Um dos primeiros sintomas de uma gripe ou resfriado é aquela sensação de “nariz escorrendo”, essa secreção indica que há uma inflamação na muscosa nasal e a ela damos o nome de coriza. Depois dos primeiros sinais é comum o que chamamos de “nariz entupido”, aquela sensação de se tentar respirar pelo nariz e não conseguir.
Através da análise da coriza é possível identificar o tipo de inflamação, o principal aspecto a ser analisado é a cor. Se a coriza se apresenta de forma transparente e rala significa que sua causa está relacionada a uma renite alérgica ou resfriado comum. A cor amarelada ou marrom já pode indicar um quadro mais grave como sinusite ou tuberculose, já a coriza de cor verde ou ferrugem pode indicar infecções bacterianas ou lesão encefálica.
A coriza em si já é um primeiro indício de que algo não está certo, por isso é importante analisar o aspecto dela e assim que possível procurar um médico, a auto medicação não é recomendada já que em muitos casos ela pode agravar o quadro.
Como sempre a prevenção é o melhor caminho, por isso para se evitar a coriza basta evitar situações onde esses possíveis quadros possam surgir. No inverno é bom sempre se manter agasalhado, no verão é bom evitar o uso excessivo do ar condicionado. Com isso fica mais fácil se prevenir e manter a coriza bem longe.