, as mulheres sabem tudo! Mas e as partes íntimas? As mulheres realmente se preocupam com suas áreas íntimas tanto quanto se preocupam com o resto das partes do corpo? Bem, nem sempre isso acontece. Você se lembra quando foi a última vez que comprou ou usou um produto especial para cuidar de suas áreas íntimas? Se não, deixe-me dizer como é necessário manter a higiene íntima.

A higiene íntima não é um assunto que você geralmente escolhe para conversar com suas irmãs ou amigas próximas, pois para muitas mulheres esse é um assunto delicado e que ainda é um tabu para conversar com outras pessoas. 

Então, naturalmente, as meninas tendem a cometer um grande erro ao usar o mesmo sabonete para o corpo e áreas íntimas. Agora você deve estar se perguntando o que há de tão errado em fazer isso, certo? A verdade é que a pele ao redor de sua área íntima é muito mais delicada do que o resto do corpo. É por isso que precisa de cuidados especiais.

Compreendendo sua região íntima

A maioria das mulheres não têm consciência de seu corpo, porque falar sobre o corpo feminino infelizmente ainda é um tabu. 

Mesmo que você não tenha nenhum interesse em biologia, o mais básico a saber sobre o complicado corpo feminino, antes de começarmos uma conversa sobre a higiene de suas áreas íntimas, é que a vagina e a vulva são duas coisas diferentes.

 A vagina é uma estrutura tubular e muscular do lado de dentro do corpo, enquanto a vulva fica do lado de fora, circundando a abertura vaginal.

Muitas mulheres, na tentativa de cheirar bem, tentam diferentes métodos de limpeza do interior da vagina, começando com sabonetes extravagantes e perfumados até duchas higiênicas. É importante saber que não há necessidade de usar agentes externos para limpar a vagina, pois ela é capaz de se limpar com o auxílio de um lubrificante interno secretado pelo seu próprio corpo.

 Então, quando você vir algum corrimento vaginal esbranquiçado, não se assuste. Além disso, você deve se lembrar que a vagina possui um ambiente ácido em seu interior, com um nível de pH de 3,8 a 4,5, o que ajuda a manter um microbioma de bactérias boas no corpo. Quando você usa sabonetes dentro, ou mesmo os remédios caseiros ou duchas higiênicas, pode elevar o nível do pH, causando o crescimento de infecções.

Agora que conhecemos um pouco mais sobre a região íntima feminina, vamos ver como os sabonetes íntimos podem ajudar ou prejudicar a saúde da área íntima feminina.

Quais os benefícios e malefícios do sabonete íntimo

Entre as centenas de produtos de limpeza, shampoos e sabonetes, geralmente há uma seção compacta de sabonete para a higiene íntima feminina, com apenas um punhado de opções. 

Com essa escassez de produtos seguros e com pH balanceado, a maioria das mulheres recorre aos sabonetes convencionais para limpar a área íntima. No entanto, esses produtos podem ser prejudiciais aos tecidos delicados da vulva, causando irritação, inflamação e até infecção.

Mesmo dentro do âmbito de sabonetes femininos existe uma polêmica entre os especialistas da área médica que cuidam da saúde feminina, a respeito da segurança no uso de sabonetes próprios para a área íntima feminina. 

Diante disso, vamos ver os benefícios e malefícios que esses especialistas costumam apontar no que tange o uso desses produtos.

Benefícios do sabonete íntimo

Nos últimos 12 anos houveram muitas pesquisas que estudaram o uso dos sabonetes íntimos, e foi comprovado que o seu uso melhora a colonização da vagina, pois tem um pH semelhante ao da vagina.

 Lembrando que o pH se refere a quantidade de íons de hidrogênio que existe em um meio, o nível de pH de um ambiente pode ser medido de 0 a 14, sendo que de 0 a 6 e um ambiente ácido, o nível 7 é neutro e de 8 a 14 é alcalino.

Visto que o pH vaginal é de 3,5 a 4,5 esse pode ser considerado um ambiente ácido e o desequilíbrio desse pH usando algum produto que não seja específico para esse ambiente pode acabar causando a proliferação de bactérias.

Visto que a maioria dos sabonetes íntimos possuem um nível de pH mais ácido, justamente para não alterar o nível de acidez vaginal. Sendo assim o sabonete íntimo ajuda a manter o pH da região íntima, protegendo o ecossistema da região e evitando a proliferação de bactérias que fazem mal para a área íntima feminina. 

Malefícios do sabonete íntimo feminino

Embora haja muita literatura publicada sobre o ambiente vaginal interno, há informações relativamente limitadas relacionadas à vulva externa e como as práticas íntimas de higiene pessoal podem afetá-la. Portanto, a educação sobre a importância e os riscos potenciais associados à higiene íntima feminina é uma prioridade importante para os profissionais de saúde e das mulheres para promover a saúde e higiene íntima em geral.

Em meio a algumas polêmicas existe uma verdade absoluta: sua vagina é autolimpante. Nem uma ducha é necessária, pois limpá-la pode realmente levar a problemas de saúde.

Embora você obviamente não precise lavar a vagina, existem algumas outras partes femininas na mesma área que podem precisar de atenção especial para alcançar aquela sensação de frescor que todos desejamos.

Mas, primeiro, uma rápida lição de anatomia. a vagina geralmente ocupa o centro do palco quando se trata de partes da anatomia feminina que as pessoas podem reconhecer, mas, como mencionado, não é onde você deve concentrar sua rotina de limpeza.

Ao tentar elaborar um bom processo de higiene feminina para você, não se esqueça da evasiva vulva.

A palavra vulva faz referência às partes que estão ao redor da vagina, especificamente:

  • Clitóris
  • Capuz clitoriano
  • Lábios internos e externos (ou lábios vaginais)

Embora sua vagina seja autolimpante, a vulva não é e poderia usar um pouco de cuidado extra na forma de sabonete especialmente formulado para ajudá-la a se sentir revigorada.

Definitivamente, não sugerimos que você coma seu sabonete apenas para provar que é seguro, mas uma boa regra é que, se for tóxico para ser ingerido por via oral, não o coloque perto de seus tecidos delicados. A pele da vulva e da vagina é extremamente sensível e absorvente. Produtos químicos indesejados podem irritar e ressecar esses tecidos.

Por isso alguns especialistas acabam não recomendando o uso de sabonetes íntimos. 

Além disso, 5% das mulheres que fazem uso de sabonetes íntimos acabam tendo reações adversas como: ardência, inchaço, irritação, vermelhidão, desconforto e aumento de secreção.

Então por conta desse resultado, alguns médicos não recomendam o uso de sabonetes íntimos, por causa dessas reações. 

Em contrapartida, outros médicos ao observar esses resultados afirmam que se trata de reações alérgicas e aconselham a paciente a apenas trocar a marca do sabonete íntimo para que o problema seja resolvido, pois pode acontecer de uma mulher ser alérgica a uma determinada marca, mas não ser alérgica a outra marca que usa composições diferentes para a fabricação do produto.

Qual a função do sabonete íntimo feminino

Muitos de nós não sabemos o que é e qual a função do sabonete íntimo feminino. E muitos de nós não dão muita importância à limpeza de nossas partes íntimas. Mas é muito importante para uma mulher saber o que é o sabonete íntimo e que maravilhas ele pode fazer.

o sabonete íntimo é uma solução projetada especificamente para limpar as áreas íntimas das mulheres. Ele mantém os níveis de pH equilibrados e protege a vagina de infecções bacterianas e fúngicas. Ele está disponível nas lojas e farmácias e pode adquiri-los sem a necessidade de uma receita médica e você também pode encontrá-los online.

A função do sabonete íntimo feminino é ajudar a equilibrar o nível de pH vaginal e ajudar a vagina a se manter saudável. Ajuda na prevenção de infecções bacterianas ou fúngicas na área vaginal. Também apoia o crescimento de bactérias boas chamadas Lactobacillus, que são importantes para uma vagina saudável e fresca. Deixa você se sentindo fresco o dia todo, sem odor, umidade ou pegajosidade. Alguns desses sabonetes íntimos também apresentam propriedades e conteúdos que podem ajudar a clarear e enrijecer a pele.

Porque utilizar o sabonete íntimo feminino

Sua vulva – ou seja, a pele sensível ao redor de sua vagina que compõe seus lábios, clitóris, abertura vaginal e a abertura para a uretra, pode ser limpa, e os sabonetes que você escolher para essa área são determinantes para a saúde desse ambiente. 

Os tecidos nessa região são um pouco diferentes, é mais frágil em termos de potencial irritante, desenvolvimento de alergias e trauma físico porque a pele não é tão ‘grossa’, por assim dizer, como a pele externa.

Os produtos que você usa nessa área também são importantes porque podem entrar na abertura da vagina, que precisa manter um certo equilíbrio de pH para ser saudável. Um pH vaginal normal é geralmente inferior a 4,5 na escala de pH, o que significa que é um ambiente ácido. Manter esse pH vaginal normal evita o crescimento excessivo de bactérias e leveduras que podem causar uma infecção.

É por isso que a ducha higiênica é tão ruim para a vagina, pois ela pode eliminar as bactérias boas presentes e aumentar o pH da vagina, causando infecções por fungos, vaginose bacteriana e doença inflamatória pélvica. Isso pode ser especialmente problemático para mulheres negras, uma vez que a pesquisa mostrou que elas tendem a ter menos bactérias Lactobacilos em seus corpos, que são necessárias para manter um pH vaginal normal. Como resultado, eles têm duas a três vezes mais chances de ter vaginose bacteriana.

Então, como você mantém essa área limpa sem prejudicar sua flora vaginal? Você pode limpar totalmente sua vulva apenas com água morna no chuveiro. Mas se você quiser se sentir ainda mais fresco, basta adicionar sabonetes íntimos suaves o suficiente para serem usados nessa área. E você não precisa fazer nada extra ou usar um sabonete mais forte se tiver secreção ou estiver menstruada. Apenas lave como você faria normalmente.

Sabonete íntimo para Candidíase

A candidíase vulvovaginal é caracterizada por secreção inodora, branca e irritação local, e é mais comum durante os anos reprodutivos. Os gatilhos para a infecção sintomática incluem gravidez, diabetes mal controlada e uso recente de antibióticos. A alteração do ecossistema vaginal é a principal causa da candidíase.

Lembre-se que em caso de qualquer problema de saúde, a primeira coisa a fazer é procurar um médico, daí ele vai te orientar de você deve ou não usar algum sabonete íntimo para resolver o problema.

Em relação à candidíase, o sabonete íntimo pode ser um fator causador do problema, como também um produto para ajudar na resolução. Embora esse raciocínio possa parecer um pouco confuso, vamos te explicar como isso pode acontecer.

Cada mulher é única, assim como cada região feminina difere para outra região feminina, sendo assim uma mulher que costuma fazer uso de sabonetes femininos de forma constante e talvez com um produto que não seja o mais apropriado para a sua região íntima em particular, pode acabar alterando a flora vaginal. Isso pode acontecer também se a mulher fizer mal uso desses produtos, como por exemplo, usando o sabonete íntimo na parte interna da vagina. Se assim acontecer, também vai ocorrer uma alteração no ecossistema da parte íntima, alterando o pH ideal e aumentando a proliferação de bactérias naquele ambiente que podem acabar causando a candidíase.

Em contrapartida pode acontecer de uma mulher não fazer uso de sabonetes femininos, mas sim de sabonetes comuns que agridem a flora vaginal, e alterando o pH da região íntima, ou pode ser também que o uso de antibióticos ou a gravidez e a diabete mal controlada acabe afetando o ecossistema vaginal. Dessa forma, o médico poderá indicar um sabonete íntimo para levar a acidez necessária que a região íntima precisa, para que ocorra o equilíbrio do pH daquela área.

Então lembre-se sempre que nem todo método é útil para toda mulher, por isso é importante consultar um médico, pois ele vai realizar exames que vão definir a sua necessidade ou tratamento em especial que deve ser feito no seu caso. 

Sabonete íntimo feminino bactericida

Os microrganismos que vivem nas vaginas são sensíveis a antibióticos, sabão e outros produtos químicos agressivos. Uma boa higiene vaginal deve preservar e apoiar as boas bactérias e manter o pH vaginal ideal para seu crescimento. 

Embora no ambiente vaginal existam bactérias que são essenciais para a saúde da região, a alteração do pH vaginal pode acabar possibilitando a invasão de outras bactérias que fazem mal para a mulher. Além disso, muitos outros fatores podem alterar o equilíbrio microbiano, como atividade sexual, uso de roupas íntimas sintéticas ou remoção de pelos pubianos.

Para manter a região íntima sempre protegida, você pode fazer uso de sabonetes íntimos que na sua maioria possuem um pH compatível ao ideal da região íntima feminina, e ajudam a controlar a proliferação das bactérias indesejáveis e ao mesmo tempo, proporcionam um ambiente estável para as bactérias benéficas e essenciais para o bem-estar da flora feminina.

Para um bom cuidado vaginal, a fim de evitar a proliferação de bactérias nocivas, você pode lavar a área íntima uma vez por dia com água morna ou um sabonete intimo que de preferência não contenha, perfume ou cor e que seja especificamente projetado para ser usada ao redor da vagina.

 Mas nem sempre faz bem lavar-se mais do que uma vez por dia ou usar sabonetes e que shampoos podem atrapalhar o equilíbrio da flora vaginal. Se nenhum sabonete de limpeza íntimo adequado estiver disponível, é melhor usar apenas água. Se não for possível tomar banho, recomenda-se o uso de lenços íntimos que não contenham sabonetes e loções, perfumes ou produtos químicos agressivos.

Sabonete íntimo líquido

Há muitos anos já é consenso que o sabonete íntimo líquido é o ideal para a saúde da mulher, pois o sabonete em barra possui um pH alcalino podendo chegar até o nível 11, e isso para a região íntima acaba causando ressecamento da pele.

Além disso, sabonetes em barra tiram uma gordura essencial da vulva que serve para a proteção da mesma. 

O sabonete íntimo líquido é o ideal para a higiene feminina, pois pelo fato de ser líquido só é usada a quantidade necessária sem contaminar o restante do produto no frasco de armazenamento. 

Além da acidez e da higiene que o sabonete íntimo líquido proporciona, ele também possui um baixo nível de detergência, o que significa que ele não tira em excesso a gordura que protege a vulva.

O sabonete íntimo líquido também é uma ótima opção para a higiene feminina pois a maioria deles não possuem substâncias que são colocadas para alterar textura e cheiro, sendo assim são hipoalergênicos na maioria dos casos.

Sabonete íntimo infantil

Quando as meninas são jovens, as bactérias podem acabar se proliferando na região vaginal de várias maneiras diferentes e por meios simples como sentar no chão, brincar no jardim ou andando de bicicleta ou a cavalo, e principalmente pela limpeza inadequada após a defecação.

Se uma rotina de higiene íntima regular e cuidadosa for desenvolvida, as chances de contrair uma infecção são significativamente reduzidas. A combinação de substâncias ativas em alguns produtos próprios para a região íntima infantil pode ajudar ativamente a prevenir alguns destes problemas.

O sabonete íntimo infantil pode ser usado como parte da higiene íntima diária do seu filho. Outro benefício importante de usá-lo é que ele incentiva as crianças a adotarem uma rotina regular de cuidados íntimos para o futuro.

Porém, principalmente no que se refere aos cuidados íntimos infantil, vale bastante cautela, pois diferente da fase adulta, o pH da região íntima infantil possui o nível neutro. Sendo assim, apenas produtos neutros e recomendados pelo médico pediatra devem ser usados nos cuidados com a criança.

Para te ajudar em casa segue algumas dicas de cuidados para a região íntima infantil a fim de tratar e prevenir possíveis incômodos na região.

Roupas e lavanderia

  • Use roupas íntimas de algodão.
  • Use calças ou saias largas e evite meias e leggings.
  • Certifique-se de que o sabão em pó seja bem enxaguado da roupa íntima
  • Não use detergentes para enxágue na máquina de lavar.

Higiene

  • Não lave demais a área. Trate a pele da região vulvar com muito cuidado.
  • Evite banhos quentes.
  • Não use sabão para se lavar enquanto os sintomas estiverem presentes. As alternativas incluem o uso de uma lavagem com pH neutro. Isso pode ser usado continuamente.
  • Não use banho de espuma, sabonetes ou cremes perfumados e evite sujar a vulva com shampoo.
  • Experimente banhos de vinagre para prevenir infecções leves na região vulvar e para ajudar a aliviar a coceira. Adicione meia xícara de vinagre branco a um banho raso e deixe de molho por 10 a 15 minutos. Seu filho pode tomar banhos de vinagre uma vez por semana ou duas vezes por dia, dependendo de quão desconfortáveis ​​são os sintomas.
  • Incentive seu filho a urinar (fazer xixi) quando sentir que precisa ir ao banheiro ao invés de se apertar.
  • Use papel higiênico macio, sem cor e sem cheiro.
  • Não use lenços de fralda para limpar a área, use uma toalha molhada com água filtrada para limpar.

Atividades físicas

  • Evite atividades que exerçam pressão direta sobre a vulva (por exemplo, andar de bicicleta ou a cavalo).
  • Remova as roupas esportivas logo após o exercício.
  • Remova as roupas de banho molhadas logo após o banho de piscina ou de praia.

Lembrando que principalmente quando se trata de crianças, um médico deve ser sempre consultado antes de realizar qualquer procedimento e antes da utilização de qualquer produto.

O que procurar em um sabonete íntimo feminino

Existem algumas coisas críticas que você precisa saber para ajudá-lo a tomar uma decisão informada sobre os produtos que está usando em seu corpo.

Muitos sabonetes, especialmente certas marcas de sabonetes em barra, têm altos níveis de pH .

Isso pode representar um problema em torno de suas áreas mais íntimas, porque manter um equilíbrio saudável do pH da vagina é importante para a saúde vaginal geral.

Para garantir que os tipos de bactérias ruins não cresçam, sua vagina e vulva mantêm um nível de pH baixo ou ácido. Se você introduzir produtos químicos para aumentar o nível de pH, pode acabar com irritação no mínimo ou, pior ainda, uma infecção.

Níveis mais altos de pH nos produtos também podem ressecar a pele consideravelmente, portanto, se você já está sentindo secura nos tecidos vulvares, com certeza não quer prolongar o problema usando um sabonete de pH alto.

Pode ser desnecessário dizer, mas diremos mesmo assim, não procure sabonetes com esfoliantes. Isso é potencialmente doloroso e totalmente desnecessário.

Você também deve aplicar os sabonetes com as mãos e não com uma bucha, que é muito áspera e irritante para as áreas íntimas.

O truque é encontrar o sabonete mais suave possível, mas que ainda cumpra a tarefa de limpeza e equilíbrio e que também te deixe com uma sensação de revigoramento e frescor.

Quais ingredientes devo evitar

Muitos de nós costumamos verificar os rótulos das lojas de alimentos para ver quais são os ingredientes de certos tipos de alimentos. Você deve fazer o mesmo com seus produtos de higiene, principalmente da região íntima.

Como os sabonetes vão diretamente para a pele, os produtos químicos neles podem ser absorvidos pelo corpo e os tecidos vulvares são particularmente absorventes.

Na hora de procurar o melhor sabonete para a higiene feminina, evite produtos com parabenos e sulfatos em particular.

Os parabenos são conservantes usados para prevenir o crescimento de bactérias e fungos. Embora pareça útil, suas propriedades de imitação de estrogênio foram associadas ao câncer de mama. Estamos falando apenas de sabonetes, mas os parabenos podem ser encontrados em centenas de produtos de saúde e beleza, de maquiagem a alimentos.

Os sulfatos já estão em 90% dos produtos de limpeza pessoal. Eles são conhecidos por irritar a pele, os olhos e os pulmões. Eles também foram associados a outros problemas, como doenças respiratórias, quando testados em grandes quantidades.

Fragrâncias de sabonete íntimo

É compreensível pensar em encobrir o odor vaginal com um sabonete perfumado, mas os aditivos artificiais podem acabar fazendo mais mal do que bem. 

Você pode gostar de um perfume fresco ou floral, mas algumas cores e cheiros sintéticos encontrados em produtos de sabão podem ser derivados do petróleo e do alcatrão de carvão, o último dos quais foi associado a um risco aumentado de câncer de pele.

Mas se você não abre mão do cheiro em um sabonete, opte por fragrâncias de origem natural, pois estas causam menos problemas e desequilíbrio na região íntima.

Perguntas

Mesmo depois dessa explanação detalhada a respeito do sabonete íntimo femino, ainda restam algumas dúvidas relacionadas ao assunto, por isso separamos algumas perguntas mais comuns e suas respectivas respostas para esclarecer totalmente suas dúvidas a respeito do sabonete íntimo.

Homens podem usar sabonete íntimo feminino?

Os homens até podem usar o sabonete íntimo feminino, mas devem evitar usá-lo, pois o pH masculino é diferente do pH femino..

A diferença na textura da pele causa diferença nos níveis de pH. Assim, seria mais indicado que os homens usassem sabonetes íntimos próprios para os homens, pois nestes o nível de pH é próprio para os homens, dessa forma não vão alterar a flora das genitálias masculinas.

Quais os melhores sabonetes íntimos?

Os melhores sabonetes íntimos são aqueles que contêm o pH ácido, ou seja, de 3,5 a 4,5, pois vai se assemelhar ao pH da região íntima feminina. Também os sabonetes íntimos sem cor e sem cheiro são as melhores opções para serem usados nas partes íntimas femininas.

Como usar o sabonete íntimo feminino?

Pegue um pouco da solução na palma da mão e esfregue para formar espuma. Aplique na parte externa da região vaginal, chamada de vulva. Nunca aplique a solução na parte interna da vagina. Esfregue suavemente e enxágue com água morna. Seque a área com uma toalha limpa. Você pode usar o sabonete íntimo todos os dias.

Como saber se preciso usar sabonete íntimo?

A maioria dos médicos ginecologistas recomendam o uso do sabonete íntimo para todas as mulheres, pois os sabonetes comuns agridem a flora vaginal, aumentando o risco de problemas na região.

Então apenas pelo fato de ser mulher, já é um motivo para usar o sabonete íntimo feminino. Mas lembre-se sempre de consultar o seu médico antes de fazer uso de qualquer produto na região íntima.

O sabonete íntimo melhora o odor vaginal?

É importante destacar que um pouco de odor na região vaginal é completamente normal, principalmente odores causados por suor. Nesse caso, o sabonete íntimo pode ser um grande aliado para se livrar desses odores indesejados.

Mas vale uma palavra de cautela: o uso de produtos ultra-perfumados pode, na verdade, mascarar o cheiro de um problema de saúde e piorar muito as coisas.

Talvez você tenha se assegurado de que a sua vulva e a área ao redor dela estejam limpas com o melhor sabonete íntimo que você encontrou, mas ainda tem um certo cheiro lá embaixo.

Nesses casos, fique atento a odores excessivos, pois podem se tratar de problemas de saúde que devem ser tratados por um médico.

Onde comprar sabonete íntimo feminino

Nesse artigo você conheceu a fundo o universo do sabonete íntimo feminino e os seus benefícios para a saúde íntima da mulher.

É importante destacar que você sempre deve procurar orientação médica em qualquer situação. Além disso, sempre opte por usar produtos que são aprovados pela ANVISA, pois isso vai levar mais segurança para a sua saúde e de sua família.

Talvez você ache difícil encontrar os melhores sabonetes íntimos com os melhores preços, mas uma maneira bem prática de fazer essa busca é com o buscador de preços da cliquefarma.

 Na Cliquefarma você pode encontrar o sabonete íntimo feminino ideal para a sua necessidade

 É só procurar com o buscador de preços do site e você vai encontrar o que procura de maneira segura, rápida e fácil. 

 Esperamos que esse artigo tenha sido útil para você! Se gostou do que leu, curta e compartilhe com outros, se tiver dúvidas ou sugestões deixe seu comentário.

Categorias: Saúde da Mulher
Redação CliqueFarma: Nossa equipe de especialistas prepara conteúdos de qualidade para transformar a relação das pessoas com a saúde. Além disso, adoramos trazer dicas pra todo mundo economizar em medicamentos e produtos de beleza e bem-estar.