Refluxo
A azia é causada pelo refluxo de ácido gástrico (responsável pela digestão dos alimentos): ele segue do estômago para o esôfago, podendo inclusive chegar à boca. Esse refluxo costuma ser pior quando a pessoa deita ou se inclina.
Esse refluxo, por sua vez, é causado habitualmente pelo mau funcionamento de uma espécie de válvula, chamada esfíncter esofágico inferior (EEI).
Ela se abre para o alimento passar do esôfago para o estômago e, em seguida, deve se fechar para reter o que foi ingerido e também os sucos gástricos que circulam por ali.
Se não se fechar com a pressão suficiente ou relaxar fora do momento correto (quando o bolo alimentar está no esôfago pronto para passar para o estômago), o conteúdo do estômago pode voltar (refluxo) para o esôfago.
Esse material parcialmente digerido pode irritar o esôfago, provocando alguns sintomas, entre eles a azia.
Fatores de risco
Há maior probabilidade de uma pessoa apresentar o sintoma se ela tiver hérnia de hiato. A hérnia de hiato acontece quando parte do estômago se projeta para dentro da cavidade torácica, o que enfraquece o esfíncter e facilita a volta do ácido desde o estômago até o esôfago, causando, assim, a azia.
Outros fatores que podem facilitar a ocorrência da azia são gravidez, obesidade, tabagismo, esclerodermia, alimentação inadequada, hábitos alimentares ruins e certas medicações como betabloqueadores, broncodilatadores, bloqueadores dos canais de cálcio para pressão arterial alta, agonistas dopaminérgicos, sedativos e antidepressivos tricíclicos.
O consumo de certos alimentos também pode favorecer os sintomas. Confira alguns alimentos e bebidas capazes de provocar azia:
- Álcool
- Pimentas
- Chocolate
- Café
- Alimentos gordurosos
- Frituras
- Ketchup
- Mostarda
- Cebolas
- Suco de laranja
- Refrigerantes
- Molho de tomate
- Vinagre