- Home
- Medicamentos
- Medicamentos de A-Z
- Tylenol - Sinus 24 Comprimidos...
- Bula de Tylenol - Sinus 24 Comprimidos...
para o que é indicado e para que serve?
Para que serve Este medicamento é indicado para o alívio temporário dos sintomas decorrentes de gripes, resfriados comuns e sinusites tais como congestão nasal, obstrução nasal, coriza, mal estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, entre outros; e para redução da febre.Continue lendo...
ofertas de Tylenol - Sinus 24 Comprimidos
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve
Este medicamento é indicado para o alívio temporário dos sintomas decorrentes de gripes, resfriados comuns e sinusites tais como congestão nasal, obstrução nasal, coriza, mal estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, entre outros; e para redução da febre.
Como Tylenol Sinus funciona?
O paracetamol é um analgésico e antitérmico que reduz a febre atuando no centro regulador da temperatura no Sistema Nervoso Central (SNC) e diminui a sensibilidade para a dor. A pseudoefedrina reduz a congestão nasal.
A ação do medicamento se inicia dentro de 15 a 30 minutos após a administração.
Contraindicação
Você não deve usar Tylenol Sinus em caso de alergia ao paracetamol, ao cloridrato de pseudoefedrina ou a qualquer componente de sua fórmula.
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, distúrbios da tiróide ou com dificuldades para urinar devido ao aumento da próstata.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Inibidores da monoaminooxidase (IMAO)
Como usar
Os comprimidos devem ser administrados por via oral, com líquido. Pode ser administrado independentemente das refeições.
Este medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado.
Posologia
Adultos e crianças acima de 12 anos
Tome 2 comprimidos a cada 4 ou 6 horas, não excedendo 8 comprimidos, em doses fracionadas, em um período de 24 horas, ou conforme orientação médica.
Tylenol Sinus não deve ser utilizado por mais de 3 dias no caso de febre ou por mais de 7 dias no caso de dor.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O que devo fazer quando eu me esquecer de usar Tylenol Sinus?
Se você se esquecer de usar uma dose do medicamento, faça-o assim que se lembrar no caso de ainda haver necessidade e então ajuste o horário das próximas tomadas. Não tome a dose dobrada para compensar a dose esquecida.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.
Precauções
Muito raramente, foram relatadas reações cutâneas graves em pacientes que administraram paracetamol.
Os sintomas podem incluir vermelhidão na pele, bolhas e erupções cutâneas. Se ocorrerem reações cutâneas ou piora de problemas de pele já existentes, interrompa o uso do medicamento e procure ajuda médica imediatamente.
Você deve consultar seu médico se a dor ou febre continuarem ou piorarem, ou se surgirem novos sintomas.
Se você toma 3 ou mais doses de bebidas alcoólicas, deve consultar seu médico para saber se pode tomar Tylenol Sinus ou qualquer outro analgésico.
Usuários crônicos de bebidas alcoólicas podem apresentar um risco aumentado de doenças do fígado caso seja ingerida uma dose maior que a recomendada (superdose) de Tylenol Sinus.
A absorção de Tylenol Sinus é mais rápida se você estiver em jejum. Os alimentos podem afetar a velocidade da absorção, mas não a quantidade absorvida do medicamento.
Uso em pacientes com problemas no fígado
Consulte seu médico antes de usar o medicamento.
Você não deve tomar mais do que a dose recomendada, pois pode causar sérios problemas de saúde e não provocar maior alívio.
Tylenol Sinus não deve ser administrado a pacientes que estejam usando bicarbonato de sódio, pois pode levar a agitação, hipertensão (aumento da pressão arterial) e taquicardia (aumento do batimento cardíaco).
Este medicamento pode causar doping.
Não use outro produto que contenha paracetamol.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Reações Adversas
Reação adversa comum (ocorreu entre 1% e 10% dos pacientes que administraram este medicamento) observada em estudo clínico
Nervosismo.
Outras reações indesejáveis comuns à administração de pseudoefedrina são
- Boca seca;
- Náusea;
- Tontura;
- Insônia.
Em estudo pós-mercado, foram observadas as seguintes reações, muito raramente (ocorrem em menos de 0,01% dos pacientes que utilizam este medicamento)
- Reação anafilática;
- Hipersensibilidade;
- Ansiedade;
- Euforia;
- Dor de cabeça;
- Hiperatividade psicomotora;
- Arritmia;
- Palpitações;
- Taquicardia;
- Dor abdominal;
- Diarreia;
- Vômitos;
- Angioedema;
- Prurido;
- Erupção cutânea;
- Erupções com prurido;
- Urticaria;
- Disúria;
- Retenção urinária;
- Aumento na pressão sanguínea e aumento das transaminases.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento.
Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
População Especial
Gravidez
Se você estiver grávida ou amamentando deve consultar um médico antes de usar Tylenol Sinus.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Composição
Apresentações
Comprimido revestido em embalagem com 24 comprimidos, contendo 500 mg de paracetamol e 30 mg de cloridrato de pseudoefedrina.
Uso oral.
Uso adulto e pediátrico acima de 12 anos.
Composição
Superdosagem
Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, ou se alguma outra pessoa tomar dose excessiva intencionalmente deve-se imediatamente provocar o vômito para eliminar o medicamento do estômago e em seguida procurar um médico ou um centro de intoxicação. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se não houver sinais e sintomas de intoxicação, pois a dose excessiva de paracetamol pode causar danos ao fígado.
Os sinais e sintomas iniciais de superdose são
- Náusea;
- Vômito;
- Sudorese intensa;
- Mal-estar geral;
- Ansiedade leve;
- Taquicardia e/ou hipertensão leve.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível.
Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Interação Medicamentosa
O paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina (substância ativa deste medicamento) não deve ser administrado a pacientes em uso de bicarbonato de sódio, pois podem apresentar diminuição da eliminação renal da pseudoefedrina aumentando a sua meia-vida e podendo levar a uma toxicidade de caráter moderado, com agitação, hipertensão, taquicardia.
Para muitos pacientes, o uso ocasional de paracetamol geralmente tem pouco ou nenhum efeito em pacientes sob o tratamento crônico com varfarina. Porém, há controvérsias em relação à possibilidade do paracetamol potencializar a ação anticoagulante da varfarina e de outros derivados cumarínicos.
Interação com inibidores da monoaminooxidase (IMAO):
A pseudoefedrina exerce suas propriedades vasoconstritoras, estimulando os receptores adrenérgicos e deslocando norepinefrina dos sites de armazenamento neuronais. Uma vez que os IMAO impedem o metabolismo de aminas simpatomiméticas e aumentam o armazenamento de norepinefrina liberáveis em tecido nervoso adrenérgico, IMAO podem potenciar o efeito constritor da pseudoefedrina.
Crises hipertensivas agudas têm sido relatadas na literatura médica com o uso concomitante de inibidores da IMAO e aminas simpatomiméticas.
Ação da Substância
Resultados da eficácia
A eficácia, da combinação de paracetamol e pseudoefedrina, foi avaliada em um estudo randomizado, controlado com placebo, envolvendo 430 pacientes portadores de sintomas comuns de resfriados e gripes há menos de 48 horas, que relataram sintomas nos seios paranasais, de intensidade leve a moderada.
Em comparação com a avaliação na admissão ao estudo, 2 horas após a segunda dose do medicamento em estudo, a média ± EPM do escore de avaliação dos sintomas sinusais globais havia diminuído em 1,30 ± 0,06 no grupo tratado com paracetamol + pseudoefedrina e em 0,93 ± 0,06 no grupo tratado com placebo (p ? 0,029).
A avaliação da média ponderada ± EPM dos sintomas sinusais combinados (dor, pressão e congestão nos seios paranasais) mostrou redução de 1,14 ± 0,06 no grupo tratado com paracetamol + pseudoefedrina e de 0,84 ± 0,06 no grupo tratado com placebo (p ? 0,029).
Reduções de magnitude semelhante foram observadas também para cada um dos sintomas sinusais individualmente, e para cefaleia e rinorreia. Os autores concluíram que a administração da associação foi eficaz no alívio sintomático da dor, pressão e congestão nos seios paranasais, que podem ser notados no início do quadro gripal.
Características Farmacológicas
O paracetamol + cloridrato de pseudoefedrina (substância ativa) contém paracetamol, um analgésico e antitérmico, e pseudoefedrina um descongestionante nasal.
Propriedades Farmacodinâmicas
O paracetamol é um analgésico e antitérmico clinicamente comprovado, que promove analgesia pela elevação do limiar da dor e antipirese através de ação no centro hipotalâmico que regula a temperatura. O paracetamol é um analgésico de ação central, não pertencente aos grupos dos opiáceos e salicilatos. Seu efeito tem início 15 a 30 minutos após a administração oral e permanece por um período de 4 a 6 horas.
A pseudoefedrina é uma droga simpatomimética que possui uma atividade agonista fraca nos receptores ? e ? adrenérgicos. Seu principal mecanismo é a ação indireta em receptores adrenérgicos nos quais a pseudoefedrina desloca a norepinefrina das vesículas de armazenamento dos neurônios pré-sinápticos.
A norepinefrina deslocada é liberada na sinapse neuronal onde se torna livre para ativar os receptores ? adrenérgicos pós-sinápticos. A estimulação dos receptores adrenérgicos ?1 localizados nos vasos sanguíneos da mucosa nasal resulta em vasoconstrição, diminuição no volume sanguíneo e a diminuição do volume da mucosa nasal (descongestionamento nasal).
Os vasos sanguíneos contraídos permitem um menor fluxo de entrada de fluidos no nariz, garganta e seios da face, resultando na diminuição da inflamação das membranas nasais assim como a diminuição da produção de muco.
Então, através da constrição dos vasos sanguíneos, a maioria localizada na passagem nasal, a pseudoefedrina causa a diminuição do congestionamento nasal.
Propriedades Farmacocinéticas
Cuidados de Armazenamento
Tylenol Sinus deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e da umidade.
Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Características físicas
Tylenol Sinus é um comprimido de coloração verde clara.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Mensagens de Alerta
Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com problemas cardíacos, pressão alta, distúrbios da tiróide ou com dificuldades para urinar devido ao aumento da próstata.
Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Este medicamento pode causar doping.
Não use outro produto que contenha paracetamol.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Dizeres Legais
Reg. MS - 1.5721.0016
Farmacêutica Responsável:
Patricia Meneguello da Silva Carvalho
CRF-SP n° 30.538
Fabricado e embalado por:
Janssen-Cilag Farmacêutica LTDA.
Rodovia Presidente Dutra, km 154
São José dos Campos – SP
Registrado por:
Johnson & Johnson Industrial Ltda.
Rodovia Presidente Dutra, km 154
São José dos Campos-SP
CNPJ: 59.748.988/0001-14
Indústria Brasileir
Venda sob prescrição médica.
informações complementares
Fabricante |
JANSSEN-CILAG |
Princípio ativo |
Paracetamol + Cloridrato De Pseudoefedrina |
Categoria do medicamento |
Medicamentos de A-Z |
TYLENOL - SINUS 24 COMPRIMIDOS É UM MEDICAMENTO, NÃO USE SEM PRESCRIÇÃO MÉDICA E ORIENTAÇÃO DO FARMACÊUTICO. AO PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.