ATENÇÃO: O texto abaixo deve ser utilizado apenas como uma referência secundária. É um registro histórico da bula, rótulo ou manual do produto. Este texto não pode substituir a leitura das informações que acompanha o produto, cujo fabricante podem mudar a formulação, recomendação, modo de uso e alertas legais sem que sejamos previamente comunicados. Apenas as informações contidas na própria bula, rótulo ou manual que acompanha o produto é que devem estar atualizadas de acordo com a versão comercializada porém, no caso de qualquer dúvida, consulte o serviço de atendimento ao consumidor do produto ou nossa equipe.
Para que serve Hantina? Tratamento de infecções urinárias agudas e crônicas tais como: cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites, produzidas por bactérias sensíveis à nitrofurantoína, (Escherichia coli, Enterococos, Staphylococcus aureus, Klebsiella sp., Proteus sp. ou outras).
Profilaxia das infecções urinárias, antes e durante as intervenções cirúrgicas, ou investigações instrumentais das vias urinárias.
Quando não devo usar este medicamento? Hipersensibilidade à nitrofurantoína. Insuficiência de glicose-6-fosfodesidrogenase.
Anúria, oligúria ou comprometimento significativo da função renal.
Na fase final da gestação e em crianças com menos de três meses de idade.
Como usar Hantina? SUSPENSÃO ORAL/CÁPSULAS
ADULTOS: 50 a 100 mg, 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, às refeições. Nos casos necessários, a critério médico, a dose diária poderá ser de 8 a 10 mg/kg, ou por períodos mais prolongados.
SUSPENSÃO ORAL
CRIANÇAS: 5 a 7 mg por kg de peso/dia, divididos em 4 vezes ao dia, durante 7 a 10 dias, durante as refeições e junto com alimentos doces.
A tabela a seguir tem o objetivo de facilitar a administração de Hantina Suspensão. Está baseada numa posologia média de 5 a 7 mg de Hantina Suspensão por kg/peso, administrada durante 24 horas.
Peso em kg No de colher medida/4 vezes ao dia
7 a 11 ½ (correspondente a 2,5 ml)
12 a 21 1 (correspondente a 5 ml)
22 a 30 1 + ½ (correspondente a 7,5 ml)
31 a 40 2 (correspondente a 10 ml)
O que devo saber antes de usar este medicamento?ADVERTÊNCIAS
Caso ocorram reações pulmonares agudas, subagudas e crônicas, o tratamento deverá ser suspenso e tomadas as medidas apropriadas.
Qualquer sinal de hemólise indica a suspensão do tratamento, pois ela é reversível com a retirada do medicamento.
PRECAUÇÕES
A neuropatia periférica poderá raramente ocorrer, em pacientes portadores de diabetes, hipovitaminose B, nefro ou hepatopatia, anemia e doenças debilitantes.
É possível, como para qualquer antibacteriano, o desenvolvimento de microorganismos resistentes, especialmente Pseudomonas. É importante realizar o teste de sensibilidade à nitrofurantoína e os exames bacteriológicos para detectar possível resistência.
A coloração amarelada forte da urina, não tem relevância prática.
GRAVIDEZ E LACTAÇÃO
O emprego da nitrofurantoína na gravidez e lactação exige avaliação criteriosa dos riscos e benefícios.
IDOSOS
Devem ser observadas as mesmas recomendações relativas aos adultos e crianças.
Comparar preços de remédios e medicamentos no CliqueFarma é rápido e simples.
O CliqueFarma, é uma ferramenta para comparativo de preços de produtos farmacêuticos. Não comercializamos, não indicamos, não receitamos, nenhum tipo de medicamento essa função cabe exclusivamente a médicos e farmacêuticos. Não consuma qualquer tipo de medicamento sem consultar seu médico.SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. PROCURE UM MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA.
Ainda com dúvidas?Conheça nossos Termos de Uso