ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve Endofolin?
Endofolin é indicado em :
Uso adulto e pediátrico - Uso oral
Quando não devo usar este medicamento?
Endofolin é contra-indicado a pacientes com hipersensibilidade ao ácido fólico ou a pacientes com anemia perniciosa.
Como usar Endofolin?
1 comprimido de 2 mg uma a duas vezes ao dia ou 1 comprimido de 5mg uma vez ao dia, conforme prescrição médica.
Os comprimidos devem ser engolidos inteiro.
Na prevenção de malformação do tubo neural deve-se administrar 2 comprimidos de Endofolin 2 mg ou 1 comprimido de Endofolin 5 mg diariamente durante todo o período fértil da mulher sexualmente ativa.
Prolongar o uso da medicação pelo menos durante as 4 primeiras semanas de gestação.
Prematuros e lactantes: 0,25 mL (5 gotas) a 0,5 mL (10gotas) por dia.
Crianças de 2 a 4 anos: 0,5 mL (10 gotas) a 1,0 mL (20 gotas) por dia.
Crianças de 4 a 10 anos: 1,0 mL (20 gotas) a 1,5 mL (30 gotas) por dia.
Crianças acima de 10 anos e adultos: 1,0 mL (20 gotas) a 2,0 mL (40 gotas) por dia.
Crianças e adultos: 2,5 a 5 mL do copo medida por dia.
Quais os males que este medicamento pode me causar?
As reações adversas estão relacionadas a ingestão de doses elevadas (mais de 15 mg/dia).
Como funciona este medicamento?
O ácido fólico é uma vitamina essencial na multiplicação celular de todos os tecidos, já que é indispensável à síntese do DNA e consequentemente à divisão celular. A criança e em especial o lactente possui um organismo em constante crescimento sendo portanto mais vulnerável à carência do ácido fólico.
A carência do ácido fólico vai afetar diretamente todos os tecidos, mas os efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida.
Assim os elementos figurados do sangue, o epitélio intestinal (especialmente o delgado) e mucosas em geral vão se renovar de forma incompleta na carência de efeitos prejudiciais são mais imediatos nos tecidos que se renovam numa velocidade mais rápida.
Assim os elementos figurados do sangue, o epitélio intestinal (especialmente o delgado) e mucosas em geral vão se renovar de forma incompleta na carência de ácido fólico, originando graves distúrbios orgânicos que apresentam sinais clínicos pouco evidentes, havendo dificuldade no
diagnóstico de sua carência.
O que devo saber antes de usar este medicamento?
Ácido fólico não é terapia apropriada para anemia perniciosa e anemias megaloblásticas causadas por deficiência de vitamina B12.
A presença de ácido ascórbico nas preparações líquidas de Endofolin pode favorecer uma maior absorção do ferro alimentar, o que pode ser prejudicial aos pacientes talassêmicos que apresentam acúmulo deste íon nos tecidos. É recomendável, para estes pacientes, a administração de Endofolin gotas em jejum para contornar este efeito.
Endofolin na gravidez e lactação: Endofolin é um medicamento vitamínico complementar na gestação e na lactação.
O uso em idosos, crianças e outros grupos de risco não há recomendações especiais desde que observadas as precauções e contra-indicações comuns ao produto.
Interações Medicamentosas
O uso de certos anticonvulsivantes (difenilhidantoína) e anticoncepcionais orais podem interferir na absorção e armazenamento de ácido fólico.
O que fazer se alguém usar uma quantidade maior do que a indicada deste medicamento?
A conduta na ingestão de doses superiores a 15 mg por dia corresponde à suspensão da administração de ácido fólico e medidas gerais de suporte apropriado ao quadro.
Cada comprimido revestido contém:
ácido fólico .................................................................................. 2 mg
ácido fólico ................................................................................. 5 mg
?Excipientes q.s.p............................................................. 1 comprimido
Excipientes: cellactose, amidoglicolato de sódio, talco, estearato de magnésio, corante verde appeal, dióxido de titânio, polimetacrilato, simeticone, polissorbato, polietilenoglicol e trietilcitrato.
ácido fólico...............................................................................0,2 mg
Excipientes: açúcar, ácido ascórbico, corante caramelo, aroma de laranja, hidróxido de sódio, metilparabeno e propilparabeno.
Endofolin Líquido - cada 5 mL contém:
ácido fólico.................................................................................2 mg
Excipientes: açúcar, ácido ascórbico, ácido cítrico, metilparabeno, propilparabeno, hidróxido de sódio, aroma de laranja e corante caramelo.
Apresentação:
Onde como e por quanto tempo posso guardar este medicamento?
Conservar em temperatura ambiente (entre 15 e 30°C).
Proteger da luz e umidade.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso