- Home
- Dermocosméticos
- Tratamento Capilar Dermo
- Bepantol Derma Solução Restaur...
- Bula de Bepantol Derma Solução Restaur...
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve - Processos de assadura em lactentes, Fissura anal, Rachaduras de mamilos, Escorições ou queimaduras de pouca gravidade e para pós tatuagem como protetor e cicatrizante da pele.Continue lendo...
ofertas de Bepantol Derma Solução Restauradora Para Cabelos 50Ml
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
- Processos de assadura em lactentes, Fissura anal, Rachaduras de mamilos, Escorições ou queimaduras de pouca gravidade e para pós tatuagem como protetor e cicatrizante da pele.
- Tratamento da dermatite de fraldas (assaduras);
- Tatamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal);
- Feridas (ferimentos leves e escoriações);
- Escaras.
Regenera fissuras nos lábios
Para uma pele da barriga e seios firmes, elásticos e saudáveis.
Contraindicação
- Hipersensibilidade ao dexpantenol.
Contraindicado em indivíduos com hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos seus componentes.
Como usar
Uso Tópico!
Solução
No tratamento das dermatites de fraldas ou assaduras: a cada troca de fralda, limpe a pele do bebê e aplique a solução de Bepantol.
Nas demais lesões de pele: aplicar a solução de Bepantol, 1 a 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica.
Pomada
Na prevenção e tratamento das dermatites de fraldas ou assaduras: a cada troca de fralda, limpe a pele do bebê e aplique uma camada de Bepantol pomada.
Na prevenção e tratamento das lesões dos mamilos ou fissuras mamárias: após cada mamada, aplique uma camada de Bepantol pomada.
Nas demais lesões de pele: aplicar uma camada de Bepantol® pomada 1 ou mais vezes ao dia conforme a necessidade.
Precauções
Apesar de não existirem relatos sobre restrições de uso e efeitos colaterais com o uso do dexpantenol (substância ativa deste medicamento), é recomendável utilizar este produto somente mediante receita médica.
Informe seu médico caso esteja grávida ou sofra de outras lesões da pele ou mucosas. Somente o médico poderá avaliar o melhor uso do dexpantenol para cada caso específico. Não use, não recomende e nem doe este medicamento a outras pessoas, sem o conhecimento do médico.
Lembre-se que dexpantenol é um medicamento que ajuda a cicatrizar os ferimentos. Caso isso não ocorra num determinado período de tempo, informe seu médico e solicite novas orientações.
Lembre-se também que este produto não é um antibiótico. Assim, ferimentos contaminados devem ser tratados com medicamentos específicos sempre de acordo com orientação médica.
Reações Adversas
Dexpantenol (substância ativa deste medicamento) em geral é bem tolerado. No entanto, podem ocorrer efeitos colaterais indesejáveis não previstos e dependentes da sensibilidade individual.
Caso surjam reações indesejáveis no decorrer do tratamento com dexpantenol suspenda imediatamente o uso do produto e informe seu médico.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Interação Medicamentosa
Não existem relatos de interação de Dexpantenol com outras substâncias.
Ação da Substância
Resultados da eficácia
O estudo abaixo demonstrou que a ocorrência de dermatite de fraldas (amoniacal) foi menor no grupo que utilizou dexpantenol pomada, mais cuidados higiênicos tópicos (31%) comparada aquela do grupo tratado somente com cuidados higiênicos (57%).
Em grupo pareados de gêmeos, os índices foram 17% no grupo Dexpantenol pomada, mais cuidados e 58% no grupo tratado somente com cuidados higiênicos.
Dexpantenol pomada foi estudado em um modelo de cicatrização em área doadora de enxerto e demonstrou que após 14 dias de uso houve melhor cicatrização na área tratada com dexpantenol pomada, comparada à área tratada somente com veículo.
A área tratada com dexpantenol pomada demonstrou também melhor flexibilidade pela promoção de hidratação e um processo inicial de neurovascularização mais intenso que aquela ocorrida na área tratada com veículo, melhorando a vascularização local, assim, facilitando a cicatrização.
A regeneração mais rápida proporcionou também uma melhora da sintomatologia com menos prurido e dor.
O estudo, randomizado e duplo cego, controlado por placebo, demonstrou que o dexpantenol formulado em diferentes veículos lipofílicos, após 7 dias de uso, melhorou a hidratação da camada córnea e reduziu a perda transepidérmica de água com diferenças favoráveis quando comparado ao uso dos veículos isoladamente.
Concluiu-se que o dexpantenol, formulado em veículos lipofílicos, estabiliza a função protetora (barreira da pele).
Características Farmacológicas
O dexpantenol associado a um excipiente de elevado teor oleoso.
O dexpantenol, substância ativa de Dexpantenol pomada, é rapidamente transformado nas células da pele e das mucosas em ácido pantotênico.
O ácido pantotênico é um componente da coenzima A, necessária para os processos de regeneração e cicatrização da pele e das mucosas.
O ácido pantotênico estimula a multiplicação das células basais que realizarão a epitelização da epiderme e dos fibroblastos que promovem a síntese do colágeno, constituinte fundamental da derme.
Devido ao elevado teor oleoso do excipiente, Dexpantenol pomada forma uma camada protetora transparente e impermeabilizante que protege a pele das agressões externas e do ressecamento.
informações complementares
Fabricante |
BAYER |
Princípio ativo |
Dexpantenol |
Categoria do medicamento |
Tratamento Capilar Dermo |