- Home
- Produtos e Acessórios de Saúde
- Primeiros Socorros
- Kuramed - Sept Líquido 30Ml
- Bula de Kuramed - Sept Líquido 30Ml
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve Kuramed Sept é uma solução tópica com função antisséptica e anestésica.Continue lendo...
ofertas de Kuramed - Sept Líquido 30Ml

ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
Kuramed Sept é uma solução tópica com função antisséptica e anestésica. Pode ser utilizado para ferimentos e cortes superficiais.
Alivia a dor, combate germes e bactérias.
Contraindicação
Hipersensibilidade aos componentes da fórmula.
Como usar
Uso adulto e pediátrico.
Limpar o ferimento com água e sabão e enxaguar com água em abundância. Pressione-a de 2 a 3 vezes.
Precauções
Não faça automedicação. Consulte seu médico.
Ao persistirem os sintomas, o médico deverá ser consultado.
Todo medicamento oferece riscos. Para evitar danos a sua saúde, procure orientações com o médico e o farmacêutico.
Reações Adversas
Ao aplicar o produto sobre a pele e ocorrer alguma hipersensibilidade, deve-se suspender o seu uso e procurar orientação médica.
Reações raras (ocorrem entre 0,01% e 0,1% dos pacientes que utilizam este medicamento)
Nova erupção (ferida) ou agravamento da pele, vermelhidão, ardor, coceira ou inchaço no local da aplicação.
Reações muito raras (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizaram este medicamento)
Composição
Cada ml contém 10 mg de digliconato de clorexidina.
Interação Medicamentosa
Não são conhecidas interações medicamentosas com o clorexidina.
Apresenta excelente ação residual, especialmente com a adição de álcool.
Ação da Substância
Resultados de eficácia
A atuação antisséptica tópica do digliconato de clorexidina sobre a pele é comprovada através de um estudo sobre a eficácia do ativo na concentração de 0,5% aplicado na pele a fim de evitar infecções durante uma anestesia peridural.
A técnica de anestesia peridural é passível de várias complicações, entre elas as infecções devido à falha de técnicas de assepsia cutânea no local da punção.
O presente estudo tem por objetivo avaliar a eficácia do antisséptico digliconato de clorexidina a 0,5%, avaliando sua ação química, ação química mais a ação mecânica, e comparando com a ação da técnica de assepsia do álcool-iodo-álcool.
Foram utilizados 47 animais submetidos a diversos procedimentos cirúrgicos na qual existia a indicação da técnica de anestesia peridural, e foram divididos em três grupos. Para coleta de material foram coletados “swabs” da região lombossacral, que foi previamente tricotomizada.
Para todos os grupos foi coletado um “swab” piloto logo após a tricotomia da referida região. No grupo 1 (18 animais) foi realizada a coleta do “swab” três minutos após a aspersão da clorexidina; no grupo 2 (18 animais) o “swab” foi coletado após a realização da aspersão da clorexidina juntamente com a atividade mecânica de gaze por três vezes; e no grupo 3 (11 animais) o “swab” foi coletado após a técnica de assepsia com álcool-iodo-álcool.
As amostras foram semeadas em “Tryptie Soy Broth” (TSB) e incubados a 37ºC.
Após 24 horas o caldo foi repicado em maio ágar sangue e incubado a 37ºC em anacrobiose por 48 horas, sendo analisado a presença ou ausência de crescimento bacteriano.
Dois animais (11,1%) do grupo 1 apresentaram crescimento bacteriano; um animal (5,5%) do grupo 2 apresentou crescimento bacteriano; dois animais (18%) do grupo 3 apresentaram crescimento bacteriano.
Analisando os resultados, pode-se concluir que o digliconato de clorexidina a 0,5% foi eficaz para assepsia cutânea para realização da anestesia peridural, tanto pela ação química quanto associada à atividade mecânica com gaze, tendo sido comparada com a técnica de assepsia do álcool-iodo-álcool. Portanto, com base neste estudo, conclui-se que a concentração de 10% do Digliconato de Clorexidina (Substância Ativa) é eficaz como antisséptico.
Características farmacológicas
O digliconato de clorexidina é um antisséptico químico, antifúngico e um bactericida capaz de eliminar tanto bactérias gram-positivas quanto bactérias gram-negativas. Entretanto mostra-se menos eficaz com os microrganismos gram-negativos. Também é um bacteriostático, impedindo a proliferação de bactérias.
Acredita-se que o mecanismo de ação ocorra através da ruptura da membrana celular, e não pela inativação por ATPase como pensava-se anteriormente.
Apresenta um espectro de ação semelhante ao do álcool e sua ação residual é estimada em 6 horas.
Em 1979, a clorexidina foi considerada pelo “World Health Organization” (WHO), órgão máximo de saúde internacional filiado à ONU, como substância essencial e passou a ser um produto de escolha.
A DL50 do gluconato de clorexidina, é de 1.800mg/kg/dia (peso corporal) o que a torna praticamente atóxica, além de não ser poluente, não exalar gases e não irritar a pele e mucosas.
Dizeres Legais
Registro MS: 1043810
Grupo Cimed
Av. Angélica, 2250, 5º andar
Higienópolis - São Paulo/SP
SAC
0800 704 4647
www.grupocimed.com.br
informações complementares
Princípio ativo |
digluconato de clorexidina |
Categoria do medicamento |
Primeiros Socorros |