Vitamina E protege o corpo dos radicais livres
“O excesso de radicais livres deve ser corrigido e, por isso, antioxidantes naturais e sintéticos têm sido recomendados para o alívio dos sinais e sintomas destas doenças e para bloquear sua evolução”, informa a especialista. Entre os antioxidantes mais indicados está a vitamina E.
A vitamina E é um nutriente importante para a saúde humana e que, ao mesmo tempo, protege a membrana das células e anula o perigo que os radicais livres representam ao corpo, atuando como um antioxidante. A substância pode ser encontrada na carne de fígado, em oleaginosas, em folhas verde-escuras e na gema do ovo.
Suplementação de vitamina E deve ser feita com indicação profissional
Em alguns casos, a suplementação de vitamina E pode ser indicada por um médico ou nutricionista, o que deve ser feito de forma consciente. “O uso indiscriminado e abusivo deve ser criteriosamente analisado antes do consumo. É imperativo determinar o momento exato, a dose, a via de administração e qual o antioxidante ideal para cada doença”, avalia Carla.
Como tudo no corpo humano deve ser equilibrado, o consumo exagerado de vitamina E pode causar complicações, já que o nutriente se deposita no tecido adiposo e pode desregular várias vias metabólicas. Outra medida importante no combate aos radicais livres e que deve ser tomada junto à suplementação é adotar hábitos saudáveis, evitando cigarros, bebidas alcoólicas, má alimentação e sedentarismo.