- Medicamentos
- Medicamentos de A-Z
- Metformina - Metformed 500 Mg Com 30 Comprimidos
Menor preço para Metformina - Metformed 500 Mg Com 30 Comprimidos, você encontra no CliqueFarma
Metformina - Metformed 500 Mg Com 30 Comprimidos
Produto Indisponível

- CATEGORIA: Medicamentos de A-Z
- PRINCÍPIO ATIVO: metformina
- FABRICANTE: CIMED
PARA QUE SERVE?
Para que serve METFORMINA? O Cloridrato de Metformina deve ser usado nos casos de diabetes tipo 2 não complicado por cetoacidose quando o controle da doença é impossível somente com dieta ou, ainda, nos casos de falha primária ou secundária das sulfoniluréias, podendo ser usado sozinho ou associado a uma sulfoniluréia.
S
Similar
Metformina
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Indicação:
Para que serve METFORMINA?
O Cloridrato de Metformina deve ser usado nos casos de diabetes tipo 2 não complicado por cetoacidose quando o controle da doença é impossível somente com dieta ou, ainda, nos casos de falha primária ou secundária das sulfoniluréias, podendo ser usado sozinho ou associado a uma sulfoniluréia.
O Cloridrato de Metformina é também indicado como complemento da insulinoterapia nos casos de diabetes insulino-resistente, bem como na síndrome do ovário policístico.
Via oral - Uso adulto
Contra Indicação:
Quando não devo usar este medicamento?
O Cloridrato de Metformina é contra-indicado nos casos de: insuficiência renal (valores de creatinina plasmática ? 1,5 mg/dl para homens e ? 1,4 mg/dl para mulheres); insuficiência hepática ou respiratória avançada; insuficiência cardíaca congestiva; infarto agudo do miocárdio;gravidez; cirurgias de médio e grande porte;pacientes muito idosos ou muito debilitados; uso abusivo de álcool;acidoses metabólicas agudas ou crônicas, inclusive acidose diabética; coma hiperosmolar; qualquer condição que cause hipoxia; infecção grave que possa promover uma redução da perfusão tissular; queimaduras ou traumas graves; desidratação; uso de agente de contraste radiográfico; hipersensibilidade ao cloridrato de metformina ou a qualquer um dos outros componentes da fórmula.
Posologia:
Como usar Metformina?
Os comprimidos devem ser ingeridos com auxílio de água, logo após uma refeição, a fim de reduzir a probabilidade de ocorrência de diarréia, enjôo e náuseas.
A administração de Cloridrato de Metformina não autoriza a suspensão do regime alimentar ou mesmo de exercícios físicos prescritos pelo médico.
Cloridrato de Metformina 500 mg:
A dose inicial deve ser de 2 comprimidos/dia, administrados um após o café da manhã e um após o jantar.
Caso seja necessário, é recomendado ajuste de dose, através da inclusão de um comprimido acada semana, a fim de se evitar reações adversas gastrintestinais, até que se obtenha o controle dos níveis de glicose ou que se atinja a dose máxima recomendada (2500 mg/dia, ou seja cinco comprimidos/dia).
A dose de manutenção usual é de três comprimidos/dia, por exemplo dois comprimidos após o café da manhã e um comprimido após o jantar, sendo recomendado um intervalo de 12 horas entre as administrações.
Cloridrato de Metformina 850 mg:
A dose inicial deve ser de um comprimido/dia, administrado após o café da manhã.
Caso seja necessário, é recomendado ajuste de dose, através da inclusão de um comprimido a cada semana, afim de se evitar reações adversas gastrintestinais, até que se obtenha o controle dos níveis de glicose ou que se atinja a dose máxima recomendada (2550 mg/dia, ou seja três comprimidos/dia).
A dose de manutenção usual é de dois comprimidos/dia administrados com um intervalo de 12 horas; por exemplo um após o café da manhã e um após o jantar.
Efeitos Colaterais:
Quais os males que este medicamento pode me causar?
O tratamento com cloridrato de metformina é geralmente bem tolerado, raramente provoca hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) e normalmente tende a promover redução de peso.
Informe ao seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como intolerância digestiva (náuseas, vômitos, diarréia) durante os primeiros dias de tratamento, que normalmente são de caráter leve e não exigem a interrupção da medicação.
Esses efeitos secundários costumam desaparecer tomando o medicamento durante ou logo após a ingestão de alimentos.
Farmacocinética:
Como funciona este medicamento?
O Cloridrato de Metformina deve diminuir os níveis de glicose no sangue, quando utilizado conforme a orientação de seu médico.
Advertências:
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Pediatria: a segurança do uso em crianças não está estabelecida.
Metformina na gravidez: estudos sugerem a ocorrência de diminuição do clearance plasmático total e de aumento do tempo de meia-vida do cloridrato de metformina, em decorrência da alteração da função renal com a idade.
Tais pacientes devem ter monitorização cuidadosa da função renal (nível sérico de creatinina).
Lactação: estudos em ratos demonstraram a excreção de cloridrato de metformina no leite materno.
Estudos em humanos ainda não foram estabelecidos.
Assim, a continuidade da terapia com cloridrato de metformina implica na interrupção da amamentação ou a manutenção da amamentação requer a interrupção da terapia.
Acidose lática: a gravidade desta reação adversa recomenda que sejam rigorosamente seguidas as informações para o uso do cloridrato de metformina.
Perda do controle dos níveis de glicose: condições estressantes como cirurgia, traumatismo, infecção e febre, podem levar a uma perda do controle do nível de glicose.
Nestes casos é importante instituir a insulinoterapia em substituição ao tratamento com o cloridrato de metformina.
O tratamento com o cloridrato de metformina será restituído após a retomada de controle dos níveis de glicose.
Hipoglicemia: apesar do cloridrato de metformina não causar hipoglicemia em condições normais de uso, esta pode ocorrer em pacientes com dieta hipocalórica, com reposição deficiente de calorias frente a exercícios físicos ou que façam uso de agentes hipoglicemiantes como sulfoniluréias, insulina ou etanol.
Exame radiológico utilizando contraste: para a realização de exame radiológico utilizando contraste intravenoso (como urografia excretora e angiografia intravenosa), o tratamento com cloridrato de metformina deverá ser interrompido 48 horas antes e reinstituído 48 horas depois do exame ou quando o controle da função renal estiver restabelecido.
Desta forma, evita-se o aumento do risco de ocorrência de acidose lática, devido à redução da excreção da metformina.
Caso necessário, deve ser utilizada insulina humana para o controle da glicemia.
Interações Medicamentosas
O uso excessivo de álcool deve ser evitado durante o tratamento.
Superdosagem:
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
Os raros casos de superdosagem citados na literatura vêm demonstrando que os pacientes com elevadas taxas plasmáticas de cloridrato de metformina, com consequente acidose lática, foram devidas à inobservância das contra-indicações.
O prognóstico é favorável caso se estabeleça hemodiálise (com clearance de até 170 ml/min), reduzindo rapidamente a hiperlactatemia. Contudo, as hiperlactatemias de origem anóxica complicando um estado de choque, uma insuficiência respiratória ou hepática, associadas a uma taxa normal ou ligeiramente elevada de cloridrato de metformina são praticamente irreversíveis.
Composição:
Cada comprimido revestido contém:
Cloridrato de Metformina 500 mg:
Cloridrato de metformina................................................................................................................. 500 mg
Excipientes: estearato de magnésio, Opadry Y-1-7000, parafina, polietilenoglicol, polividona e sorbitol...... qsp 1 comprimido.
Cloridrato de Metformina 850 mg:
Cloridrato de metformina................................................................................................................ 850 mg
Excipientes: estearato de magnésio, Opadry Y-1-7000, parafina, polietilenoglicol, polividona e sorbitol..... qsp 1 comprimido.
Apresentação:
- Cloridrato de Metformina 500 mg: cartucho com 3 blisters de 10 comprimidos revestidos
- Cloridrato de Metformina 850 mg: cartucho com 3 blisters de 10 comprimidos revestidos
Armazenamento:
Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conserve o medicamento em sua embalagem original, protegido da luz e do calor.
Não armazene medicamentos no banheiro ou em qualquer outro local com alta umidade.
O Cloridrato de Metformina tem um prazo de validade de cinco anos, contados a partir da data de fabricação, quando conservado adequadamente
Número do lote - Data de fabricação - Vencimento: vide cartucho.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.
SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Conheça nossos Termos de Uso