Pressão arterial baixa pode significar ou não uma doença, um sinal indicativo de uma doença de maior ou menor gravidade. Nos casos de doenças mais graves, a queda da pressão é uma das manifestações de enfermidades que costumam estar acompanhadas de outros sinais e sintomas que dominam o quadro clínico.
Geralmente, a pressão baixa por si só não é perigosa para a saúde (dentro de certos limites), e muitas pessoas a tem normalmente baixa, sem experimentar problemas. Mas se for muito baixa, é preciso tomar medidas imediatas, pois pode fazer com que o oxigênio e os nutrientes do sangue não cheguem aos órgãos vitais, o que traz graves consequências para a saúde. Se você normalmente tem pressão arterial baixa, e percebeu um ou mais dos seguintes sintomas, deve consultar um médico imediatamente, já que pode ser um sinal de outros problemas médicos:
Os principais sintomas de pressão baixa incluem:
- Tontura e vertigem;
- Falta de energia e fraqueza nos músculos;
- Sensação de desmaio;
- Dor de cabeça;
- Cabeça pesada e sensação de vazio;
- Palidez;
- Boca seca;
- Sonolência;
- Enjoo;
- Visão turva ou embaçada.
Além disso, é comum sentir cansaço, dificuldade de concentração e sensação de frio, sendo que na maioria dos casos surgem vários sintomas ao mesmo tempo. Estes sinais surgem porque o oxigênio e os nutrientes não são distribuídos de forma satisfatória às células do corpo.
O que pode causar pressão baixa
Geralmente, a pressão do sangue baixa devido à diminuição da quantidade de sangue, principalmente quando está muito calor, pois aumenta a dilatação dos vasos sanguíneos e da transpiração ocorrendo diminuição dos líquidos no corpo.
A pressão baixa também pode ser efeito colateral de alguns remédios como diuréticos, antidepressivos, medicamentos para emagrecer ou anti-hipertensores e quanto maior for a dose maior o risco de ter pressão baixa, além de poder resultar de jejum prolongado ou déficit de vitamina B12.
Além disso, ficar muito tempo deitado, principalmente de noite ou durante o pós-operatório de uma cirurgia em que é preciso repousar na cama por vários dias a tensão ou ficar de pé por muito tempo, também pode ficar baixa, causando hipotensão postural, também conhecida por hipotensão ortóstica, que é quando se levanta de repente e ocorre a sensação de desmaio.
Possíveis causas da pressão baixa
- Ficar muito tempo de pé (hipotensão postural);
- Calor excessivo;
- Hemorragia;
- Hipoglicemia;
- Insuficiência cardíaca;
- Alimentação pobre em sal;
- Desidratação.
Outras causas comuns da pressão baixa incluem o uso de remédios laxantes, anti-hipertensivos e remédios para emagrecer.
Tratamento
Se o paciente tem pressão baixa de forma crônica, mas não apresenta nenhuma queixa ou sintoma, não é necessário nenhum tratamento.
Nos casos de hipotensão postural ou mal estar de curta duração por conta de uma baixa da pressão arterial, o ideal é manter o paciente deitado, com o rosto virado para o lado e as pernas erguidas. Na maioria dos casos, o mal-estar some em menos de 1 ou 2 minutos. Não é preciso pôr sal em baixo da língua. O sal não tem efeito imediato, e se o paciente for hipertenso isso pode acabar causando um pico hipertensivo depois que a pressão normalizar.
Se o paciente tem pressão arterial normal e subitamente apresenta uma hipotensão com sintomas, o ideal é que ele seja avaliado por um médico. Nestes casos, o tratamento será para o problema que está causando a hipotensão, e não para a hipotensão em si.