- Home
- Medicamentos
- Medicamentos de A-Z
- Latanoprosta E Timolol Colírio...
- Bula de Latanoprosta E Timolol Colírio...
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve A solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) é indicada para a redução da pressão intraocular (PIO) em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular, que apresentam resposta insuficiente à monoterapia com agentes betabloqueadores tópicos redutores da pressão intraocular.Continue lendo...
ofertas de Latanoprosta E Timolol Colírio 50Mcg 5Mg Ml 2,5Ml Refrigerad...
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
A solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) é indicada para a redução da pressão intraocular (PIO) em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular, que apresentam resposta insuficiente à monoterapia com agentes betabloqueadores tópicos redutores da pressão intraocular.
Contraindicação
A solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) é contraindicada a pacientes com
- Distúrbio da reatividade da via aérea, incluindo asma brônquica ou histórico de asma brônquica e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) grave;
- Bradicardia sinusal, síndrome do nó sinusal, bloqueio sino-atrial, bloqueio atrioventricular de segundo ou terceiro grau não controlado por marcapasso, insuficiência cardíaca congestiva(ICC), choque cardiogênico;
- Pacientes com hipersensibilidade conhecida a latanoprosta, maleato de timolol ou a qualquer componente do produto.
Como usar
Cada 1 mL da solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) corresponde a aproximadamente 32 gotas.
Posologia
Dose recomendada para adultos (incluindo idosos)
A dose recomendada é uma gota da solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) no(s) olho(s) afetado(s), uma vez ao dia.
Não se deve exceder a dose de uma gota da solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) no olho afetado por dia uma vez que foi demonstrado que administrações mais frequentes de latanoprosta diminuem os efeitos da redução da pressão intraocular. Se uma dose for esquecida, o tratamento deve continuar com a próxima dose programada.
Se mais de um medicamento oftálmico tópico é utilizado, eles devem ser administrados com um intervalo de pelo menos 5 minutos. As lentes de contato devem ser removidas antes da instilação da solução oftálmica e podem ser recolocadas após 15 minutos.
Ao utilizar oclusão nasolacrimal ou fechar as pálpebras por 2 minutos, a absorção sistêmica é reduzida.
Isto pode ocasionar em uma redução de efeitos adversos sistêmicos e um aumento na atividade local.
Uso em crianças
A segurança e a eficácia em crianças não foram estabelecidas.
Dose Omitida
Caso o paciente esqueça de administrar a solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) no horário estabelecido, deve fazê- lo assim que lembrar.
Entretanto, se já estiver perto do horário de administrar a próxima dose, deve desconsiderar a dose esquecida e utilizar a próxima. Neste caso, o paciente não deve utilizar a dose duplicada para compensar doses esquecidas. O esquecimento da dose pode comprometer a eficácia do tratamento.
Precauções
Gerais
A solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) contém cloreto de benzalcônio, que pode ser absorvido pelas lentes de contato.
Latanoprosta
Maleato de Timolol
Fertilidade
de maleato de timolol em ratos não demonstraram efeitos adversos sobre a fertilidade de machos ou fêmeas em doses de até 21.000 vezes a exposição sistêmica após a dose oftálmica humana máxima recomendada.
Gravidez
Não há estudos adequados e bem controlados em mulheres grávidas. A solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) deve ser usada durante a gravidez somente se o benefício previsto justificar o risco potencial para o feto.
A solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) é um medicamento classificado na categoria C de risco de gravidez.
Portanto, este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Lactação
A latanoprosta e seus metabólitos podem passar para o leite materno. O maleato de timolol foi detectado no leite humano após administração oral e oftálmica do fármaco. Por causa do potencial para reações adversas graves em lactentes, uma decisão deve ser tomada em relação a descontinuar a amamentação ou descontinuar o tratamento com o fármaco, levando em consideração a importância do fármaco para a mãe.
Efeitos na Habilidade de Dirigir e Operar Máquinas
A instilação da solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) pode embaçar transitoriamente a visão. Até que isto seja resolvido, o paciente não deve dirigir ou operar máquinas.
Este medicamento pode causar doping.
Reações Adversas
Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa)
Latanoprosta
Reações adversas adicionais foram observadas em estudos clínicos e pós-comercialização com a latanoprosta como componente isolado.
Reações adversas ao medicamento por categoria de frequência de SOC e CIOMS para latanoprosta em monoterapia listados em ordem decrescente por gravidade médica ou importância clínica dentro de cada categoria de frequência e SOC
Maleato de Timolol (administração ocular)
Reações adversas adicionais foram observadas com o maleato de timolol como componente isolado, quando utilizado por administração ocular.
Reação Adversa ao Medicamento: maleato de timolol (administração ocular)
Classe de Sistema de Órgãos |
Reações Adversas aos Medicamentos |
Distúrbios do sistema imunológico |
Sinais e sintomas de reações alérgicas sistêmicas incluindo anafilaxia, angioedema, urticária, prurido e rash generalizado e localizado |
Distúrbios do metabolismo e nutrição |
Sintomas mascarados de hipoglicemia em pacientes diabéticos, anorexia |
Distúrbios psiquiátricos |
Alterações de comportamento e distúrbios psíquicos incluindo confusão, alucinações, ansiedade, desorientação, nervosismo e perda de memória; insônia; depressão e pesadelos |
Distúrbios do sistema nervoso |
Acidente vascular cerebral, isquemia cerebral, tontura, aumento dos sinais e sintomas de miastenia grave, parestesia, sonolência, dor de cabeça e síncope |
Distúrbios oculares |
Edema macular cistoide, descolamento de coroide após cirurgia de filtração, erosão da córnea, ceratite, diplopia, diminuição da sensibilidade da córnea, sinais e sintomas de irritação ocular (por exemplo, queimação, pontadas, coceira, lacrimejamento, vermelhidão), olhos secos, ptose, blefarite, distúrbios visuais, incluindo alterações de refração, visão turva |
Distúrbios do ouvido e labirinto |
Tinido |
Distúrbios cardíacos |
Parada cardíaca, insuficiência cardíaca, bloqueio cardíaco, bloqueio atrioventricular, insuficiência cardíaca congestiva, agravamento de angina de peito, arritmia, bradicardia, palpitação |
Distúrbios vasculares |
Claudicação, mãos e pés frios, hipotensão e fenômeno de Raynaud |
Distúrbios respiratórios, torácicos e mediastinal |
Insuficiência respiratória, edema pulmonar, broncospasmo (predominantemente em pacientes com doença broncospasmódica pré-existente), tosse, dispneia, congestão nasal |
Distúrbios gastrintestinais |
Fibrose retroperitoneal, dor abdominal, vômitos, diarreia, boca seca, disgeusia, dispepsia, náusea |
Distúrbios da pele e tecido subcutâneo |
Rash, rash psoriasiforme, pseudopenfigoide, exacerbação da psoríase, alopecia |
Distúrbios musculoesqueléticos e do tecido conjuntivo |
Mialgia, lúpus eritematoso sistémico |
Distúrbios do sistema reprodutivo e da mama |
Disfunção sexual, diminuição da libido, impotência, doença de Peyronie |
Distúrbios gerais e condições do local de administração |
Dor no peito, edema, astenia, fadiga |
Reações adversas relatadas com o uso de colírios que contêm tampões fosfato
Casos de calcificação da córnea foram registrados muito raramente em associação com o uso de colírios contendo fosfato em alguns pacientes com córneas significativamente danificadas.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA, disponível em http://www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Interação Medicamentosa
Estudos específicos de interação medicamentosa não foram realizados com a solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa). O efeito sobre a pressão intraocular ou os efeitos conhecidos dos betabloqueadores sistêmicos podem ser potencializados quando a solução oftálmica de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) é administrada a pacientes que já estão recebendo um agente bloqueador beta-adrenérgico oral e o uso de dois ou mais agentes bloqueadores beta-adrenérgicos tópicos não é recomendado.
Houve relatos de elevações paradoxais na PIO após administrações oftálmicas concomitantes de duas prostaglandinas análogas. Portanto, o uso de duas ou mais prostaglandinas, análogas ou derivadas não é recomendado.
Relatou-se ocasionalmente midríase quando se administrou timolol e epinefrina.
Há um potencial para efeitos aditivos que resultam em hipotensão sistêmica e/ou bradicardia marcada quando Maleato de Timolol é administrado concomitantemente a
- Bloqueadores do canal de cálcio;
- Fármacos depletores de catecolaminas ou agentes bloqueadores beta-adrenérgicos;
- Antiarrítmicos (incluindo amiodarona);
- Glicosídeos digitálicos;
- Parassimpatomiméticos;
- Narcóticos;
- Inibidores da monoaminoxidase;
- Guanetidina.
Efeitos betabloqueadores sistêmicos potencializados (ex.: diminuição frequência cardíaca, depressão)
Foram reportados durante tratamento combinado com inibidores da CYP2D6 (ex.: quinidina, fluoxetina, paroxetina) e timolol.
A ação hipertensiva devido à interrupção repentina do tratamento com clonidina pode ser potencializada quando se está usando um betabloqueador.
Os agentes bloqueadores beta-adrenérgicos podem aumentar o efeito hipoglicemiante de agentes usados para tratar o diabetes.
Ação da Substância
Resultados de eficácia
Estudos Clínicos
Em pacientes com glaucoma de ângulo aberto ou hipertensão ocular, que apresentem pressão intraocular maior ou igual a 25 mmHg, a associação de Latanoprosta + Maleato de Timolol (substância ativa) em dose fixa, utilizada uma vez ao dia promove maior redução da pressão intraocular do que o uso de latanoprosta 0,0005% uma vez ao dia individualmente ou concomitantemente com outros colírios contendo uma única medicação redutora da pressão dentro dos olhos.
Características farmacológicas
Propriedades Farmacodinâmicas
Propriedades Farmacocinéticas
Dados de Segurança Pré-Clínicos
O perfil de segurança sistêmico e ocular dos componentes individuais é bem estabelecido. Não foi observado efeito adverso sistêmico ou ocular em coelhos tratados topicamente com a combinação fixa ou com a administração concomitante de soluções oftálmicas de latanoprosta e timolol. Os estudos farmacológicos de segurança, de genotoxicidade e de carcinogenicidade de cada substância não demonstraram risco especial para os humanos. A latanoprosta não afetou a cicatrização da ferida corneal do olho do coelho, enquanto que o timolol inibiu o processo do olho do coelho e do macaco quando administrado com frequência maior que uma vez ao dia.
Dizeres Legais
III -DIZERES LEGAIS Reg MS n° – 1 0583 0673 Farm Resp : Dra Maria Geisa P de Lima e Silva CRF-SP 8 082 Registrado por: GERMED FARMACÊUTICA LTDA Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença, s/n°, Km 08 - Chácara Assay CEP 13186-901, Hortolândia – SP CNPJ: 45 992 062/0001-65 INDÚSTRIA BRASILEIRA Fabricado por: EMS S/A Hortolândia - SP “Lote, Fabricação e Validade: vide cartucho” Histórico de alteração para a bula Dados da submissão eletrônica Dados da petição/notificação que altera bula Dados das alterações de bulas Data do expediente Nº expediente Assunto Data do expediente Nº expediente Assunto Data de aprovação Itens de bula Versões
informações complementares
Fabricante |
GEOLAB |
Princípio ativo |
Maleato Ácido De Timolol |
Categoria do medicamento |
Medicamentos de A-Z |
LATANOPROSTA E TIMOLOL COLÍRIO 50MCG 5MG ML 2,5ML REFRIGERADO - GEOLAB GENÉRICO É UM MEDICAMENTO, NÃO USE SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA E ORIENTAÇÃO DO FARMACÊUTICO. AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.