Considera-se agente mutagênico qualquer tipo de agente físico, químico ou biológico que em exposição as células pode alterar o a molécula de DNA causando o que chamamos de mutação. O efetivo mutagênico pode alterar o DNA de forma a repassá-lo de geração a geração e esse é um dos riscos mais críticos desse tipo de agente.
Os agentes mutagênicos físicos são caracterizados por radiação ionizante e raios UVC capazes de destruir ligações químicas importantes dentro da cadeia do DNA. Há também o UVB onde o espectro é absorvido pelo DNA.
Quando se fala em agentes mutagênicos químicos podem citar substâncias cancerígenas substituindo ou destruindo ligações químicas nas células.
No caso de agentes mutagênicos biológicos vírus e bactérias que possuem características hospedeiras se encaixam nessa classificação.
Ao contrário do que você pode estar pensando, o risco por agentes mutagênicos é controlado e em muitos casos eles são utilizados em pesquisas laboratoriais onde seus estudos rendem resultados importantes em forma de vacinas e cura para diversas doenças, principalmente os diversos tipos de câncer.