Você pratica a higiene do sono? Entenda sua importância

Mulher dormindo. Imagem de Freepik.

Higiene do sono. Imagem de Freepik.

Avalie esse post

Como estão as suas noites de descanso? Você já ouvir falar sobre a higiene do sono? Saiba mais, no artigo a seguir.

O que é insônia?

A insônia consiste na dificuldade em começar ou manter o sono, ou em não se sentir descansado ao acordar. Ocorre com frequência entre adultos, podendo se manter por longos períodos (insônia crônica) ou durar alguns dias. Quando está relacionada a algum problema de saúde ou algo que esteja gerando uma preocupação temporária, costuma se resolver sem intervenções.

É importante saber que não existe um número de horas de sono ideal para todos. Ou seja, cada pessoa pode precisar de um tempo de sono diferente e esse tempo pode, inclusive, variar ao longo da vida. A insônia pode ter uma ou mais causas, que podem ser as mais diversas e podem envolver questões físicas, mentais e sociais.

Textos relacionados: Melatonina é eficaz no tratamento da insônia?

Por que é importante praticar a higiene do sono?

Caso você esteja com dificuldades para dormir que se mantêm por longos períodos, deve buscar atendimento médico, pois é importante afastar algumas causas que necessitem de intervenção. Mesmo se ainda estiver em investigação, as medidas de higiene do sono já podem gerar alguma melhora da insônia. Sendo assim, vale a pena tentar.

Como fazer a higiene do sono

A “higiene do sono”, consiste em mudar alguns hábitos para diminuir fatores que podem atrapalhar o sono. Essas medidas buscam regular o nosso “relógio biológico”, também conhecido como ciclo circadiano.

Veja a seguir os passos da higiene do sono:

  • Enquanto você estiver com problemas para dormir à noite não deve tirar cochilos durante o dia. Depois que estiver melhor da insônia, pequenos cochilos podem ser tirados. Caso trabalhe fazendo plantões, por exemplo, e precise tirar algum cochilo para melhorar sua atenção, tente não passar de 20 minutos.
  • Evite dormir além do necessário para se sentir descansado. Se uma boa noite de sono durar 7 horas para você, evite dormir muito mais, mesmo que possa.
  • Procure levantar sempre no mesmo horário, mesmo se for fim de semana ou se tiver insônia na noite anterior. Ou seja, se o horário que você normalmente precisa acordar for as 7 da manhã, procure acordar sempre nesse horário. Pode ser que você passe o dia mais cansado, mas isso ajudará a regular o seu ciclo circadiano.
  • Prefira lanches leves antes de dormir e evite refeições pesadas nesse horário.
  • Tome um banho morno antes de dormir, isso pode ajudar a relaxar.
  • Atividades físicas ajudam a regular o sono. Entretanto, o ideal é que a atividade seja feita até 4 horas antes da hora de dormir. Caso não seja possível esse intervalo, deve ser o mais próximo possível disso e você deve observar se a atividade vai ajudar ou não. O melhor horário para fazer exercícios é pela manhã.
  • Se for tomar cafeína ou outros estimulantes, tome apenas de manhã. De forma alguma tome estimulantes após às 18h. Os mais comuns são: café, refrigerante de cola, guaraná, chimarrão, alguns tipos de chá como o chá verde e o chá preto e pré-treinos.
  • Reduza a quantidade de café durante o dia, principalmente se você costuma tomar muito.
  • Antes de dormir, faça algum exercício de relaxamento, como meditação ou exercício de respiração.
  • Dormir em ambientes barulhentos prejudica a qualidade do sono e pode levar a insônia, mesmo que não perceba. Procure dormir no lugar o mais silencioso possível e, caso não consiga, utilize tampões de ouvido para dormir.
  • Mantenha o quarto escuro, quieto, fresco e livre de fatores que causam estresse. Além dos tampões de ouvido, o uso de “ruído branco” e máscara “tapa-olho” pode ajudar caso haja algum impedimento em manter o quarto escuro e silencioso.
  • Evite atividades muito estimulantes pelo menos uma hora antes de dormir, como filmes de ação, jogos no computador ou celular, usar telas ou dispositivos para leitura de e-books – a luz das telas pode “confundir” o ciclo circadiano.
  • Procure usar a cama apenas para dormir – procure trabalhar ou assistir televisão em outro lugar se tiver insônia.
  • Se tiver deitado e não tenha conseguido dormir em 20 minutos, o melhor é sair da cama e dar uma volta antes de tentar novamente. Ler por alguns minutos, assistir algo tranquilo na TV, em outro cômodo, de preferência, pode ajudar.
  • Caso tente dormir por duas vezes sem sucesso, recomenda-se que vá para a cama e fique lá sem tentar dormir por 20 minutos. Se acabar dormindo, será ótimo, mas a ideia é ir para a cama sem o objetivo de dormir.
  • Evite bebidas alcoólicas, principalmente próximo ao horário de dormir. Apesar de gerar sonolência inicialmente, o álcool piora a qualidade do sono.
  • Evite fumar, principalmente à noite.
  • Evite checar o horário durante a noite, isso pode te deixar mais acordado.

Posso fazer a higiene do sono como único tratamento?

Normalmente, a higiene do sono é parte do tratamento, ou seu ponto inicial. Se você estiver com problemas para dormir que não melhoram com o tempo, pode tentar iniciar as medidas de higiene do sono se quiser, até conseguir ir à consulta. Desse qualquer forma, é interessante ser atendido por um profissional de saúde para entender melhor o diagnóstico e o tratamento mais indicado para o seu caso.

Categorias: Bem-estar Saúde
Carolina Caldas: Médica formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Médica de Família e Comunidade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).  CRM 520107347-8