Para que serve Senan está indicado no tratamento de quadros de constipação intestinal, como laxativo.Continue lendo...
ofertas de SENAN - 50MG 30 CÁPSULAS
R$ 79,15
ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Senan está indicado no tratamento de quadros de constipação intestinal, como laxativo. Devendo ser lembrado que seu uso não exclui a necessidade de adoção de outras medidas gerais, tais como a reeducação alimentar, aumento da ingestão de água e de fibras e atividades físicas.
Senan é fabricado com extrato padronizado da planta Senna alexandrina Mill, a partir de seus frutos, sendo os senosídeos seus principais constituintes. Seu efeito laxativo se deve a ação irritante do medicamento sobre a mucosa intestinal, aumentando a motilidade (movimento) intestinal, acelerando o trânsito intestinal e reduzindo a absorção de líquidos do bolo fecal.
Os compostos antraquinônicos podem tornar a urina amarelo-escura ou avermelhada, alterando exames laboratoriais.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Este medicamento não pode ser partido, aberto ou mastigado.
As cápsulas devem ser ingeridas com um pouco de líquido, independentemente das refeições.
Deve ser utilizado por via oral na dose de 1 a 3 cápsulas ao dia.
É recomendado manter o tratamento por no mínimo alguns meses sendo aconselhável uma pausa de tempo em tempo com redução gradual da dosagem no mês precedente.
Assim como todos os medicamentos, informe ao seu profissional de saúde todas as plantas medicinais e fitoterápicos que estiver tomando. Interações podem ocorrer entre medicamentos e plantas medicinais e mesmo entre duas plantas medicinais quando administrada ao mesmo tempo.
Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.
Se, por acaso esquecer-se de tomar uma dose, tome-a o mais breve possível.
Se já estiver quase na hora da próxima dose, pule a dose esquecida e retorne ao esquema regular de doses. Não tome uma dose dupla ou doses extras.
Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou do seu médico, ou cirurgião-dentista.
Senan não deve ser usado em tratamentos muito longos, devido ao risco da perda do movimento natural das alças intestinais após a suspensão do medicamento. Evite o uso contínuo por mais de duas semanas.
Não há estudos sobre o uso de Senanem mulheres grávidas ou lactentes, portanto, nessas condições deve ser evitado. Os compostos contendo Senna alexandrina Mill, possuem em sua formulação derivados antraquinônicos que são excretados no leite materno, podendo conferir-lhe uma cor amarronzada e causar diarreia nos bebês amamentados.
Senan e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas. Os compostos antraquinônicos podem causar um aumento da intensidade do sangramento menstrual e, na gravidez, pode ampliar o risco de perda do bebê.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.
Deve ser evitado em crianças menores de 12 anos, e mais especialmente em crianças menores de 2 anos.
O uso de Senan não é recomendado na pediatria.
Até o momento, não há relato de efeitos prejudiciais em idosos.
Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a diminuição do potássio, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes.
São descritas interações medicamentosas com antiarrítmicos e glicosídeos cardiotônicos, pelo risco de hipocalemia (diminuição do potássio no sangue) e consequente potencialização de seus efeitos. Assim também os diuréticos podem ter seu risco de indução a hipocalemia (diminuição do potássio no sangue) aumentado.
Os compostos antraquinônicos podem tornar a urina amarelo-escura ou avermelhada, alterando exames laboratoriais.
No caso de mulheres em uso de anticoncepcionais Senan pode diminuir a absorção do mesmo e, portanto é preciso cuidado.
Chama-se especial atenção para interações com a digoxina, o varfarina e diuréticos como a hidroclorotiazida, clortalidona, furosemida, pelo aumento do risco de indução a níveis sanguíneos baixos de potássio com consequente aumento dos efeitos colaterais dessas drogas.
Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.
Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.
Os quadros de reações adversas ao uso de Senan foram raros, e quando presentes foram leves, não havendo necessidade da interrupção do tratamento.
Use com cuidado na presença de outras doenças, especialmente as cardiovasculares, pois o uso excessivo pode levar a alterações eletrolíticas, como diminuição do potássio, aumentando o risco de efeitos adversos de outras drogas utilizadas nesse grupo de pacientes.
Senan e outras drogas fitoterápicas que contêm antraquinonas como a Cáscara sagrada (Rhamnus purshiana), Aloe vera, e Ruibarbo (Rheum palmatum) podem aumentar o risco de contrações uterinas e portanto o risco de aborto.
Os compostos contendo Senna alexandrina Mill, possuem em sua formulação derivados antraquinônicos que são excretados no leite materno, podendo conferir-lhe uma cor amarronzada e causar diarreia nos bebês amamentados.
Senan não deve ser usado em tratamentos muito longos, devido a atonias intestinais rebotes (perda dos movimentos do intestino).
Aumento na intensidade do sangramento menstrual e, na gravidez, pode ampliar o risco de perda do feto.
Cólicas abdominais, dores estomacais, vômitos e diarreia. Devido à queda de potássio sérico podem ocorrer câimbras musculares.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.
50* mg de extrato seco de Senna alexandrina a 40% de senosídeos
*Equivalente à 20mg de derivados de hidroxiantracênicos expressos em senosídeos B.
Excipientes: Celulose + lactose, celulose microcristalina, dióxido de silício e estearato de magnésio.
Doses elevadas de Senan podem provocar dores abdominais acompanhadas de diarreia e perda de potássio. A conduta é de esvaziamento do estômago e controle da possível diminuição do potássio.
Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Conservar o medicamento em sua embalagem original, protegendo da luz, calor e umidade, em temperatura ambiente entre 15 e 30°C. Nestas condições, o medicamento se manterá próprio para o consumo, respeitando o prazo de validade indicado na embalagem.
Número do lote, datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.
Senan encontra-se na forma de Cápsulas gelatinosas duras, brancas ou quase brancas, inodoras, medindo aproximadamente 1,8 cm de comprimento.
Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo
Registro M.S: 1.1861.0102.
Responsável Técnico:
Dra. Amanda Públio da Silva
CRF: 37.152.
Registrado e Fabricado por:
Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Fonte Mécia nº 2050
CEP 13273-900 - Caixa Postal, 489
Valinhos-SP
CNPJ: 64.088.172/0001-41
Indústria Brasileira.
Venda sob prescrição médica.
Fabricante |
BIOATIVUS |
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso