Veja onde comprar, qual o valor e para que serve Loceryl
Loceryl (cloridrato de amorolfina) creme é indicado para o tratamento de micoses de pele causadas por fungos filamentosos, como tínea do pé (pé-de-atleta), tínea da virilha (micose de virilha), tínea do corpo (micose do corpo), tínea da mão (micose da mão). Além disso, é também indicado na candidíase cutânea (infecção fúngica, podendo infectar vagina, boca e áreas úmidas na pele) e pitiríase versicolor (micose superficial caracterizada por alterações na pigmentação cutânea).
Loceryl Esmalte é indicado para micoses de unha (onicomicoses) causadas por dermatófitos, leveduras e fungos filamentosos não dermatófitos.
O que é onicomicose?
Onicomicose (micose de unha) é uma infecção causada por fungos que acometem as unhas e o tecido ao redor, as dobras periungueais. A doença pode afetar tanto as unhas das mãos quanto as dos pés. Em geral, a unha do dedo grande do pé (hálux) é o ponto mais vulnerável à infecção fúngica, uma vez que o uso rotineiro de calçados fechados cria o ambiente adequado para a proliferação dos fungos, que penetram através de pequenas lesões na pele e se instalam debaixo das unhas.
Qual a causa e os fatores de risco?
Vários tipos de fungos podem estar envolvidos no desenvolvimento da onicomicose. Entre eles, vale destacar:
O grupo dos dermatófitos – fungos filamentosos que se valem da queratina como fonte nutricional;
As leveduras – fungos unicelulares que se reproduzem rapidamente e atacam com maior frequência as unhas das mãos;
Os fungos filamentosos não dermatófitos - encontrados comumente na natureza como saprófitas do solo (organismos que se alimentam de matéria orgânica em decomposição e contribuem para a reciclagem de nutrientes) ou como patógenos capazes de provocar doenças nos hospedeiros.
São considerados fatores de risco para o desenvolvimento da onicomicose:
- Idade –depois dos 40 anos, o risco da onicomicose aumenta, especialmente porque as unhas crescem mais devagar à medida que as pessoas envelhecem;
- Microtraumas repetitivos sobre a lâmina ungueal relacionados à pratica de esportes, pois podem provocar lesões na pele que servem de porta de entrada para os fungos;
- Sistema imunológico debilitado;
- Uso prolongado de antibióticos;
- Diabetes mellitus e suas complicações;
- Histórico familiar da doença;
- Má circulação do sangue periférico;
- Contato constante com água e sabão.
Quais são os sintomas da onicomicose?
Muitas vezes, a onicomicose tem origem numa afecção por fungos na pele ou no couro cabeludo, que passa para as unhas. Os sintomas variam de acordo com o agente da infecção. De maneira geral, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais sinais da doença são:
- Variação da cor da unha, que se torna esbranquiçada e/ou adquire tons amarelados ou escuros;
- Onicólise – descolamento da borda livre que começa pelos cantos da unha e deixa um espaço oco sob a lâmina, onde se acumulam fungos, bactérias e restos de queratina;
- Espessamento – as unhas ficam mais duras, mais grossas e opacas;
- Leuconia – manchas brancas se instalam na superfície da unha (lâmina ungueal);
- Destruição da lâmina e deformidades que se instalam porque as unhas se tornam mais frágeis e quebradiças;
- Dor de intensidade variável e odor desagradável.
Observação importante: A infecção pelos fungos Candida albicans e Malassezia furfur causa uma reação inflamatória que acomete as dobras da pele ao redor da unha e é provocada pela perda da cutícula. A lesão se manifesta principalmente nas mãos de pessoas que lidam com água e produtos químicos (sabão, detergente, desinfetantes, por exemplo) ou naquelas que sofreram pequenos traumatismos ou ferimentos no local. Conhecida pelos nomes de paroníquia, unheiro ou panarício, os sintomas são inflamação, inchaço, dor, vermelhidão nas dobras de pele em torno da unha e, ocasionalmente, pus em sua base. O agravamento do quadro pode resultar em deformações na superfície da lâmina ungueal, que cresce ondulada por causa da inflamação na matriz da unha.
Como evitar?
A prevenção da onicomicose depende diretamente da adoção de cuidados básicos de higiene. Fungos estão por toda a parte. O desafio é impedir que estabeleçam colônias no nosso organismo.
Medida essencial é manter as unhas curtas e limpas, cuidando para que não haja condições para o acúmulo de resíduos que possam favorecer a proliferação dos fungos. A atenção deve ser redobrada com os dedos grandes dos pés, mais vulneráveis às infecções fúngicas.
A onicomicose é uma doença contagiosa que dá às unhas aspecto anti estético, de desleixo. Se acaso você perceber que já foi infectado, não se automedique. Procure um especialista para orientar o tratamento e siga à risca suas instruções, a fim de evitar a propagação do fungo no ambiente que frequenta. É sempre importante manter as pessoas próximas informadas sobre os cuidados necessários para afastar o risco da infecção.
Como Loceryl funciona?
O produto combate os fungos causadores das micoses. O tratamento, em geral, deve ser mantido durante 2 ou 3 semanas. Nas micoses dos pés, o tratamento pode necessitar de 6 semanas.
Posologia (Como usar) Loceryl
Aplicar nas áreas afetadas da pele uma vez ao dia (à noite). O tratamento deve ser continuado sem interrupção até a cura clínica e durante 1-2 semanas após o desaparecimento das lesões. Em geral, o tratamento deve ser mantido por pelo menos 2 ou 3 semanas. Nas micoses dos pés, o tratamento pode necessitar de até 6 semanas. O tratamento deve ser mantido até o completo desaparecimento das lesões.
Pacientes idosos: Usar a mesma posologia.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Loceryl tem efeitos colaterais?
As reações adversas são raras e de natureza leve na maioria dos casos.
Reações raras (ocorrendo em 1 paciente a cada 1.000 pacientes): irritação da pele, eritema (coloração avermelhada da pele), coceira, sensação de ardência na pele.
Reações muito raras (ocorrem em menos de 1 paciente a cada 10.000 pacientes): dermatite de contato, que é uma reação alérgica inflamatória da pele devido ao contato com o produto.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do serviço de atendimento.
Qual o preço de Loceryl?
O preço de Loceryl - Creme 20G varia entre R$ 0,00 e R$ 0,00, pesquisamos em 0 farmácias no dia 15/01/2025.
Onde comprar?
Aqui na Cliquefarma você pode pesquisar Loceryl em todas as suas apresentações em diversas farmácias, encontrando o melhor preço e as melhores condições de entrega na sua região.