O Action é um teste rápido de diagnóstico in vitro imunocromatográfico, desenvolvido para determinação qualitativa de anticorpos contra HIV 1/2 em sangue total por punção digital. O Action é destinado ao uso doméstico, apenas para um auto-teste de triagem inicial e amostras reativas devem ser confirmadas por um teste complementar. É o primeiro teste de HIV para farmácia, com sensibilidade e efetividade de 99,9% e resultado em 20 minutos. Único aprovado pela ANVISA.
O vírus da imunodeficiência humana (HIV) é o grande agente causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA) e é transmitida principalmente pelo contato sexual. A AIDS tem sido difundida no mundo inteiro, desde a sua descoberta na África no inicio de 1981. Existem 2 tipos de HIV, que são HIV 1 e HIV 2. A detecção de anticorpos contra o HIV do tipo 1/2 é importante para diagnosticar se a pessoa está ou não infectada. A presença de anticorpos contra esse antígeno é a evidência aceitável de infecção ou exposição a este vírus.
O teste rápido ACTION contém três proteínas recombinantes de HIV especialmente selecionadas (p24, gp41 de HIV 1, gp36 de HIV 2). Isto permite que o ACTION possa detectar anticorpos contra HIV 1/2 na amostra de sangue total por punção digital com um elevado grau de precisão.
PRECAUÇÕES:
Anticoagulantes como heparina, EDTA, e citrato não afetam o resultado. Interferentes relevantes conhecidos como amostras hemolíticas, fator reumatóide, amostras ictéticas, hemolisadas e lipêmicas podem prejudicar os resultados do teste. Produto exclusivo para uso em diagnóstico in vitro.
Descartar o material utilizado como resíduo doméstico. Não utilizar o kit reagente se a embalagem estiver danificada ou o selo violado.
PERGUNTAS E RESPOSTAS:
1. Como o teste ACTION funciona?
O ACTION é um teste rápido de diagnóstico in vitro imunocromatográfico, desenvolvido para determinação qualitativa de anticorpos contra HIV 1/2 em sangue total por punção digital. O kit ACTION é destinado ao uso doméstico, apenas para um auto-teste de triagem inicial e amostras reativas devem ser confirmadas por um teste complementar.
2. A partir de quando posso fazer o teste?
O Ministério da Saúde recomenda que o teste seja feito 30 após a última exposição. Como existem casos raros de soro conversão prolongadas, recomenda-se que seja repetido após mais 30 dias até 120 dias após a última exposição.
3. O que acontece se respingar sangue na janela de resultados?
Recomenda-se que tome cuidado para não espirrar na janela caso isso ocorra recomenda-se testar novamente utilizando um novo dispositivo de teste.
4. Em quanto tempo pode ser visível o resultado?
O resultado pode ser lido de 10 a 20 minutos. Se a linha controle "C" não aparecer na janela de resultados, você deve testar novamente seguindo cuidadosamente as instruções.
5. Há fatores que podem afetar o resultado do teste?
Anticoagulantes como heparina, EDTA, e citrato não afetam o resultado. Interferentes relevantes conhecidos como amostras hemofilicas, fator reumatóide, amostras ictércias, hemolisadas e lipêmicas podem prejudicar os resultados do teste.
6. O que devo fazer se o meu teste der positivo?
Você deve procurar um laboratório para confirmar o resultado.
7. O que eu devo fazer se o meu teste der negativo?
Se tiver praticado sexo desprotegido recomenda-se testar a cada 30 duas até 120 dias após a relação desprotegida, pois um resultado negativo não elimina a possibilidade de infecção.
8. Como se prevenir das infecções sexualmente transmissíveis?
Para se prevenir, use camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhe seringa, agulha e outro objeto cortante com outras pessoas. Para evitar que infecções sexualmente transmissíveis passem da mãe para o filho, todas as gestantes devem começar o pré-natal o mais cedo possível e fazer o teste de aids.
ATENÇÃO: O texto acima deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanham o produto, cujo fabricante pode mudar a recomendação, formulação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que deve ser considerado porém, no caso de qualquer dúvida, consulte sempre o Serviço de Atendimento ao Consumidor do produto ou nossa equipe.