O que é o Atentah?
Atentah é o nome comercial para a substância ativa Cloridrato de Atomoxetina, indicada em bula para tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) em pacientes adultos, adolescentes ou pediátricos com idade superior a 6 anos.
O que é TDAH?
De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, da American Psychiatric Association DSM-5, o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é considerado uma condição do neurodesenvolvimento, caracterizada por uma tríade de sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade em um nível exacerbado e disfuncional para a idade. Os sintomas iniciam-se na infância, podendo persistir ao longo de toda a vida.
Como o Atentah vai agir no meu corpo?
A atomoxetina é um medicamento inibidor seletivo da recaptação de noraepinefrina, um neurotransmissor adrenérgico também chamado de noradrenalina, o que pode ajudar a aumentar a atenção e diminuir a impulsividade e hiperatividade em pacientes com TDAH. Espera-se com o uso do Atentah uma diminuição de alguns comportamentos como:
- Hiperatividade
- Desatenção
- Irritabilidade
Qual o principal diferencial do Atentah no tratamento do TDAH?
A proposta da atomoxetina é ser um medicamento para tratamento e controle do TDAH não estimulante. Está na classe dos Agentes Noradrenérgicos como o primeiro não estimulante cerebral aprovado pelo FDA para o tratamento do TDAH em crianças maiores de seis anos, adolescentes e adultos. É o único autorizado no Brasil com essa com indicação terapêutica, mas já é um ativo usado há algumas décadas nos Estados Unidos, Japão e Europa.
Como tomar o Atentah?
Primeiro, é necessário o diagnóstico bem estabelecido e avaliação da necessidade da terapêutica medicamentosa, pois outros tratamentos são preconizados antes do uso medicamentos para tratamento do TDAH. Após isso, apenas seu médico poderá prescrever qual o medicamento será escolhido para o tratamento do TDAH. A dose e a posologia apenas o médico poderá recomendar e prescrever.
Preciso de receita médica para comprar Atentah?
Sim! O Atentah é um medicamento controlado de tarja vermelha sob retenção e requer receituário médico devidamente preenchido para compra.
Como consigo comprar o Atentah?
Para comprar o medicamento Atentah (cloridrato de atomoxetina) você precisará da receita branca em duas vias, com todos os dados do paciente e o nome do medicamento, dose, forma de uso, quantidade e tempo de tratamento. A receita deve estar assinada e datada por um profissional médico registrado no conselho de medicina. O medicamento é controlado, está na lista C1 RDC Nº 816, DE 15 DE SETEMBRO DE 2023. Sendo obrigatória a receita branca em duas vias devidamente preenchidas.
A atomoxetina é um medicamento novo?
Não! Porém é recém-chegado no Brasil, até então só era possível importar. Esse ativo já está em uso há algumas décadas nos Estados Unidos, Japão e Europa. É o primeiro não estimulante cerebral aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration) para o tratamento do TDAH em crianças maiores de seis anos, adolescentes e adultos.
O Atentah foi aprovado pela anvisa?
Sim! Possui registro de número 101180649.
Quando o Atentah estará disponível no mercado brasileiro?
Segundo o laboratório Aspen, com o qual tivemos contato, a previsão ainda não é muito assertiva em datas, no entanto, poderá começar a ser distribuído ao final do mês de outubro de 2023 nas grandes redes de farmácias do país.
Qual preço do Atentah no Brasil?
Ainda não há uma estimativa de preço para o medicamento Atentah para o mercado nacional.
Onde encontro a bula da atomoxetina?
No site da Anvisa em consultas de medicamentos e aqui na nossa página do CliqueFarma já disponibilizamos para você!
Atentah é indicado para uso em crianças?
Sim, o Atentah possui indicação para uso na pediatria acima de 6 anos de idade.
Quando não devo tomar o Atentah?
O Atentah é contraindicado se você tiver hipersensibilidade à atomoxetina ou outros constituintes do produto. Além disso, existem outras contraindicações importantes como:
- IMAO = Medicamentos do grupo dos Inibidores da monoamina oxidase. ATENTAH não deve ser tomado com um IMAO ou dentro de 2 semanas após a interrupção de uso de um IMAO. O tratamento com um IMAO não deve ser iniciado dentro de 2 semanas após a interrupção do uso de ATENTAH. Houve relatos de reações graves.
- Glaucoma de Ângulo Estreito: o uso de atomoxetina foi associado a um risco aumentado de midríase e, portanto, seu uso não é recomendado em pacientes com glaucoma de ângulo estreito.
- Feocromocitoma: Reações graves, incluindo pressão arterial elevada e taquiarritmia, foram relatadas em pacientes com feocromocitoma ou história de feocromocitoma que receberam atomoxetina. Portanto, ATENTAH não deve ser administrado por pacientes com feocromocitoma ou história de feocromocitoma.
- Doenças Cardiovasculares Graves: ATENTAH não deve ser usado em pacientes com doenças cardíacas ou vasculares graves, cuja condição poderia piorar se experimentarem aumentos na pressão arterial ou frequência cardíaca que poderiam ser clinicamente importantes (por exemplo, 15 a 20 mm Hg na pressão arterial ou 20 batimentos por minuto na frequência cardíaca).
- Hipertireoidismo não controlado: Indivíduos com hipertireoidismo apresentam sintomas como hiperatividade, irritabilidade, alterações de humor, insônia, ansiedade etc.
Advertências e precauções sobre o Atentah:
A atomoxetina está relacionada ao aumento de eventos como:
- Pensamento Suicida
- Lesões Hepáticas Graves
- Eventos Cardiovasculares Graves
Sendo assim, o uso do medicamento deve ser muito bem avaliado e acompanhado por uma equipe multidisciplinar.
Posso fazer uso do Atentah grávida ou amamentando?
Não! Não há estudos que comprovem a relação custo-benefício de se manter o uso da atomexetina durante a gestação ou amamentação. Entretanto, é de conhecimento que o cloridrato de atomexetina é passado pelo leite materno.