- Home
- Medicamentos
- Medicamentos de A-Z
- Cromoglicato - Dissódico 4% Co...
- Bula de Cromoglicato - Dissódico 4% Co...
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é indicado para o tratamento e prevenção da rinite alérgica (sazonal e perene).Continue lendo...
sem ofertas para Cromoglicato - Dissódico 4% Colírio Com 5 Ml Neo Química Gen...

Parece que não há ofertas disponíveis para o produto no momento.
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é indicado para o tratamento e prevenção da rinite alérgica (sazonal e perene).
Contraindicação
Em casos de hipersensibilidade ao Cromoglicato Dissódico (substância ativa) ou a qualquer componente da fórmula.
Como usar
- Antes de usar Cromoglicato Dissódico (substância ativa), assoe o nariz delicadamente.
- Remova a tampa do frasco, puxando-a para cima.
- O frasco de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) deve ser preparado antes do primeiro uso. Mantenha o fundo do frasco, na posição vertical, sobre o dedo polegar e o atuador entre os dedos indicador e médio, apoiados sobre as abas laterais do frasco. Empurre o fundo do frasco apoiado sobre o dedo polegar contra os dedos indicador e médio, de maneira firme e rápida. Repita esta operação por no mínimo três vezes, obtendo, assim, um fino spray de Cromoglicato Dissódico (substância ativa). Agora o frasco de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) está pronto para uso.
- Mantenha o fundo do frasco sobre o dedo polegar e o atuador entre os dedos indicador e médio, apoiados sobre as abas laterais do frasco. Com o frasco na posição vertical, introduza a ponta do mesmo em uma das narinas, tampe a outra narina com o dedo e mantenha a boca fechada. Empurre o fundo do frasco, ou seja, o polegar contra os dedos indicador e médio uma vez, administrando assim, uma dose de Cromoglicato Dissódico (substância ativa).
- Expire através da boca e repita o procedimento descrito no item 3 para administrar Cromoglicato Dissódico (substância ativa) na outra narina.
- Mantenha a ponta do frasco de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) sempre limpa. A limpeza deve ser realizada com um lenço, sempre que o medicamento for utilizado, para impedir que o orifício de saída do medicamento seja obstruído. Após o uso e limpeza recoloque a tampa, pressionando-a firmemente sobre o bico da válvula do frasco. O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) deve ser utilizado regularmente para garantir o máximo controle dos sintomas. Recomenda-se que o tratamento seja contínuo durante o período de exposição ao alérgeno, mesmo na ausência de sintomas.
Não há estudos dos efeitos de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) administrado por vias não recomendadas. Portanto, por segurança e para eficácia deste medicamento, a administração deve ser somente pela via nasal.
Posologia
Crianças maiores de 2 anos de idade
Uma aplicação em cada narina de 2 vezes ao dia, ou a critério médico.
Adultos e crianças acima de 12 anos de idade
Uma aplicação em cada narina de 2 a 4 vezes ao dia, ou a critério médico.
Precauções
O frasco de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) deve ser aplicado em forma de jato e não devem ser aplicadas duas doses ao mesmo tempo.
Gestantes
Grupo de risco B.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres que estão amamentando sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) não deve ser administrado em pacientes com crise aguda de asma, arritmias cardíacas ou doenças coronarianas sem orientação médica.
Reações Adversas
O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é um medicamento bem tolerado, geralmente, as reações adversas são leves e transitórias.
As reações adversas foram classificadas por sistema orgânico e frequência, definidas como
- Muito comuns (> 1/10);
- Comuns (> 1/100, < 1/10);
- Incomuns (> 1/1.000, < 1/100);
- Raras (> 1/10.000, < 1/1.000);
- Muito raras (< 1/10.000).
Distúrbios do Sistema Gastrointestinal
Distúrbios do Sistema Respiratório
Distúrbios do Estado Geral
Afecções da Pele e Distúrbios Afins
Distúrbios do Sistema Nervoso Central e Periférico
Distúrbios do Sistema Urinário
Afecções da Musculatura Esquelética
Dados de fartmacovigilância (após comercialização)
Interação Medicamentosa
Não foram relatadas interações medicamentosas com o Cromoglicato Dissódico (substância ativa).
Não é recomendado o uso de bebidas alcoólicas durante o tratamento com Cromoglicato Dissódico (substância ativa).
Ação da Substância
Resultados de eficácia
No estudo realizado para avaliar a eficácia de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) em pacientes com rinite perene, por um grupo duplo-cego por um período de quatro semanas, um jato numa frequência de seis vezes por dia, foi observado que através de dois parâmetros objetivos e subjetivos, em esfregaços nasais. A análise dos dados obteve-se uma diferença significativa entre os ativos. Houve redução de eosinófilos no esfregaço nasal dos pacientes que fizeram o tratamento com a solução de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) e não houve praticamente nenhuma mudança para o grupo que recebeu o placebo. Este estudou demonstrou que a solução de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é eficaz no tratamento da rinite perene, onde os efeitos benéficos da solução de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) pode ser observado após 7 dias de tratamento.
Dezesseis crianças nascidas prematuramente foram estudadas em um ensaio clínico randomizado controlado com placebo em 15 meses de idade (Variação de 4 a 31 meses). Os pacientes receberam aleatoriamente, um tratamento de 3 semanas com Cromoglicato Dissódico (substância ativa) ou placebo, ambas administradas quatro vezes ao dia. Foi concluído que o Cromoglicato Dissódico (substância ativa) pode ser útil para profilaxia superior e inferior, nos sinais do trato respiratório em crianças nascidas prematuramente e menores de 3 anos de idade.
Após a administração de Cromoglicato Dissódico (substância ativa) a melhoria da rinite alérgica geralmente ocorre nas primeiras 2-4 semanas, onde alguns pacientes apresentam uma resposta imediata.
Características farmacológicas
Absorção
O Cromoglicato Dissódico (substância ativa) é pobremente absorvido pelo trato gastrointestinal, com uma biodisponibilidade de apenas 1%. O fármaco após penetrar os pulmões de onde é rapidamente absorvido para a circulação sistêmica. A concentração plasmática máxima ocorre após 15 minutos. A meia vida de eliminação é de aproximadamente 80 a 90 minutos. Cerca de 0,7% a 3% da dose são recuperados na urina dentro de 24 horas e 84% encontram-se no fígado após 3 dias.
Mecanismo de ação
Embora seu mecanismo permaneça incerto, acredita-se que sua ação principal seja inibir a liberação de histamina e de outros mediadores inflamatórios dos mastócitos sensibilizados, provavelmente impedindo a degranulação mastocitária. Outras ações que são atribuídas incluem efeito direto na inervação das vias aéreas superiores e antagonismo da substância P que está ligada a inibição do fator de atividade plaquetária (PAF).
Eliminação
Cerca de 30 a 50% da dose é excretada inalterada na urina, e o restante é excretado pelas fezes e pequenas quantidades são exaladas.
informações complementares
Fabricante |
NEO QUÍMICA |
Princípio ativo |
Cromoglicato Dissódico |
Categoria do medicamento |
Medicamentos de A-Z |
CROMOGLICATO - DISSÓDICO 4% COLÍRIO COM 5 ML NEO QUÍMICA GENÉRICO É UM MEDICAMENTO, NÃO USE SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA E ORIENTAÇÃO DO FARMACÊUTICO. AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.