- Home
- Medicamentos
- Medicamentos de A-Z
- Hexamidina E Tetracaina 50Ml C...
- Bula de Hexamidina E Tetracaina 50Ml C...
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) é indicado para o tratamento local das inflamações limitadas à cavidade oral e orofaríngea Faringites, aftas, estomatites e anginas.Continue lendo...
sem ofertas para Hexamidina E Tetracaina 50Ml Colutório Sp 1 0,5Mg - Biosinté...
Parece que não há ofertas disponíveis para o produto no momento.
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) é indicado para o tratamento local das inflamações limitadas à cavidade oral e orofaríngea
Faringites, aftas, estomatites e anginas.
Contraindicação
Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) é contraindicado em
- Pacientes com hipersensibilidade ao isetionato de hexamidina, ao cloridrato de tetracaína ou outros anestésicos tópicos e aos demais componentes do produto;
- Pacientes menores de 3 anos.
Este medicamento é contraindicado para menores de 3 anos, devido ao risco de laringoespasmo. Deve-se ter cautela quando da administração deste medicamento em crianças entre 3 e 12 anos de idade.
Como usar
Aplicar 3 nebulizações até de 4 em 4 horas. Devem-se aplicar as nebulizações na cavidade bucal, direcionando o aplicador para a orofaringe. Cada nebulização contém 0,10 mL de colutório.
Para Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) Spray segue o procedimento de limpeza descrito abaixo
Populações especiais
Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 3 anos, devido ao risco de laringoespasmo. Deve-se ter cautela quando da administração deste medicamento em crianças entre 3 e 12 anos de idade.
Precauções
Devido à possibilidade de hipersensibilidade da região orofaríngea causada pelo uso de Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) com redução do reflexo faríngeo, não se deve administrá-lo antes da alimentação ou ingestão de bebidas e deve-se ter cautela quando da administração deste medicamento em crianças menores de 12 anos de idade.
Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) não deve ser utilizado por mais do que 5 dias visto que o uso prolongado pode resultar no desequilíbrio da flora bacteriana normal presente na cavidade oral, com risco de proliferação bacteriana ou fúngica.
O tratamento prolongado ou repetido da mucosa pode expor os pacientes aos efeitos da toxicidade sistêmica relacionada aos anestésicos locais (alterações do sistema nervoso central até convulsões e colapso circulatório).
Em caso de persistência dos sintomas por mais do que 5 dias de tratamento associados ou não à febre, deve-se procurar orientação médica.
Devido à presença de tetracaína, Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) pode induzir ao resultado positivo em teste antidoping.
Gravidez e lactação
Categoria de risco na gravidez C.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
Populações especiais
Este medicamento não deve ser utilizado por menores de 3 anos, devido ao risco de laringoespasmo. Deve-se ter cautela quando da administração deste medicamento em crianças entre 3 e 12 anos de idade.
Este medicamento pode causar doping.
Reações Adversas
Sensibilização ao isetionato de hexamidina e anestésicos locais com risco de reações anafiláticas. Insensibilidade momentânea da língua e possibilidade de redução do reflexo faríngeo.
Dados de pós-comercialização captaram relatos espontâneos de eventos adversos durante o uso do produto
Dispepsia (problemas digestivos), distasia sonolência, dor na parte superior do abdômen, inchaço labial, dispneia, rash macular febre, náusea, tontura, tosse, irritação na garganta.
Não se pode excluir a possibilidade de que estes eventos estivessem relacionados ao estado clinico do paciente.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária - NOTIVISA ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Interação Medicamentosa
Deve-se evitar o uso simultâneo ou sucessivo de outros antissépticos, devido à possibilidade de interação medicamentosa (antagonismo, inativação, etc).
Ação da Substância
Resultados de eficácia
Estudo realizado por Hamann (1983) avaliou 916 pacientes com laringite aguda.
Demonstrou que houve uma melhora evidente na redução da camada de muco em 96% dos casos, no edema (92,1%) e na hiperemia (89%). Nos sintomas relatados houve melhora do ruído respiratório em 96,3% dos casos, dor de garganta (88,6%), rouquidão (87,1%), dificuldade de engolir (84,1%) e tosse (83,3%). Na avaliação final pelo médico, a eficácia foi considerada muito boa ou boa em 75% dos casos e ruim em apenas 7,5%.
Características Farmacológicas
O Hexamidina + Tetracaína (substância ativa) é um medicamento para uso oral ou orofaríngeo, que apresenta propriedades antisséptica, devida à presença do isetionato de hexamidina (grupo das diaminas), e anestésica local, devida à presença da tetracaína.
informações complementares
Fabricante |
BIOSINTÉTICA |
Princípio ativo |
isetionato de hexamidina + cloridrato de tetracaína |
Categoria do medicamento |
Medicamentos de A-Z |
HEXAMIDINA E TETRACAINA 50ML COLUTÓRIO SP 1 0,5MG - BIOSINTÉTICA GENÉRICO É UM MEDICAMENTO, NÃO USE SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA E ORIENTAÇÃO DO FARMACÊUTICO. AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.